Bem-estar subjetivo, autoconceito e desempenho académico: que relação com a prática musical?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Soraia Filipa Tomás
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/28437
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_6d07fb03226999fca36d4c9381230da6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/28437
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bem-estar subjetivo, autoconceito e desempenho académico: que relação com a prática musical?Bem-estar subjectivo, adolescenteAuto-conceito, adolescentePrática musicalDissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO bem-estar subjetivo, traduzido na avaliação que as pessoas fazem acerca das suas próprias vidas, é um conceito que tem ganho destaque na comunidade científica ao longo dos últimos anos. A par do autoconceito, torna-se uma das dimensões determinantes no desenvolvimento dos jovens. Deste modo, o objetivo do presente estudo prende-se com a exploração da relação entre estes constructos e a prática musical, bem como a investigação de possíveis diferenças entre jovens que mantêm a música como objetivo profissional e os que não manifestam essa intenção. A amostra é constituída por 278 adolescentes que incluem a prática musical no seu currículo, tendo sido aplicado um conjunto de questionários. Recorrendo a análises de correlação, verificam-se correlações significativas entre dimensões da prática musical e as componentes do bem-estar subjetivo, autoconceito global e desempenho académico. Além disso, são apuradas diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos de jovens (no que diz respeito à intenção de seguir uma profissão) ao nível do afeto positivo e autoconceito global. Estes resultados representam um complemento à investigação existente no âmbito do bem-estar subjetivo e autoconceito e as suas implicações durante o período da adolescência.The subjective well-being, in terms of the evaluation that individuals make about their own lives, is a concept that has gained prominence in the scientific community over the recent years. Altogether with the self-concept, it has become one of the key dimensions in the development of young people. Thus, the aim of this study lies in exploring the relationship between these constructs and the musical practice, as well as the research of possible differences between young individuals who keep music as a career interest, and those who don’t declare that intention. The sample consists of 278 adolescents who include musical practice in their curriculum, having been asked to answer to a set of questionnaires. Using a correlation analysis method, significant correlations between dimensions of musical practice and the components of subjective well-being, academic performance and overall self concept were found. Moreover, statistically significant differences between the two groups of young individuals (as far as the intention of pursuing a career is concerned) to the positive affect and overall self concept were specified. These results are additional data which complement the existing research in the field of subjective well-being and self-concept, and its implications during the period of adolescence.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28437http://hdl.handle.net/10316/28437TID:201445204porRodrigues, Soraia Filipa Tomásinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:41.134522Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bem-estar subjetivo, autoconceito e desempenho académico: que relação com a prática musical?
title Bem-estar subjetivo, autoconceito e desempenho académico: que relação com a prática musical?
spellingShingle Bem-estar subjetivo, autoconceito e desempenho académico: que relação com a prática musical?
Rodrigues, Soraia Filipa Tomás
Bem-estar subjectivo, adolescente
Auto-conceito, adolescente
Prática musical
title_short Bem-estar subjetivo, autoconceito e desempenho académico: que relação com a prática musical?
title_full Bem-estar subjetivo, autoconceito e desempenho académico: que relação com a prática musical?
title_fullStr Bem-estar subjetivo, autoconceito e desempenho académico: que relação com a prática musical?
title_full_unstemmed Bem-estar subjetivo, autoconceito e desempenho académico: que relação com a prática musical?
title_sort Bem-estar subjetivo, autoconceito e desempenho académico: que relação com a prática musical?
author Rodrigues, Soraia Filipa Tomás
author_facet Rodrigues, Soraia Filipa Tomás
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Soraia Filipa Tomás
dc.subject.por.fl_str_mv Bem-estar subjectivo, adolescente
Auto-conceito, adolescente
Prática musical
topic Bem-estar subjectivo, adolescente
Auto-conceito, adolescente
Prática musical
description Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/28437
http://hdl.handle.net/10316/28437
TID:201445204
url http://hdl.handle.net/10316/28437
identifier_str_mv TID:201445204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133776714924032