Avaliação de desempenho com base na criação de valor: value drivers do eva®: estudo com empresas cotadas na euronext lisbon
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/19644 |
Resumo: | A avaliação de desempenho das empresas é um assunto em constante discussão. Num ambiente económico em constante mudança, torna-se um desafio adequar as medidas de desempenho financeiro das empresas. A criação de valor é apontada por vários autores como uma das mais simples e melhor forma de medir o real valor da empresa, sendo que existe criação de valor quando a empresa gera rendibilidade superior ao custo de oportunidade do capital total investido. O EVA® é um indicador de criação de valor em consonância com a nova teoria financeira, em que o valor de uma empresa corresponde à diferença entre o lucro operacional e o custo do capital total investido. A gestão baseada na criação de valor tem ganho repercussão nos meios empresarial e académico. Para uma gestão adequada da criação de valor torna-se importante analisar os seus fatores determinantes, ou seja, os value drivers. O presente estudo tem como objetivo identificar quais são os principais value drivers da criação de valor nas empresas não financeiras cotadas na Euronext Lisbon, medida pelo EVA® (economic value added). A população do estudo são as empresas cotadas na Euronext Lisbon e a amostra as empresas não financeiras. Foi analisado o período compreendido entre 2011 e 2016. Os dados foram obtidos através da análise dos relatórios e contas consolidados das empresas da amostra e a análise dos dados foi efetuada através de técnicas de análise estatística multivariada e de dependência, com recurso ao software de análise estatística SPSS (Statistical package for social sciences). Para a amostra em estudo, as variáveis consideradas mais relevantes para a criação de valor, medida pelo EVA®, foram a rendibilidade operacional do volume de negócios, a rotação do capital investido e o custo do capital próprio, tendo sido identificadas como estatisticamente significativas por todas as técnicas de análise estatística utilizadas. |
id |
RCAP_6d317c7deeea5d0090b52847b43cff15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/19644 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação de desempenho com base na criação de valor: value drivers do eva®: estudo com empresas cotadas na euronext lisbonValorAvaliação do desempenhoEVA®Criação de valorGestão baseada no valorValue driversValuePerformance evaluationValue creationValue-based managementA avaliação de desempenho das empresas é um assunto em constante discussão. Num ambiente económico em constante mudança, torna-se um desafio adequar as medidas de desempenho financeiro das empresas. A criação de valor é apontada por vários autores como uma das mais simples e melhor forma de medir o real valor da empresa, sendo que existe criação de valor quando a empresa gera rendibilidade superior ao custo de oportunidade do capital total investido. O EVA® é um indicador de criação de valor em consonância com a nova teoria financeira, em que o valor de uma empresa corresponde à diferença entre o lucro operacional e o custo do capital total investido. A gestão baseada na criação de valor tem ganho repercussão nos meios empresarial e académico. Para uma gestão adequada da criação de valor torna-se importante analisar os seus fatores determinantes, ou seja, os value drivers. O presente estudo tem como objetivo identificar quais são os principais value drivers da criação de valor nas empresas não financeiras cotadas na Euronext Lisbon, medida pelo EVA® (economic value added). A população do estudo são as empresas cotadas na Euronext Lisbon e a amostra as empresas não financeiras. Foi analisado o período compreendido entre 2011 e 2016. Os dados foram obtidos através da análise dos relatórios e contas consolidados das empresas da amostra e a análise dos dados foi efetuada através de técnicas de análise estatística multivariada e de dependência, com recurso ao software de análise estatística SPSS (Statistical package for social sciences). Para a amostra em estudo, as variáveis consideradas mais relevantes para a criação de valor, medida pelo EVA®, foram a rendibilidade operacional do volume de negócios, a rotação do capital investido e o custo do capital próprio, tendo sido identificadas como estatisticamente significativas por todas as técnicas de análise estatística utilizadas.Companies performance evaluation is constantly subject to discussion. In an ever-changing economic environment, it is a challenge to adjust companies financial performance measures. Value creation is considered by several authors as one of the simplest and best way of measuring the real value of a company. Value creation occurs when the company generates profitability higher than the opportunity cost of the total invested capital. EVA® is an indicator of value creation in line with the modern financial theory, where the value of a company corresponds to the difference between operating profit and the cost of total capital invested. Value-based management has gained repercussion in both business and academia. For a proper management of value creation it becomes important to analyze its determinants factors, that is, the value drivers. The present study aims to identify the main value drivers of value creation in non-financial companies listed on Euronext Lisbon measured by EVA® (economic value added). The study’s population are companies listed on Euronext Lisbon and the sample are the non-financial companies. It was analyzed the period from 2011 to 2016. The data was obtained through the analysis of the companies consolidated financial statements, included in the sample and it´s analysis was performed with multivariate and dependence statistical analysis techniques, by using statistical analysis software SPSS (Statistical package for social sciences). For the studyed sample, the variables considered most relevant to value creation, measured by EVA®, were the operating profit margin, capital invested turnover and the cost of equity. They were identified as statistically significant by all of the statistical analysis techniques used in the study.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisTeixeira, Ana BelaRepositório ComumGalvão, Rosa M. Morgado2017-12-11T11:45:20Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19644TID:201815753porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:55.440297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de desempenho com base na criação de valor: value drivers do eva®: estudo com empresas cotadas na euronext lisbon |
title |
Avaliação de desempenho com base na criação de valor: value drivers do eva®: estudo com empresas cotadas na euronext lisbon |
spellingShingle |
Avaliação de desempenho com base na criação de valor: value drivers do eva®: estudo com empresas cotadas na euronext lisbon Galvão, Rosa M. Morgado Valor Avaliação do desempenho EVA® Criação de valor Gestão baseada no valor Value drivers Value Performance evaluation Value creation Value-based management |
title_short |
Avaliação de desempenho com base na criação de valor: value drivers do eva®: estudo com empresas cotadas na euronext lisbon |
title_full |
Avaliação de desempenho com base na criação de valor: value drivers do eva®: estudo com empresas cotadas na euronext lisbon |
title_fullStr |
Avaliação de desempenho com base na criação de valor: value drivers do eva®: estudo com empresas cotadas na euronext lisbon |
title_full_unstemmed |
Avaliação de desempenho com base na criação de valor: value drivers do eva®: estudo com empresas cotadas na euronext lisbon |
title_sort |
Avaliação de desempenho com base na criação de valor: value drivers do eva®: estudo com empresas cotadas na euronext lisbon |
author |
Galvão, Rosa M. Morgado |
author_facet |
Galvão, Rosa M. Morgado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Ana Bela Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Rosa M. Morgado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valor Avaliação do desempenho EVA® Criação de valor Gestão baseada no valor Value drivers Value Performance evaluation Value creation Value-based management |
topic |
Valor Avaliação do desempenho EVA® Criação de valor Gestão baseada no valor Value drivers Value Performance evaluation Value creation Value-based management |
description |
A avaliação de desempenho das empresas é um assunto em constante discussão. Num ambiente económico em constante mudança, torna-se um desafio adequar as medidas de desempenho financeiro das empresas. A criação de valor é apontada por vários autores como uma das mais simples e melhor forma de medir o real valor da empresa, sendo que existe criação de valor quando a empresa gera rendibilidade superior ao custo de oportunidade do capital total investido. O EVA® é um indicador de criação de valor em consonância com a nova teoria financeira, em que o valor de uma empresa corresponde à diferença entre o lucro operacional e o custo do capital total investido. A gestão baseada na criação de valor tem ganho repercussão nos meios empresarial e académico. Para uma gestão adequada da criação de valor torna-se importante analisar os seus fatores determinantes, ou seja, os value drivers. O presente estudo tem como objetivo identificar quais são os principais value drivers da criação de valor nas empresas não financeiras cotadas na Euronext Lisbon, medida pelo EVA® (economic value added). A população do estudo são as empresas cotadas na Euronext Lisbon e a amostra as empresas não financeiras. Foi analisado o período compreendido entre 2011 e 2016. Os dados foram obtidos através da análise dos relatórios e contas consolidados das empresas da amostra e a análise dos dados foi efetuada através de técnicas de análise estatística multivariada e de dependência, com recurso ao software de análise estatística SPSS (Statistical package for social sciences). Para a amostra em estudo, as variáveis consideradas mais relevantes para a criação de valor, medida pelo EVA®, foram a rendibilidade operacional do volume de negócios, a rotação do capital investido e o custo do capital próprio, tendo sido identificadas como estatisticamente significativas por todas as técnicas de análise estatística utilizadas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-11T11:45:20Z 2017-12 2017-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/19644 TID:201815753 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/19644 |
identifier_str_mv |
TID:201815753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135348907835392 |