1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Cristina (Ed.)
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pires, Manuel Vara (Ed.), Lopes, Rui Pedro (Ed.)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/11435
Resumo: Este livro contém as atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), realizado no Instituto Politécnico de Bragança em 4 e 5 de Março de 2016. Este volume inclui as atas do INCTE 2016, I Encontro Internacional de Formação para a Docência, que teve, como objetivos principais, (i) problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; (ii) debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da formação para a docência; (iii) refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; (iv) analisar o contributo da formação na dinamização das instituições; e (v) aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento. Os trabalhos organizaram-se em torno de quatro eixos temáticos: (i) currículo e formação de educadores e professores; (ii) didática e formação de educadores e professores; (iii) práticas educativas e supervisão pedagógica; e (iv) formação docente e educação para o desenvolvimento. Este livro de atas inclui os textos ou resumos relacionados com as sessões plenárias - duas conferências plenárias e uma mesa redonda, bem como oitenta e sete textos finais relativos a comunicações orais e aceites após o processo de revisão por pares. O trabalho apresentado no INCTE 2016, vertido nestes textos, permite compreender que a formação de professores, assente num compromisso de cidadania, precisa de se centrar, não apenas nos professores e educadores enquanto agentes individuais, mas também nas escolas, nos alunos, nos modelos de formação e supervisão, nas famílias e nas sociedades, com as quais interatua. Realça ainda que a formação de professores e educadores implica um processo de construção colaborativa entre as escolas de formação, os agentes que têm responsabilidades na conceção e desenvolvimento dos diferentes currículos, os professores e educadores, mas também as crianças/alunos e as suas famílias. O INCTE 2016 foi um encontro de partilha e, sobretudo, de reflexão coletiva e situada, esperando que traga implicações positivas para o futuro. Embora estas atas reflitam sobre “aquilo” que já se discute há vários anos, elas revelam outros olhares, os olhares de quem experimentou, pensou e quis partilhar com todos o seu trabalho.
id RCAP_e73b909c5213777704810e39b6d3b79e
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11435
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas1st International Conference on Teacher Education (INCTE)Este livro contém as atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), realizado no Instituto Politécnico de Bragança em 4 e 5 de Março de 2016. Este volume inclui as atas do INCTE 2016, I Encontro Internacional de Formação para a Docência, que teve, como objetivos principais, (i) problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; (ii) debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da formação para a docência; (iii) refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; (iv) analisar o contributo da formação na dinamização das instituições; e (v) aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento. Os trabalhos organizaram-se em torno de quatro eixos temáticos: (i) currículo e formação de educadores e professores; (ii) didática e formação de educadores e professores; (iii) práticas educativas e supervisão pedagógica; e (iv) formação docente e educação para o desenvolvimento. Este livro de atas inclui os textos ou resumos relacionados com as sessões plenárias - duas conferências plenárias e uma mesa redonda, bem como oitenta e sete textos finais relativos a comunicações orais e aceites após o processo de revisão por pares. O trabalho apresentado no INCTE 2016, vertido nestes textos, permite compreender que a formação de professores, assente num compromisso de cidadania, precisa de se centrar, não apenas nos professores e educadores enquanto agentes individuais, mas também nas escolas, nos alunos, nos modelos de formação e supervisão, nas famílias e nas sociedades, com as quais interatua. Realça ainda que a formação de professores e educadores implica um processo de construção colaborativa entre as escolas de formação, os agentes que têm responsabilidades na conceção e desenvolvimento dos diferentes currículos, os professores e educadores, mas também as crianças/alunos e as suas famílias. O INCTE 2016 foi um encontro de partilha e, sobretudo, de reflexão coletiva e situada, esperando que traga implicações positivas para o futuro. Embora estas atas reflitam sobre “aquilo” que já se discute há vários anos, elas revelam outros olhares, os olhares de quem experimentou, pensou e quis partilhar com todos o seu trabalho.Biblioteca Digital do IPBMesquita, Cristina (Ed.)Pires, Manuel Vara (Ed.)Lopes, Rui Pedro (Ed.)2016-11-10T10:35:27Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/11435porEds. Mesquita, Cristina; Pires, Manuel Vara; Lopes, Rui Pedro (2016). 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-206-4978-972-745-206-410.34620/incte.2016info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-14T01:17:12Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:56.934536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas
1st International Conference on Teacher Education (INCTE)
title 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas
spellingShingle 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas
Mesquita, Cristina (Ed.)
title_short 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas
title_full 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas
title_fullStr 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas
title_full_unstemmed 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas
title_sort 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas
author Mesquita, Cristina (Ed.)
author_facet Mesquita, Cristina (Ed.)
Pires, Manuel Vara (Ed.)
Lopes, Rui Pedro (Ed.)
author_role author
author2 Pires, Manuel Vara (Ed.)
Lopes, Rui Pedro (Ed.)
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Cristina (Ed.)
Pires, Manuel Vara (Ed.)
Lopes, Rui Pedro (Ed.)
description Este livro contém as atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), realizado no Instituto Politécnico de Bragança em 4 e 5 de Março de 2016. Este volume inclui as atas do INCTE 2016, I Encontro Internacional de Formação para a Docência, que teve, como objetivos principais, (i) problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; (ii) debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da formação para a docência; (iii) refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; (iv) analisar o contributo da formação na dinamização das instituições; e (v) aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento. Os trabalhos organizaram-se em torno de quatro eixos temáticos: (i) currículo e formação de educadores e professores; (ii) didática e formação de educadores e professores; (iii) práticas educativas e supervisão pedagógica; e (iv) formação docente e educação para o desenvolvimento. Este livro de atas inclui os textos ou resumos relacionados com as sessões plenárias - duas conferências plenárias e uma mesa redonda, bem como oitenta e sete textos finais relativos a comunicações orais e aceites após o processo de revisão por pares. O trabalho apresentado no INCTE 2016, vertido nestes textos, permite compreender que a formação de professores, assente num compromisso de cidadania, precisa de se centrar, não apenas nos professores e educadores enquanto agentes individuais, mas também nas escolas, nos alunos, nos modelos de formação e supervisão, nas famílias e nas sociedades, com as quais interatua. Realça ainda que a formação de professores e educadores implica um processo de construção colaborativa entre as escolas de formação, os agentes que têm responsabilidades na conceção e desenvolvimento dos diferentes currículos, os professores e educadores, mas também as crianças/alunos e as suas famílias. O INCTE 2016 foi um encontro de partilha e, sobretudo, de reflexão coletiva e situada, esperando que traga implicações positivas para o futuro. Embora estas atas reflitam sobre “aquilo” que já se discute há vários anos, elas revelam outros olhares, os olhares de quem experimentou, pensou e quis partilhar com todos o seu trabalho.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10T10:35:27Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/11435
url http://hdl.handle.net/10198/11435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Eds. Mesquita, Cristina; Pires, Manuel Vara; Lopes, Rui Pedro (2016). 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-206-4
978-972-745-206-4
10.34620/incte.2016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135255886561280