Prática Desportiva no Tempo Livre e de Lazer
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10245 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio enquadra-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior e é composto por três partes fundamentais. No primeiro momento enquadramos e contextualizamos o nosso percurso profissional desde a formação inicial passando pela formação continuada que fomos realizando ao longo dos anos em função das necessidades e desafios que fomos vivendo, procurando apresentar, descrever e fundamentar as etapas que entendemos mais relevantes. Na segunda parte apresentamos evidências da realização da prática profissional que se concretizou no âmbito do presente Relatório de Estágio na observação de um conjunto de aulas na Escola EB 2e3 do Agrupamento de Escolas António Alves Amorim, no concelho de Santa Maria da Feira, numa turma do 7.º ano, sobre as quais apresentamos um enquadramento, análise e reflexão crítica. No terceiro momento apresentamos o trabalho de investigação que tivemos oportunidade de realizar sobre a prática desportiva como atividade de ocupação de tempos livres e de lazer de crianças. O principal objetivo deste estudo foi verificar qual a relevância que a prática desportiva ocupa no tempo de lazer das crianças, identificando as principais influências e oposições para a prática e não prática desportiva. A amostra deste estudo, realizado através da aplicação de um questionário (adaptado do inquérito utilizado por Fernandes (2002)), foi constituída por 293 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade (com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos), de ambos os géneros, das sete escolas do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas António Alves Amorim. Através dos dados obtidos pudemos concluir que o gosto pelo desporto varia em função do género, que as modalidades identificadas como oferta são variadas, que as crianças do género masculino praticam desporto durante mais tempo ao longo da semana do que que as raparigas, que a diferentes faixas sociais não correspondem práticas de atividades desportivas diferenciadas, ou que as atividades físicas desportivas praticadas são em regra as preferidas, e que os motivos que levam as crianças a não praticar desporto resultam da proibição dos pais e da falta de tempo para o efeito. |
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Na segunda parte apresentamos evidências da realização da prática profissional que se concretizou no âmbito do presente Relatório de Estágio na observação de um conjunto de aulas na Escola EB 2e3 do Agrupamento de Escolas António Alves Amorim, no concelho de Santa Maria da Feira, numa turma do 7.º ano, sobre as quais apresentamos um enquadramento, análise e reflexão crítica. No terceiro momento apresentamos o trabalho de investigação que tivemos oportunidade de realizar sobre a prática desportiva como atividade de ocupação de tempos livres e de lazer de crianças. O principal objetivo deste estudo foi verificar qual a relevância que a prática desportiva ocupa no tempo de lazer das crianças, identificando as principais influências e oposições para a prática e não prática desportiva. A amostra deste estudo, realizado através da aplicação de um questionário (adaptado do inquérito utilizado por Fernandes (2002)), foi constituída por 293 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade (com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos), de ambos os géneros, das sete escolas do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas António Alves Amorim. Através dos dados obtidos pudemos concluir que o gosto pelo desporto varia em função do género, que as modalidades identificadas como oferta são variadas, que as crianças do género masculino praticam desporto durante mais tempo ao longo da semana do que que as raparigas, que a diferentes faixas sociais não correspondem práticas de atividades desportivas diferenciadas, ou que as atividades físicas desportivas praticadas são em regra as preferidas, e que os motivos que levam as crianças a não praticar desporto resultam da proibição dos pais e da falta de tempo para o efeito.The present Internship Report falls within the scope of the Masters in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the University of Beira Interior and is composed of three fundamental parts. In the first moment, we fit and contextualize our professional path from the initial formation through the continuous formation that we have been doing over the years in function of the needs and challenges that we have been living, trying to present, describe and substantiate the stages that we understand most relevant. In the second part we present evidence of the accomplishment of the professional practice that materialized in the scope of the present Report of Internship in the observation of a set of classes in the School EB 2e3 of the Grouping of Schools António Alves Amorim, in the municipality of Santa Maria da Feira, in a class of the 7th year, on which we present a framework, analysis and critical reflection. In the third moment we present the research work that we had opportunity to carry out on the practice of sport as an occupation activity of leisure time and leisure of children. The main objective of this study was to verify the relevance that sports practice occupies in children's leisure time, identifying the main influences and oppositions to practice and not practice sports. The sample of this study, made through the application of a questionnaire (adapted from the survey used by Fernandes (2002)), consisted of 293 students from the 3rd and 4th years of schooling (aged 7 to 12 years) , of both sexes, of the seven schools of the António Alves Amorim School Group. From the obtained data, we could conclude that the taste for sport varies according to gender, that the modalities identified as supply are varied, that the children of the masculine sort practice sport during more time during the week than that the girls, that to different social bands do not correspond to practices of differentiated sporting activities or that physical activities practiced are usually preferred, and that the reasons why children do not practice sport are the parents' prohibition and the lack of time to do so.Vicente, António Manuel NevesuBibliorumSilva, Paulo Sérgio Duarte da2020-03-25T14:47:15Z2019-07-172019-06-242019-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10245TID:202365417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:33:34Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:33:34Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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