Sinergia entre mobiliário de luxo e sustentabilidade: projeto aplicado à marca Essential Home
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/79223 |
Resumo: | Projeto de mestrado em Marketing e Estratégia |
id |
RCAP_6d3f021cb54b810db77d61c83bd53585 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79223 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sinergia entre mobiliário de luxo e sustentabilidade: projeto aplicado à marca Essential HomeSynergy between luxury furniture and sustainability: project applied to Essential HomeColeção sustentávelComportamento de compraMarketing e sustentabilidadeMobiliário de luxo sustentávelPlano de marketingSustainable collectionPurchase behaviourMarketing and sustainabilitySustainable luxury furnitureMarketing planCiências Sociais::Economia e GestãoProjeto de mestrado em Marketing e EstratégiaÉ cada vez mais notável uma maior consciência sustentável face aos vários problemas que enfrentamos atualmente, obrigando os diferentes setores empresariais a unir esforços para os combater. Este projeto foi desenvolvido tendo o setor de mobiliário de luxo como foco principal, setor este caracterizado pela utilização de materiais de alta qualidade e inimigos do ambiente. Esta referida alta qualidade é regularmente associada, tanto por clientes finais como pelos próprios designers de interiores, a materiais de origem animal, nomeadamente os variados tipos de couro, condicionando a vida de vários animais ou, por exemplo, a madeiras naturais que são extraídas de árvores de todo o mundo, contribuindo, desta forma, para a desflorestação do planeta. Assim sendo, este trabalho de projeto sustenta-se através de um enquadramento teórico com base em revisão de literatura, onde o foco gira em torno dos fatores que influenciam o comportamento de compra de mobiliário de luxo sustentável. As evidências teóricas tornaram-se, então, a base para a criação do elo de ligação com a vertente prática intrínseca a um trabalho de projeto. Mas, afinal, não será possível produzir peças de mobiliário igualmente requintadas e ostentosas com recurso à cortiça, por exemplo? Com base no enquadramento teórico e após um estudo qualititativo feito a partir de entrevistas em profundidade a três grupos de participantes diferentes – clientes finais, designers de interiores e marketers – a vertente prática passou pela criação de uma nova coleção sustentável de mobiliário, com o contributo do designer de produto Pedro Meneses, com a subsequente ambição de a implementar na marca portuguesa Essential Home. De forma a complementar esta criação, desenvolveu-se também um plano de marketing com base no painel PM1P proposto por Allan Dib, de forma a definir ações estratégias para o lançamento e contínua promoção desta nova coleção sustentável de nome Essential Cork Collection.It is increasingly remarkable a greater sustainable awareness in face of the various problems we face today, forcing the different business sectors to join efforts to combat them. This project was developed having the luxury furniture sector as main focus, a sector characterized by the use of high quality and environmentally unfriendly materials. This high quality is regularly associated, both by final customers and by interior designers themselves, to animal origin materials, namely the various types of leather, conditioning the life of several animals or, for example, to natural woods that are extracted from trees all over the world, thus contributing to the deforestation of the planet. Therefore, this project is sustained through a theoretical framework based on literature review, where the focus revolves around the factors that influence the purchase behaviour of sustainable luxury furniture. The theoretical evidence became, then, the basis for the creation of the link with the practical side intrinsic to a project. After all, isn't it possible to produce equally exquisite and ostentatious pieces of furniture using cork, for example? Based on the theoretical framework and after a qualitative study based on in depth interviews with three different groups of participants - final customers, interior designers and marketers - the practical side involved the creation of a new sustainable furniture collection, with the contribution of product designer Pedro Meneses, with the subsequent ambition of implementing it in the Portuguese brand Essential Home. In order to complement this creation, a marketing plan was also developed based on the PM1P panel proposed by Allan Dib, in order to define strategic actions for the launch and continuous promotion of this new sustainable collection named Essential Cork Collection.Heath, Maria Teresa Soares PereiraUniversidade do MinhoSpinola, Daniel Jesuíno Teixeira2022-07-222022-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79223por203042158info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-28T01:18:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:44.188405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sinergia entre mobiliário de luxo e sustentabilidade: projeto aplicado à marca Essential Home Synergy between luxury furniture and sustainability: project applied to Essential Home |
title |
Sinergia entre mobiliário de luxo e sustentabilidade: projeto aplicado à marca Essential Home |
spellingShingle |
Sinergia entre mobiliário de luxo e sustentabilidade: projeto aplicado à marca Essential Home Spinola, Daniel Jesuíno Teixeira Coleção sustentável Comportamento de compra Marketing e sustentabilidade Mobiliário de luxo sustentável Plano de marketing Sustainable collection Purchase behaviour Marketing and sustainability Sustainable luxury furniture Marketing plan Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Sinergia entre mobiliário de luxo e sustentabilidade: projeto aplicado à marca Essential Home |
title_full |
Sinergia entre mobiliário de luxo e sustentabilidade: projeto aplicado à marca Essential Home |
title_fullStr |
Sinergia entre mobiliário de luxo e sustentabilidade: projeto aplicado à marca Essential Home |
title_full_unstemmed |
Sinergia entre mobiliário de luxo e sustentabilidade: projeto aplicado à marca Essential Home |
title_sort |
Sinergia entre mobiliário de luxo e sustentabilidade: projeto aplicado à marca Essential Home |
author |
Spinola, Daniel Jesuíno Teixeira |
author_facet |
Spinola, Daniel Jesuíno Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Heath, Maria Teresa Soares Pereira Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spinola, Daniel Jesuíno Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coleção sustentável Comportamento de compra Marketing e sustentabilidade Mobiliário de luxo sustentável Plano de marketing Sustainable collection Purchase behaviour Marketing and sustainability Sustainable luxury furniture Marketing plan Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Coleção sustentável Comportamento de compra Marketing e sustentabilidade Mobiliário de luxo sustentável Plano de marketing Sustainable collection Purchase behaviour Marketing and sustainability Sustainable luxury furniture Marketing plan Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Projeto de mestrado em Marketing e Estratégia |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-22 2022-07-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/79223 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/79223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203042158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132699712028672 |