Realidade virtual como ferramenta de arquitectura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Mílton Durval Afonso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/22230
Resumo: A Realidade Virtual destaca-se nos últimos anos abrangendo áreas como o Ensino, a Medicina, a Defesa, o Cinema e a Arquitectura. Os motores de jogos, utilizados para a criação de jogos na área de entretenimento, e as soluções adicionadas aos softwares de modelação (Addins e Plugins) surgem como principais ferramentas para criação de ambientes virtuais na área da Arquitectura, facilitando a sua utilização por parte de usuários que não dominam a programação. Este trabalho investiga a utilização da Realidade Virtual como ferramenta de trabalho em Arquitectura. Pretende enumerar algumas das utilizações, tendo como pergunta base: De que forma a Realidade Virtual, os Motores de Jogos e os Plugins podem e são utilizados como ferramenta de produção e comunicação da arquitectura? Esta dissertação procura investigar, através de inquéritos e entrevistas, como são utilizadas estas ferramentas a nível nacional. Recolhe informação dos arquitectos acerca das dificuldades e mais-valias, em que fases de projecto as utilizam, que tipos de formação obtiveram e que futuro vêm na utilização destas ferramentas. De acordo com a informação recolhida conclui-se que a RV é uma ferramenta que cada vez mais faz parte integrante do processo de Arquitectura, mas é na apresentação/comunicação que se destaca por permitir uma nova forma de comunicar/visualizar o projecto. Os Plugins, em comparação com os motores de jogos, são uma melhor opção por oferecer uma ligação directa com os softwares BIM em “tempo real” e por não exigirem conhecimentos de programação.
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