O movimento consciente do corpo no espaço: aplicação dos conceitos de LMA/BF na técnica de dança clássica para o 4º ano vocacional do Ginasiano Escola de Dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Sara Schurmann da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8601
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_6cfcfa438a5ddbc136376e05880c152c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8601
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O movimento consciente do corpo no espaço: aplicação dos conceitos de LMA/BF na técnica de dança clássica para o 4º ano vocacional do Ginasiano Escola de DançaLaban Movement Analysis/Bartenieff FundamentalsTécnica de dança clássicaMovimentoConsciênciaProcesso ensino-aprendizagemBallet techniqueMovementAwarenessTeaching and learning processRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaO LMA/BF, como um sistema que analisa, descreve, e prescreve o movimento humano, começou a ser desenvolvido por Rudolf Laban na década de 1920. Desde aí temvindo a ser complementado com contribuições de vários investigadores e aplicado a diferentes áreas de conhecimento. A sua utilização no contexto de dança tem vindo a ser minuciosamente investigada, sendo aceite que os bailarinos que incorporam princípios de LMA/BF no seu treino alcançam um grau de consciência do e no movimento que potencia as suas capacidades técnicas e artísticas. Contudo, a Introdução de LMA/BF no universo da Técnica de Dança Clássica tem vindo a encontrar alguma resistência, ainda que os dados disponíveis na literatura demonstrem os seus benefícios no processo de ensinoaprendizagem. Aplicamos alguns destes princípios a uma turma inserida num Curso Artístico Especializado de dança, constituída por alunas entre os 12 e os 13 anos. Através dos dados obtidos pela aplicação de métodos qualitativos, sustentamos que esta abordagem às aulas de Técnica de Dança Clássica permitiu a estas alunas melhorar a sua consciência no movimento e, consequentemente, a sua capacidade de incorporar o vocabulário nos seus corpos e mentes, logo fazendo progredir a sua prestação técnica e artística.ABSTRACT - LMA/BF as a system that analyses, describes, and prescribes human movement started to be developed by Rudolf Laban in 1920s. From then to nowadays it has been enriched by the contributions of several researchers and applied to various fields of knowledge. Its use in the realm of dance movement has been throughly scrutinized and it is accepted that performers who incorporate LMA/BF in training achieve a degree of movement consciousness that greatly improves their technique and performing skills. However, the introduction of LMA/BF principles to the specificities of ballet training has encountered somewhat of a resistance, albeit the available data shows it can be beneficial to the teaching/learning process. Here we apply some of these principles to a class of twelve dance students, aged 12 to 13, studying at a vocational dance school. Through data drawn from the qualitative methods used in this research, we argue that such an approach to ballet training along with a sound pedagogical practice, has enabled these students to improve their awareness regarding movement and, consequently, their ability to incorporate the vocabulary in their bodies and minds hence positively impacting their technical and artistic progression.Garcia, VítorRCIPLFonseca, Sara Schurmann da2018-06-11T09:59:30Z2017-10-312017-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8601TID:201772051porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:14Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8601Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:20.185865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O movimento consciente do corpo no espaço: aplicação dos conceitos de LMA/BF na técnica de dança clássica para o 4º ano vocacional do Ginasiano Escola de Dança
title O movimento consciente do corpo no espaço: aplicação dos conceitos de LMA/BF na técnica de dança clássica para o 4º ano vocacional do Ginasiano Escola de Dança
spellingShingle O movimento consciente do corpo no espaço: aplicação dos conceitos de LMA/BF na técnica de dança clássica para o 4º ano vocacional do Ginasiano Escola de Dança
Fonseca, Sara Schurmann da
Laban Movement Analysis/Bartenieff Fundamentals
Técnica de dança clássica
Movimento
Consciência
Processo ensino-aprendizagem
Ballet technique
Movement
Awareness
Teaching and learning process
title_short O movimento consciente do corpo no espaço: aplicação dos conceitos de LMA/BF na técnica de dança clássica para o 4º ano vocacional do Ginasiano Escola de Dança
title_full O movimento consciente do corpo no espaço: aplicação dos conceitos de LMA/BF na técnica de dança clássica para o 4º ano vocacional do Ginasiano Escola de Dança
title_fullStr O movimento consciente do corpo no espaço: aplicação dos conceitos de LMA/BF na técnica de dança clássica para o 4º ano vocacional do Ginasiano Escola de Dança
title_full_unstemmed O movimento consciente do corpo no espaço: aplicação dos conceitos de LMA/BF na técnica de dança clássica para o 4º ano vocacional do Ginasiano Escola de Dança
title_sort O movimento consciente do corpo no espaço: aplicação dos conceitos de LMA/BF na técnica de dança clássica para o 4º ano vocacional do Ginasiano Escola de Dança
author Fonseca, Sara Schurmann da
author_facet Fonseca, Sara Schurmann da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Vítor
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Sara Schurmann da
dc.subject.por.fl_str_mv Laban Movement Analysis/Bartenieff Fundamentals
Técnica de dança clássica
Movimento
Consciência
Processo ensino-aprendizagem
Ballet technique
Movement
Awareness
Teaching and learning process
topic Laban Movement Analysis/Bartenieff Fundamentals
Técnica de dança clássica
Movimento
Consciência
Processo ensino-aprendizagem
Ballet technique
Movement
Awareness
Teaching and learning process
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
2017-10-31T00:00:00Z
2018-06-11T09:59:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8601
TID:201772051
url http://hdl.handle.net/10400.21/8601
identifier_str_mv TID:201772051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133435219935232