V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rui Pedro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mesquita, Cristina, Silva, Elisabete Mendes, Pires, Manuel Vara
Tipo de documento: Livro
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/20081
Resumo: Este Livro de Atas, mantem a interação entre os participantes e a organização do encontro e dá “voz” a muitos dos trabalhos submetidos, concretizando o contributo do INCTE 2020 para a promoção da qualidade da investigação em educação a desenvolver na comunidade científica. Queremos realçar o impacto e a abrangência internacional que o INCTE tem conseguido manter e promover durante todo o seu percurso, tendo, além de Portugal, contribuições vindas do Brasil, Cabo Verde, Espanha, Finlândia, Itália, Moçambique, Polónia e São Tomé e Príncipe. O livro apresenta centos e treze artigos, integrados e distribuídos pelos cinco eixos temáticos que enquadram o Encontro: (i) Currículo e formação de educadores e professores (vinte textos); (ii) Didática e formação de educadores e professores (dezanove textos); (iii) Práticas educativas e supervisão pedagógica (vinte e nove textos); (iv) Formação docente e educação para o desenvolvimento (vinte e cinco textos); e (v) Práticas pedagógicas no ensino superior (vinte textos). Congratulamos os autores dos artigos aqui apresentados pela sua colaboração, resiliência e perseverança durante todo o processo. Esperamos que estas múltiplas abordagens e perspetivas de compreensão e análise dos fenómenos educativos possam ser uma ajuda segura e efetiva para a evolução ou o aprofundamento de trabalhos em desenvolvimento ou de estudos futuros. Nesta perspetiva, o INCTE continua a assumir-se como um espaço de encontro que trabalha no sentido de produzir uma cultura de investigação e de inovação, capaz de olhar os problemas da educação com sentido crítico. Reconhecemos que os caminhos que delinearmos hoje como investigadores, educadores ou professores, irão constituir-se como uma escolha entre muitas outras possíveis, pelo que importa escolher bem!
id RCAP_6d14b1e19f069920507d6cd31c42ea7f
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20081
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atasEste Livro de Atas, mantem a interação entre os participantes e a organização do encontro e dá “voz” a muitos dos trabalhos submetidos, concretizando o contributo do INCTE 2020 para a promoção da qualidade da investigação em educação a desenvolver na comunidade científica. Queremos realçar o impacto e a abrangência internacional que o INCTE tem conseguido manter e promover durante todo o seu percurso, tendo, além de Portugal, contribuições vindas do Brasil, Cabo Verde, Espanha, Finlândia, Itália, Moçambique, Polónia e São Tomé e Príncipe. O livro apresenta centos e treze artigos, integrados e distribuídos pelos cinco eixos temáticos que enquadram o Encontro: (i) Currículo e formação de educadores e professores (vinte textos); (ii) Didática e formação de educadores e professores (dezanove textos); (iii) Práticas educativas e supervisão pedagógica (vinte e nove textos); (iv) Formação docente e educação para o desenvolvimento (vinte e cinco textos); e (v) Práticas pedagógicas no ensino superior (vinte textos). Congratulamos os autores dos artigos aqui apresentados pela sua colaboração, resiliência e perseverança durante todo o processo. Esperamos que estas múltiplas abordagens e perspetivas de compreensão e análise dos fenómenos educativos possam ser uma ajuda segura e efetiva para a evolução ou o aprofundamento de trabalhos em desenvolvimento ou de estudos futuros. Nesta perspetiva, o INCTE continua a assumir-se como um espaço de encontro que trabalha no sentido de produzir uma cultura de investigação e de inovação, capaz de olhar os problemas da educação com sentido crítico. Reconhecemos que os caminhos que delinearmos hoje como investigadores, educadores ou professores, irão constituir-se como uma escolha entre muitas outras possíveis, pelo que importa escolher bem!The INCTE2020 Proceedings’ maintains the interaction between the participants and the organization of the meeting and gives "voice" to many of the papers submitted, realizing the contribution of this event to the promotion of the quality of research in education to be developed in the scientific community. We want to highlight the impact and international scope that INCTE has been able to maintain and promote throughout its journey, with contributions from Brazil, Cape Verde, Spain, Finland, Italy, Mozambique, Poland and São Tomé and Príncipe. The book presents one hundred and thirteen papers, integrated and distributed among the five thematic axes that frame the Meeting: (i) Curriculum and training of educators and teachers (twenty texts); (ii) Didactics and training of educators and teachers (nineteen texts); (iii) Educational practices and pedagogical supervision (twenty-nine texts); (iv) Teacher education and development education (twenty-five texts); and (v) Pedagogical practices in higher education (twenty texts). We congratulate the authors of the presented papers for their collaboration, resilience and perseverance throughout the process. We hope that these multiple approaches and perspectives for understanding and analysing educational phenomena can be a safe and effective aid for the evolution or deepening of future work or studies. In this perspective, INCTE continues to assume itself as a meeting space that works towards producing a culture of research and innovation, capable of looking at the problems of education with a critical sense. We recognize that the paths we outline today as researchers, educators or teachers will be a choice among many other possible, so it is important to choose well!Biblioteca Digital do IPBLopes, Rui PedroMesquita, CristinaSilva, Elisabete MendesPires, Manuel Vara2018-01-19T10:00:00Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20081engEds. Lopes, Rui Pedro; Mesquita, Cristina; Silva, Elisabete Mendes;Pires, Manuel Vara (2020). V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-276-7978-972-745-276-710.34620/incte.2020info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T12:21:24ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas
title V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas
spellingShingle V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas
Lopes, Rui Pedro
title_short V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas
title_full V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas
title_fullStr V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas
title_full_unstemmed V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas
title_sort V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas
author Lopes, Rui Pedro
author_facet Lopes, Rui Pedro
Mesquita, Cristina
Silva, Elisabete Mendes
Pires, Manuel Vara
author_role author
author2 Mesquita, Cristina
Silva, Elisabete Mendes
Pires, Manuel Vara
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Rui Pedro
Mesquita, Cristina
Silva, Elisabete Mendes
Pires, Manuel Vara
description Este Livro de Atas, mantem a interação entre os participantes e a organização do encontro e dá “voz” a muitos dos trabalhos submetidos, concretizando o contributo do INCTE 2020 para a promoção da qualidade da investigação em educação a desenvolver na comunidade científica. Queremos realçar o impacto e a abrangência internacional que o INCTE tem conseguido manter e promover durante todo o seu percurso, tendo, além de Portugal, contribuições vindas do Brasil, Cabo Verde, Espanha, Finlândia, Itália, Moçambique, Polónia e São Tomé e Príncipe. O livro apresenta centos e treze artigos, integrados e distribuídos pelos cinco eixos temáticos que enquadram o Encontro: (i) Currículo e formação de educadores e professores (vinte textos); (ii) Didática e formação de educadores e professores (dezanove textos); (iii) Práticas educativas e supervisão pedagógica (vinte e nove textos); (iv) Formação docente e educação para o desenvolvimento (vinte e cinco textos); e (v) Práticas pedagógicas no ensino superior (vinte textos). Congratulamos os autores dos artigos aqui apresentados pela sua colaboração, resiliência e perseverança durante todo o processo. Esperamos que estas múltiplas abordagens e perspetivas de compreensão e análise dos fenómenos educativos possam ser uma ajuda segura e efetiva para a evolução ou o aprofundamento de trabalhos em desenvolvimento ou de estudos futuros. Nesta perspetiva, o INCTE continua a assumir-se como um espaço de encontro que trabalha no sentido de produzir uma cultura de investigação e de inovação, capaz de olhar os problemas da educação com sentido crítico. Reconhecemos que os caminhos que delinearmos hoje como investigadores, educadores ou professores, irão constituir-se como uma escolha entre muitas outras possíveis, pelo que importa escolher bem!
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-19T10:00:00Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/20081
url http://hdl.handle.net/10198/20081
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Eds. Lopes, Rui Pedro; Mesquita, Cristina; Silva, Elisabete Mendes;Pires, Manuel Vara (2020). V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-276-7
978-972-745-276-7
10.34620/incte.2020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301900016746496