Escola, Igualdade e Diferença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentim, Joaquim Pires
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/18440
Resumo: Muitas esperanças têm sido depositadas no papel da escola para transformar a sociedade, mesmo quando os seus resultados não permitem grandes optimismos. No início do século XX, as questões da igualdade e da homogeneização cultural ocupavam grande parte dos debates sobre as funções da escola. Hoje, a defesa e promoção das especificidades individuais e culturais ocupam um lugar cada vez maior nos discursos sobre a escola. Partindo das transformações nestes discursos e nos sistemas de ensino, o autor procede a uma análise destas questões, dando uma atenção particular ao sistema de ensino português.
id RCAP_6cff5fb464c8c64094e50514e3c492a5
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/18440
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola, Igualdade e DiferençaEducaçãoPolíticas educativasSistema de ensinoSociologia da EducaçãoIgualdadeDiversidade culturalMuitas esperanças têm sido depositadas no papel da escola para transformar a sociedade, mesmo quando os seus resultados não permitem grandes optimismos. No início do século XX, as questões da igualdade e da homogeneização cultural ocupavam grande parte dos debates sobre as funções da escola. Hoje, a defesa e promoção das especificidades individuais e culturais ocupam um lugar cada vez maior nos discursos sobre a escola. Partindo das transformações nestes discursos e nos sistemas de ensino, o autor procede a uma análise destas questões, dando uma atenção particular ao sistema de ensino português.Campo das Letras1997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10316/18440http://hdl.handle.net/10316/18440por972-8146-93-0Valentim, Joaquim Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-11-05T12:30:44Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/18440Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:38.787560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola, Igualdade e Diferença
title Escola, Igualdade e Diferença
spellingShingle Escola, Igualdade e Diferença
Valentim, Joaquim Pires
Educação
Políticas educativas
Sistema de ensino
Sociologia da Educação
Igualdade
Diversidade cultural
title_short Escola, Igualdade e Diferença
title_full Escola, Igualdade e Diferença
title_fullStr Escola, Igualdade e Diferença
title_full_unstemmed Escola, Igualdade e Diferença
title_sort Escola, Igualdade e Diferença
author Valentim, Joaquim Pires
author_facet Valentim, Joaquim Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentim, Joaquim Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Políticas educativas
Sistema de ensino
Sociologia da Educação
Igualdade
Diversidade cultural
topic Educação
Políticas educativas
Sistema de ensino
Sociologia da Educação
Igualdade
Diversidade cultural
description Muitas esperanças têm sido depositadas no papel da escola para transformar a sociedade, mesmo quando os seus resultados não permitem grandes optimismos. No início do século XX, as questões da igualdade e da homogeneização cultural ocupavam grande parte dos debates sobre as funções da escola. Hoje, a defesa e promoção das especificidades individuais e culturais ocupam um lugar cada vez maior nos discursos sobre a escola. Partindo das transformações nestes discursos e nos sistemas de ensino, o autor procede a uma análise destas questões, dando uma atenção particular ao sistema de ensino português.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/18440
http://hdl.handle.net/10316/18440
url http://hdl.handle.net/10316/18440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 972-8146-93-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Campo das Letras
publisher.none.fl_str_mv Campo das Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133765975408640