Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasquali, Ingrid Bruna
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6267
Resumo: O objetivo deste estudo é colaborar com o ensino de Língua Portuguesa, associando a Gramática Funcional à Gramática Normativa. Para isso, é feito um recorte dos conteúdos gramaticais desenvolvidos na Educação Básica, os verbos transitivos diretos. Esta investigação parte de uma breve apresentação dos documentos que normatizam o ensino no Brasil, sendo eles os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Na sequência, diversos gramáticos são revisitados, muitos dos quais estão na base do ensino de Língua Portuguesa. Por fim, é apresentada uma proposta de aplicação do uso da Gramática Funcional em sala de aula. Essa proposta nos permite perceber como podem ser explorados os recursos disponíveis em nossa língua, buscando o desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção escrita (sic).
id UCS_e634b9215ed22f8dc3de2938392c830e
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6267
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Pasquali, Ingrid BrunaPressanto, Isabel Maria PaeseAzevedo, Tânia Maris deNiederauer, Carina Maria Melchiors2020-07-14T19:05:33Z2020-07-14T19:05:33Z2019-12-122019https://repositorio.ucs.br/11338/6267O objetivo deste estudo é colaborar com o ensino de Língua Portuguesa, associando a Gramática Funcional à Gramática Normativa. Para isso, é feito um recorte dos conteúdos gramaticais desenvolvidos na Educação Básica, os verbos transitivos diretos. Esta investigação parte de uma breve apresentação dos documentos que normatizam o ensino no Brasil, sendo eles os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Na sequência, diversos gramáticos são revisitados, muitos dos quais estão na base do ensino de Língua Portuguesa. Por fim, é apresentada uma proposta de aplicação do uso da Gramática Funcional em sala de aula. Essa proposta nos permite perceber como podem ser explorados os recursos disponíveis em nossa língua, buscando o desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção escrita (sic).EnsinoAprendizagemLíngua portuguesa - GramáticaGramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLetrasCampus Universitário de Caxias do Sul2019-12-12 00:00:00ORIGINALTCC Ingrid Bruna Pasquali.pdfTCC Ingrid Bruna Pasquali.pdfapplication/pdf1314190https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6267/1/TCC%20Ingrid%20Bruna%20Pasquali.pdfdeaf1107450154c361632e1b8af7004bMD51TEXTTCC Ingrid Bruna Pasquali.pdf.txtTCC Ingrid Bruna Pasquali.pdf.txtExtracted texttext/plain105987https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6267/2/TCC%20Ingrid%20Bruna%20Pasquali.pdf.txt0a325c7549693de2a7bb6478b328b7eeMD52THUMBNAILTCC Ingrid Bruna Pasquali.pdf.jpgTCC Ingrid Bruna Pasquali.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6267/3/TCC%20Ingrid%20Bruna%20Pasquali.pdf.jpg3a19d082b171007373c2a42f5646ac29MD5311338/62672020-07-15 06:01:23.147oai:repositorio.ucs.br:11338/6267Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-07-15T06:01:23Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica
title Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica
spellingShingle Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica
Pasquali, Ingrid Bruna
Ensino
Aprendizagem
Língua portuguesa - Gramática
title_short Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica
title_full Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica
title_fullStr Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica
title_full_unstemmed Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica
title_sort Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica
author Pasquali, Ingrid Bruna
author_facet Pasquali, Ingrid Bruna
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Pressanto, Isabel Maria Paese
Azevedo, Tânia Maris de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasquali, Ingrid Bruna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Niederauer, Carina Maria Melchiors
contributor_str_mv Niederauer, Carina Maria Melchiors
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Língua portuguesa - Gramática
topic Ensino
Aprendizagem
Língua portuguesa - Gramática
description O objetivo deste estudo é colaborar com o ensino de Língua Portuguesa, associando a Gramática Funcional à Gramática Normativa. Para isso, é feito um recorte dos conteúdos gramaticais desenvolvidos na Educação Básica, os verbos transitivos diretos. Esta investigação parte de uma breve apresentação dos documentos que normatizam o ensino no Brasil, sendo eles os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Na sequência, diversos gramáticos são revisitados, muitos dos quais estão na base do ensino de Língua Portuguesa. Por fim, é apresentada uma proposta de aplicação do uso da Gramática Funcional em sala de aula. Essa proposta nos permite perceber como podem ser explorados os recursos disponíveis em nossa língua, buscando o desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção escrita (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-14T19:05:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-14T19:05:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6267
url https://repositorio.ucs.br/11338/6267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6267/1/TCC%20Ingrid%20Bruna%20Pasquali.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6267/2/TCC%20Ingrid%20Bruna%20Pasquali.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6267/3/TCC%20Ingrid%20Bruna%20Pasquali.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv deaf1107450154c361632e1b8af7004b
0a325c7549693de2a7bb6478b328b7ee
3a19d082b171007373c2a42f5646ac29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308883731578880