Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6267 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é colaborar com o ensino de Língua Portuguesa, associando a Gramática Funcional à Gramática Normativa. Para isso, é feito um recorte dos conteúdos gramaticais desenvolvidos na Educação Básica, os verbos transitivos diretos. Esta investigação parte de uma breve apresentação dos documentos que normatizam o ensino no Brasil, sendo eles os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Na sequência, diversos gramáticos são revisitados, muitos dos quais estão na base do ensino de Língua Portuguesa. Por fim, é apresentada uma proposta de aplicação do uso da Gramática Funcional em sala de aula. Essa proposta nos permite perceber como podem ser explorados os recursos disponíveis em nossa língua, buscando o desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção escrita (sic). |
id |
UCS_e634b9215ed22f8dc3de2938392c830e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6267 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pasquali, Ingrid BrunaPressanto, Isabel Maria PaeseAzevedo, Tânia Maris deNiederauer, Carina Maria Melchiors2020-07-14T19:05:33Z2020-07-14T19:05:33Z2019-12-122019https://repositorio.ucs.br/11338/6267O objetivo deste estudo é colaborar com o ensino de Língua Portuguesa, associando a Gramática Funcional à Gramática Normativa. Para isso, é feito um recorte dos conteúdos gramaticais desenvolvidos na Educação Básica, os verbos transitivos diretos. Esta investigação parte de uma breve apresentação dos documentos que normatizam o ensino no Brasil, sendo eles os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Na sequência, diversos gramáticos são revisitados, muitos dos quais estão na base do ensino de Língua Portuguesa. Por fim, é apresentada uma proposta de aplicação do uso da Gramática Funcional em sala de aula. Essa proposta nos permite perceber como podem ser explorados os recursos disponíveis em nossa língua, buscando o desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção escrita (sic).EnsinoAprendizagemLíngua portuguesa - GramáticaGramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLetrasCampus Universitário de Caxias do Sul2019-12-12 00:00:00ORIGINALTCC Ingrid Bruna Pasquali.pdfTCC Ingrid Bruna Pasquali.pdfapplication/pdf1314190https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6267/1/TCC%20Ingrid%20Bruna%20Pasquali.pdfdeaf1107450154c361632e1b8af7004bMD51TEXTTCC Ingrid Bruna Pasquali.pdf.txtTCC Ingrid Bruna Pasquali.pdf.txtExtracted texttext/plain105987https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6267/2/TCC%20Ingrid%20Bruna%20Pasquali.pdf.txt0a325c7549693de2a7bb6478b328b7eeMD52THUMBNAILTCC Ingrid Bruna Pasquali.pdf.jpgTCC Ingrid Bruna Pasquali.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6267/3/TCC%20Ingrid%20Bruna%20Pasquali.pdf.jpg3a19d082b171007373c2a42f5646ac29MD5311338/62672020-07-15 06:01:23.147oai:repositorio.ucs.br:11338/6267Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:28.438227Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica |
title |
Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica |
spellingShingle |
Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica Pasquali, Ingrid Bruna Ensino Aprendizagem Língua portuguesa - Gramática |
title_short |
Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica |
title_full |
Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica |
title_fullStr |
Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica |
title_sort |
Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica |
author |
Pasquali, Ingrid Bruna |
author_facet |
Pasquali, Ingrid Bruna |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Pressanto, Isabel Maria Paese Azevedo, Tânia Maris de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasquali, Ingrid Bruna |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Niederauer, Carina Maria Melchiors |
contributor_str_mv |
Niederauer, Carina Maria Melchiors |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Língua portuguesa - Gramática |
topic |
Ensino Aprendizagem Língua portuguesa - Gramática |
description |
O objetivo deste estudo é colaborar com o ensino de Língua Portuguesa, associando a Gramática Funcional à Gramática Normativa. Para isso, é feito um recorte dos conteúdos gramaticais desenvolvidos na Educação Básica, os verbos transitivos diretos. Esta investigação parte de uma breve apresentação dos documentos que normatizam o ensino no Brasil, sendo eles os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Na sequência, diversos gramáticos são revisitados, muitos dos quais estão na base do ensino de Língua Portuguesa. Por fim, é apresentada uma proposta de aplicação do uso da Gramática Funcional em sala de aula. Essa proposta nos permite perceber como podem ser explorados os recursos disponíveis em nossa língua, buscando o desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção escrita (sic). |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-14T19:05:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-14T19:05:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6267 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6267/1/TCC%20Ingrid%20Bruna%20Pasquali.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6267/2/TCC%20Ingrid%20Bruna%20Pasquali.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6267/3/TCC%20Ingrid%20Bruna%20Pasquali.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
deaf1107450154c361632e1b8af7004b 0a325c7549693de2a7bb6478b328b7ee 3a19d082b171007373c2a42f5646ac29 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258413117800448 |