Estereótipos de género nos filmes das princesas da Disney: Um estudo a partir de crianças do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Margarida Pinheiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/29087
Resumo: Os filmes das princesas da Disney são ícones na vida de milhões de crianças. Estas histórias e personagens influenciam os gostos das crianças e têm a capacidade de moldar o pensamento destas. Desde os primeiros filmes da Disney, até à época atual, que estes são considerados como veículos de estereótipos de género. As princesas da Disney são representadas de forma estereotipada, podendo contribuir para a socialização de género das crianças, nomeadamente nas representações dos ideais e papéis de género. A presente dissertação propõe uma análise do modo como as crianças – raparigas e rapazes – veem as princesas da Disney e em que medida se identificam com as mesmas. Para tal, acionou-se o método quantitativo, com recurso ao inquérito por questionário. O inquérito foi aplicado a uma amostra de 95 crianças, entre os oito e os 12 anos, provenientes de duas escolas da região centro do país. O instrumento continha questões relacionadas com a opinião e a relação destas crianças com os filmes e as princesas da Disney, e ao modo como atuam em raparigas e rapazes. A partir dos dados analisados foi possível compreender as assimilações que estas crianças fazem dos estereótipos presentes nos filmes e como estes são, e não são, reproduzidos nas suas brincadeiras e opiniões. Os dados permitiram perceber as diferenças e as semelhanças entre géneros e como a evolução dos temas é notada e valorizada por estas crianças. Desta forma, foi possível verificar a preferência destas crianças por princesas da era moderna, existindo uma maior identificação com estas.
id RCAP_6d10f0c950b6d377300d355cdc216c23
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/29087
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estereótipos de género nos filmes das princesas da Disney: Um estudo a partir de crianças do ensino básicoGéneroEstereótipoPrincesas da DisneyCriança -- ChildMeios de comunicaçãoGenderStereotypesDisney princessesMediaOs filmes das princesas da Disney são ícones na vida de milhões de crianças. Estas histórias e personagens influenciam os gostos das crianças e têm a capacidade de moldar o pensamento destas. Desde os primeiros filmes da Disney, até à época atual, que estes são considerados como veículos de estereótipos de género. As princesas da Disney são representadas de forma estereotipada, podendo contribuir para a socialização de género das crianças, nomeadamente nas representações dos ideais e papéis de género. A presente dissertação propõe uma análise do modo como as crianças – raparigas e rapazes – veem as princesas da Disney e em que medida se identificam com as mesmas. Para tal, acionou-se o método quantitativo, com recurso ao inquérito por questionário. O inquérito foi aplicado a uma amostra de 95 crianças, entre os oito e os 12 anos, provenientes de duas escolas da região centro do país. O instrumento continha questões relacionadas com a opinião e a relação destas crianças com os filmes e as princesas da Disney, e ao modo como atuam em raparigas e rapazes. A partir dos dados analisados foi possível compreender as assimilações que estas crianças fazem dos estereótipos presentes nos filmes e como estes são, e não são, reproduzidos nas suas brincadeiras e opiniões. Os dados permitiram perceber as diferenças e as semelhanças entre géneros e como a evolução dos temas é notada e valorizada por estas crianças. Desta forma, foi possível verificar a preferência destas crianças por princesas da era moderna, existindo uma maior identificação com estas.Disney princess films are an icon for millions of children. These stories and characters influence children's tastes and can shape their thinking. Since Disney’s first films until the present time, these movies are considered as vehicles for gender stereotypes. Disney princesses are represented in a stereotypical way, and can contribute to the gender socialization of children, particularly in the representations of gender ideals and roles. This dissertation proposes an analysis of how children - girls and boys - see Disney princesses and to what extent they identify with them. To this end, the quantitative method was used, using a questionnaire survey. The survey was applied to a sample of 95 children, between 8 and 12 years old, from two schools in the central region of the country. The instrument contained questions related to the opinion and relationship of these children with Disney movies and princesses, and the way they act in girls and boys. From the data analysed it was possible to understand the assimilations that these children make of the stereotypes present in the films and how these are, and are not, reproduced in their games and opinions. The data allowed to understand the differences and similarities between genders and how the evolution of the themes is noticed and valued by these children. In this way, it was possible to verify the preference of these children for princesses of the modern era, existing a greater identification with them.2023-07-31T08:37:10Z2023-07-26T00:00:00Z2023-07-262023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/29087TID:203335325porRodrigues, Margarida Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:20Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/29087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:20.431082Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estereótipos de género nos filmes das princesas da Disney: Um estudo a partir de crianças do ensino básico
title Estereótipos de género nos filmes das princesas da Disney: Um estudo a partir de crianças do ensino básico
spellingShingle Estereótipos de género nos filmes das princesas da Disney: Um estudo a partir de crianças do ensino básico
Rodrigues, Margarida Pinheiro
Género
Estereótipo
Princesas da Disney
Criança -- Child
Meios de comunicação
Gender
Stereotypes
Disney princesses
Media
title_short Estereótipos de género nos filmes das princesas da Disney: Um estudo a partir de crianças do ensino básico
title_full Estereótipos de género nos filmes das princesas da Disney: Um estudo a partir de crianças do ensino básico
title_fullStr Estereótipos de género nos filmes das princesas da Disney: Um estudo a partir de crianças do ensino básico
title_full_unstemmed Estereótipos de género nos filmes das princesas da Disney: Um estudo a partir de crianças do ensino básico
title_sort Estereótipos de género nos filmes das princesas da Disney: Um estudo a partir de crianças do ensino básico
author Rodrigues, Margarida Pinheiro
author_facet Rodrigues, Margarida Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Margarida Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Género
Estereótipo
Princesas da Disney
Criança -- Child
Meios de comunicação
Gender
Stereotypes
Disney princesses
Media
topic Género
Estereótipo
Princesas da Disney
Criança -- Child
Meios de comunicação
Gender
Stereotypes
Disney princesses
Media
description Os filmes das princesas da Disney são ícones na vida de milhões de crianças. Estas histórias e personagens influenciam os gostos das crianças e têm a capacidade de moldar o pensamento destas. Desde os primeiros filmes da Disney, até à época atual, que estes são considerados como veículos de estereótipos de género. As princesas da Disney são representadas de forma estereotipada, podendo contribuir para a socialização de género das crianças, nomeadamente nas representações dos ideais e papéis de género. A presente dissertação propõe uma análise do modo como as crianças – raparigas e rapazes – veem as princesas da Disney e em que medida se identificam com as mesmas. Para tal, acionou-se o método quantitativo, com recurso ao inquérito por questionário. O inquérito foi aplicado a uma amostra de 95 crianças, entre os oito e os 12 anos, provenientes de duas escolas da região centro do país. O instrumento continha questões relacionadas com a opinião e a relação destas crianças com os filmes e as princesas da Disney, e ao modo como atuam em raparigas e rapazes. A partir dos dados analisados foi possível compreender as assimilações que estas crianças fazem dos estereótipos presentes nos filmes e como estes são, e não são, reproduzidos nas suas brincadeiras e opiniões. Os dados permitiram perceber as diferenças e as semelhanças entre géneros e como a evolução dos temas é notada e valorizada por estas crianças. Desta forma, foi possível verificar a preferência destas crianças por princesas da era moderna, existindo uma maior identificação com estas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31T08:37:10Z
2023-07-26T00:00:00Z
2023-07-26
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/29087
TID:203335325
url http://hdl.handle.net/10071/29087
identifier_str_mv TID:203335325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134865267884032