Processo e T?ticas de Socializa??o Organizacional de Novos Colaboradores: o caso Leroy Merlin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Adriana M. Gon?alves Fernandes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Maria do Carmo Neves da (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/837
Resumo: O presente estudo apresenta como tema central a import?ncia da socializa??o organizacional de novos colaboradores no caso da empresa Leroy Merlin de Coimbra. Este estudo decorreu no departamento de gest?o de recursos humanos, teve uma dura??o de tr?s meses, e procurou compreender a import?ncia e o tipo de pr?ticas de socializa??o organizacionais aplicadas, bem como os processos de acolhimento e integra??o utilizados pelo departamento de gest?o de recursos humanos. Este estudo teve uma abordagem qualitativa e recorreu-se ao m?todo de observa??o participante. A pesquisa de dados qualitativos segundo Creswell (2014) permite a explora??o e compreens?o do significado que indiv?duos ou grupos atribuem a um determinado fen?meno social ou humano. Este estudo teve como principais intervenientes a estagi?ria que assumiu o papel de investigadora, acompanhada pela respons?vel do departamento de RH, que supervisionou o trabalhado desenvolvido e os colaboradores que foram objeto de estudo e que integram a empresa, tendo sido dada maior import?ncia aos elementos rec?m-chegados que foram o alvo principal de an?lise. Concluiu-se que as pr?ticas de gest?o de recursos humanos nomeadamente ao n?vel da socializa??o organizacional e do acolhimento e integra??o adotadas por parte da empresa, est?o de acordo com o que foi investigado na revis?o de literatura, e acompanha as tend?ncias. / This study mainly presents the importance of organizational socialization for the integration of new employees in the company Leroy Merlin of Coimbra, which took place in the human resources management department and lasted three months. The purpose of this study is to understand the importance and type of organizational socialization practices applied, as well as the reception and integration processes used by the human resources management department. It has a qualitative approach and the participant observation method was used. According to Creswell (2014), the research of qualitative data allows the exploration and understanding of the meaning that individuals or groups attribute to a certain social or human phenomenon. The main participants for this study were the trainee who assumed the role of researcher accompanied by the head of the HR department, who supervised the developed work, and the collaborators who were the object of study and who are part of the company, with greater importance given to the newcomers who were the main target of analysis. It was concluded that the practices of human resources management, particularly in what comes to organizational socialization, and the reception and integration adopted by the company are in accordance with what was investigated in the literature review, and follow the trends.
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