Análise comparativa de três gramáticas escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3406 |
Resumo: | O presente trabalho pretende, além de refletir toda a experiência vivida na Escola Básica Grão Vasco de Viseu, salientar a utilidade das gramáticas em contexto sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa, em prol do ensino comprometido da boa proficiência linguística. Em concreto, realizámos uma pequena viagem, de resto adaptada à especificidade deste labor científico, por três gramáticas escolares de diferentes editoras, constatando algumas diferenças entre elas e elegendo aquela que melhor se adequa a alunos do 3.º ciclo. Na realidade, uma aula completa, além da exploração textual, deve incluir, igualmente, a análise de um item gramatical, passando pelos três momentos de aprendizagem: teoria, prática e produção. Com efeito, seguindo este modelo, apresentamos uma proposta de aula, sendo que o item gramatical tratado surge subtilmente na sequência da análise textual. Toda esta reflexão de natureza teórico-prática surge integrada num Relatório de Estágio que conta com a caracterização da escola e das turmas, as aulas assistidas, respetivas planificações e materiais, atividades extracurriculares e uma apreciação final sobre todo este percurso incluída na conclusão. |
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Análise comparativa de três gramáticas escolaresLíngua portuguesa - Gramática normativaLíngua portuguesa - Ensino-aprendizagemLíngua portuguesa - GramáticaO presente trabalho pretende, além de refletir toda a experiência vivida na Escola Básica Grão Vasco de Viseu, salientar a utilidade das gramáticas em contexto sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa, em prol do ensino comprometido da boa proficiência linguística. Em concreto, realizámos uma pequena viagem, de resto adaptada à especificidade deste labor científico, por três gramáticas escolares de diferentes editoras, constatando algumas diferenças entre elas e elegendo aquela que melhor se adequa a alunos do 3.º ciclo. Na realidade, uma aula completa, além da exploração textual, deve incluir, igualmente, a análise de um item gramatical, passando pelos três momentos de aprendizagem: teoria, prática e produção. Com efeito, seguindo este modelo, apresentamos uma proposta de aula, sendo que o item gramatical tratado surge subtilmente na sequência da análise textual. Toda esta reflexão de natureza teórico-prática surge integrada num Relatório de Estágio que conta com a caracterização da escola e das turmas, as aulas assistidas, respetivas planificações e materiais, atividades extracurriculares e uma apreciação final sobre todo este percurso incluída na conclusão.Luís, Carla Sofia Gomes XavieruBibliorumLopes, Vera Lúcia de Andrade2015-05-29T12:14:41Z20122012-062012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:49.972040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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