1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/11435 |
Resumo: | Este livro contém as atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), realizado no Instituto Politécnico de Bragança em 4 e 5 de Março de 2016. Este volume inclui as atas do INCTE 2016, I Encontro Internacional de Formação para a Docência, que teve, como objetivos principais, (i) problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; (ii) debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da formação para a docência; (iii) refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; (iv) analisar o contributo da formação na dinamização das instituições; e (v) aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento. Os trabalhos organizaram-se em torno de quatro eixos temáticos: (i) currículo e formação de educadores e professores; (ii) didática e formação de educadores e professores; (iii) práticas educativas e supervisão pedagógica; e (iv) formação docente e educação para o desenvolvimento. Este livro de atas inclui os textos ou resumos relacionados com as sessões plenárias - duas conferências plenárias e uma mesa redonda, bem como oitenta e sete textos finais relativos a comunicações orais e aceites após o processo de revisão por pares. O trabalho apresentado no INCTE 2016, vertido nestes textos, permite compreender que a formação de professores, assente num compromisso de cidadania, precisa de se centrar, não apenas nos professores e educadores enquanto agentes individuais, mas também nas escolas, nos alunos, nos modelos de formação e supervisão, nas famílias e nas sociedades, com as quais interatua. Realça ainda que a formação de professores e educadores implica um processo de construção colaborativa entre as escolas de formação, os agentes que têm responsabilidades na conceção e desenvolvimento dos diferentes currículos, os professores e educadores, mas também as crianças/alunos e as suas famílias. O INCTE 2016 foi um encontro de partilha e, sobretudo, de reflexão coletiva e situada, esperando que traga implicações positivas para o futuro. Embora estas atas reflitam sobre “aquilo” que já se discute há vários anos, elas revelam outros olhares, os olhares de quem experimentou, pensou e quis partilhar com todos o seu trabalho. |
id |
RCAP_e73b909c5213777704810e39b6d3b79e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11435 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas1st International Conference on Teacher Education (INCTE)Este livro contém as atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), realizado no Instituto Politécnico de Bragança em 4 e 5 de Março de 2016. Este volume inclui as atas do INCTE 2016, I Encontro Internacional de Formação para a Docência, que teve, como objetivos principais, (i) problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; (ii) debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da formação para a docência; (iii) refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; (iv) analisar o contributo da formação na dinamização das instituições; e (v) aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento. Os trabalhos organizaram-se em torno de quatro eixos temáticos: (i) currículo e formação de educadores e professores; (ii) didática e formação de educadores e professores; (iii) práticas educativas e supervisão pedagógica; e (iv) formação docente e educação para o desenvolvimento. Este livro de atas inclui os textos ou resumos relacionados com as sessões plenárias - duas conferências plenárias e uma mesa redonda, bem como oitenta e sete textos finais relativos a comunicações orais e aceites após o processo de revisão por pares. O trabalho apresentado no INCTE 2016, vertido nestes textos, permite compreender que a formação de professores, assente num compromisso de cidadania, precisa de se centrar, não apenas nos professores e educadores enquanto agentes individuais, mas também nas escolas, nos alunos, nos modelos de formação e supervisão, nas famílias e nas sociedades, com as quais interatua. Realça ainda que a formação de professores e educadores implica um processo de construção colaborativa entre as escolas de formação, os agentes que têm responsabilidades na conceção e desenvolvimento dos diferentes currículos, os professores e educadores, mas também as crianças/alunos e as suas famílias. O INCTE 2016 foi um encontro de partilha e, sobretudo, de reflexão coletiva e situada, esperando que traga implicações positivas para o futuro. Embora estas atas reflitam sobre “aquilo” que já se discute há vários anos, elas revelam outros olhares, os olhares de quem experimentou, pensou e quis partilhar com todos o seu trabalho.Biblioteca Digital do IPBMesquita, Cristina (Ed.)Pires, Manuel Vara (Ed.)Lopes, Rui Pedro (Ed.)2016-11-10T10:35:27Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/11435porEds. Mesquita, Cristina; Pires, Manuel Vara; Lopes, Rui Pedro (2016). 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-206-4978-972-745-206-410.34620/incte.2016info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-14T01:17:12Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:56.934536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 1st International Conference on Teacher Education (INCTE) |
title |
1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas |
spellingShingle |
1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas Mesquita, Cristina (Ed.) |
title_short |
1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas |
title_full |
1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas |
title_fullStr |
1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas |
title_full_unstemmed |
1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas |
title_sort |
1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas |
author |
Mesquita, Cristina (Ed.) |
author_facet |
Mesquita, Cristina (Ed.) Pires, Manuel Vara (Ed.) Lopes, Rui Pedro (Ed.) |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Manuel Vara (Ed.) Lopes, Rui Pedro (Ed.) |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Cristina (Ed.) Pires, Manuel Vara (Ed.) Lopes, Rui Pedro (Ed.) |
description |
Este livro contém as atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), realizado no Instituto Politécnico de Bragança em 4 e 5 de Março de 2016. Este volume inclui as atas do INCTE 2016, I Encontro Internacional de Formação para a Docência, que teve, como objetivos principais, (i) problematizar, no quadro do processo de Bolonha, as estruturas curriculares da formação de educadores e professores; (ii) debater propostas didáticas inovadoras no âmbito da formação para a docência; (iii) refletir sobre as práticas formativas nos diversos contextos; (iv) analisar o contributo da formação na dinamização das instituições; e (v) aprofundar a comunicação entre os diferentes intervenientes na formação numa perspetiva de educação para o desenvolvimento. Os trabalhos organizaram-se em torno de quatro eixos temáticos: (i) currículo e formação de educadores e professores; (ii) didática e formação de educadores e professores; (iii) práticas educativas e supervisão pedagógica; e (iv) formação docente e educação para o desenvolvimento. Este livro de atas inclui os textos ou resumos relacionados com as sessões plenárias - duas conferências plenárias e uma mesa redonda, bem como oitenta e sete textos finais relativos a comunicações orais e aceites após o processo de revisão por pares. O trabalho apresentado no INCTE 2016, vertido nestes textos, permite compreender que a formação de professores, assente num compromisso de cidadania, precisa de se centrar, não apenas nos professores e educadores enquanto agentes individuais, mas também nas escolas, nos alunos, nos modelos de formação e supervisão, nas famílias e nas sociedades, com as quais interatua. Realça ainda que a formação de professores e educadores implica um processo de construção colaborativa entre as escolas de formação, os agentes que têm responsabilidades na conceção e desenvolvimento dos diferentes currículos, os professores e educadores, mas também as crianças/alunos e as suas famílias. O INCTE 2016 foi um encontro de partilha e, sobretudo, de reflexão coletiva e situada, esperando que traga implicações positivas para o futuro. Embora estas atas reflitam sobre “aquilo” que já se discute há vários anos, elas revelam outros olhares, os olhares de quem experimentou, pensou e quis partilhar com todos o seu trabalho. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-10T10:35:27Z 2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/11435 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/11435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Eds. Mesquita, Cristina; Pires, Manuel Vara; Lopes, Rui Pedro (2016). 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-206-4 978-972-745-206-4 10.34620/incte.2016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135255886561280 |