Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto escolar e em contexto institucional e com idosos em contexto institucional.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/6240 |
Resumo: | Mestrado em Reabilitação Psicomotora |
id |
RCAP_6d2d41edfc5338fd48e3338fb1120261 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6240 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto escolar e em contexto institucional e com idosos em contexto institucional.Competências pessoais e sociaisContexto institucional e escolarCrianças em riscoFatores de proteçãoFatores de riscoIdososInstitucionalizaçãoIntervenção psicomotoraQualidade de vidaResiliênciaMestrado em Reabilitação PsicomotoraO presente relatório de estágio surge no âmbito do Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana. Este trabalho tem como principal objetivo apresentar a descrição das atividades de estágio realizadas no âmbito da promoção de competências pessoais e sociais, com crianças dos 6 aos 13 anos em contexto escolar e institucional e com idosos em contexto institucional. A intervenção psicomotora teve como base o Programa de Treino de Competências Pessoais e Sociais (Matos & Tomé, 2012) para os diferentes contextos. De uma forma geral, os resultados obtidos na intervenção vão de encontro aos objetivos pré-estabelecidos, assim considera-se que houve evoluções positivas nos diferentes grupos. As crianças em contexto institucional demonstraram ter gostado das sessões e revelaram melhorias ao nível do comportamento e da comunicação com os outros. No contexto escolar os progressos foram mais evidentes num dos grupos. No que se refere à intervenção com idosos em contexto institucional, verificaram-se evoluções positivas na comunicação entre os utentes e ainda ao nível do bem-estar e da qualidade de vida. Na parte final deste relatório é feita uma análise dos resultados apurados e serão apresentadas as dificuldades, conclusões e recomendações para intervenções futuras.Simões, Maria Celeste RochaRepositório da Universidade de LisboaMelo, Sara Isabel Pinheiro de2013-12-11T11:15:14Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6240porMelo, Sara (2013) - Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto escolar e em contexto institucional e com idosos em contexto institucional. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:06Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:39.459728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto escolar e em contexto institucional e com idosos em contexto institucional. |
title |
Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto escolar e em contexto institucional e com idosos em contexto institucional. |
spellingShingle |
Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto escolar e em contexto institucional e com idosos em contexto institucional. Melo, Sara Isabel Pinheiro de Competências pessoais e sociais Contexto institucional e escolar Crianças em risco Fatores de proteção Fatores de risco Idosos Institucionalização Intervenção psicomotora Qualidade de vida Resiliência |
title_short |
Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto escolar e em contexto institucional e com idosos em contexto institucional. |
title_full |
Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto escolar e em contexto institucional e com idosos em contexto institucional. |
title_fullStr |
Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto escolar e em contexto institucional e com idosos em contexto institucional. |
title_full_unstemmed |
Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto escolar e em contexto institucional e com idosos em contexto institucional. |
title_sort |
Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto escolar e em contexto institucional e com idosos em contexto institucional. |
author |
Melo, Sara Isabel Pinheiro de |
author_facet |
Melo, Sara Isabel Pinheiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Maria Celeste Rocha Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Sara Isabel Pinheiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências pessoais e sociais Contexto institucional e escolar Crianças em risco Fatores de proteção Fatores de risco Idosos Institucionalização Intervenção psicomotora Qualidade de vida Resiliência |
topic |
Competências pessoais e sociais Contexto institucional e escolar Crianças em risco Fatores de proteção Fatores de risco Idosos Institucionalização Intervenção psicomotora Qualidade de vida Resiliência |
description |
Mestrado em Reabilitação Psicomotora |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-11T11:15:14Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/6240 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/6240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Melo, Sara (2013) - Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com crianças em contexto escolar e em contexto institucional e com idosos em contexto institucional. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131012196728832 |