Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14464 |
Resumo: | O presente documento desenvolveu-se no âmbito do desempenho profissional da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e visa descrever e analisar a ação educativa desenvolvida com um grupo de 14 crianças de 1 e 2 anos de idade, em contexto de Creche, e um grupo de 25 crianças de 3 e 4 anos de idade, em contexto de jardim de infância. Com base na leitura de literatura de referência, proceder-se-á a uma reflexão acerca dessa prática, evidenciando a problemática da educação literária como condição para a formação de crianças que venham a ser leitores críticos de textos e do mundo. Assim sendo, a questão que orienta o trabalho é “Como é que a literatura para a infância poderá contribuir para o desenvolvimento holístico das crianças na educação de infância?”. Procurando uma clarificação desta questão, identificamos como objetivos principais: (i) analisar os recursos existentes na área da biblioteca, ao nível da literatura e as dinâmicas de utilização desses recursos; (ii) identificar as obras de literatura lidas, em grupo ou individualmente, nos contextos familiar e de educação de infância, tendo em conta as tipologias textuais predominantes; (iii) refletir sobre a importância da literatura para a infância, enquanto instrumento de aprendizagem e desenvolvimento da criança; (iv) valorizar a literatura para a infância na promoção de uma educação literária de qualidade. Problematizando o corpus literário que é preferencialmente destinado às crianças, apresentam-se e analisam-se experiências de ensino-aprendizagem que visam o desenvolvimento da criança, pela reflexão acerca dos valores e saberes que estes textos promovem. São também analisados dados referentes às práticas de leitura de obras literárias em contexto familiar, reconhecendo que a educação literária tem de ser preocupação conjunta dos diversos educadores da criança. Assim sendo, depois de uma breve revisitação das teorizações que se têm erguido a respeito do conceito e do corpus da literatura para a infância, são caraterizados os contextos em que decorreu a nossa prática e são discutidos dados referentes a atividades realizadas durante o período de estágio (nomeadamente aquelas que mais diretamente se reportam à problemática da educação literária). Salienta-se que esta reflexão se funda em dados recolhidos através de notas de campo, diário de bordo e registos fotográficos, cuja recolha aconteceu ao longo das práticas, numa perspetiva de observação participante e de investigador participante. Analisando dados recolhidos por meio de um inquérito – que se cruzam com dados da prática, problematiza-se, finalmente, a possibilidade de elaboração de um perfil de boas práticas de leitura literária em contexto familiar. |
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Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolarEducação pré-escolarPráticas de educação literáriaInteração instituição - famíliaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento desenvolveu-se no âmbito do desempenho profissional da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e visa descrever e analisar a ação educativa desenvolvida com um grupo de 14 crianças de 1 e 2 anos de idade, em contexto de Creche, e um grupo de 25 crianças de 3 e 4 anos de idade, em contexto de jardim de infância. Com base na leitura de literatura de referência, proceder-se-á a uma reflexão acerca dessa prática, evidenciando a problemática da educação literária como condição para a formação de crianças que venham a ser leitores críticos de textos e do mundo. Assim sendo, a questão que orienta o trabalho é “Como é que a literatura para a infância poderá contribuir para o desenvolvimento holístico das crianças na educação de infância?”. Procurando uma clarificação desta questão, identificamos como objetivos principais: (i) analisar os recursos existentes na área da biblioteca, ao nível da literatura e as dinâmicas de utilização desses recursos; (ii) identificar as obras de literatura lidas, em grupo ou individualmente, nos contextos familiar e de educação de infância, tendo em conta as tipologias textuais predominantes; (iii) refletir sobre a importância da literatura para a infância, enquanto instrumento de aprendizagem e desenvolvimento da criança; (iv) valorizar a literatura para a infância na promoção de uma educação literária de qualidade. Problematizando o corpus literário que é preferencialmente destinado às crianças, apresentam-se e analisam-se experiências de ensino-aprendizagem que visam o desenvolvimento da criança, pela reflexão acerca dos valores e saberes que estes textos promovem. São também analisados dados referentes às práticas de leitura de obras literárias em contexto familiar, reconhecendo que a educação literária tem de ser preocupação conjunta dos diversos educadores da criança. Assim sendo, depois de uma breve revisitação das teorizações que se têm erguido a respeito do conceito e do corpus da literatura para a infância, são caraterizados os contextos em que decorreu a nossa prática e são discutidos dados referentes a atividades realizadas durante o período de estágio (nomeadamente aquelas que mais diretamente se reportam à problemática da educação literária). Salienta-se que esta reflexão se funda em dados recolhidos através de notas de campo, diário de bordo e registos fotográficos, cuja recolha aconteceu ao longo das práticas, numa perspetiva de observação participante e de investigador participante. Analisando dados recolhidos por meio de um inquérito – que se cruzam com dados da prática, problematiza-se, finalmente, a possibilidade de elaboração de um perfil de boas práticas de leitura literária em contexto familiar.This document was developed under the professional performance of Supervised teaching Practice (PES) of the master's degree in Preschool Education and aims at to describe and to analyze the developed educative action with a group of 14 children of 1 and 2 years of age, in context of Day-care center, and a group of 25 children of 3 and 4 years of age, in context of infancy garden. On the basis of the reading of reference literature, will proceed it a reflection concerning this practical, evidencing the problematic one of the literary education as condition for the formation of children who come to be reading critics of texts and the world. Thus being, the question that guides the work it is “As it is that literature for infancy will be able to contribute for the holistic development of the children in the education of infancy”. Looking a clarificação of this question, we identify as objective main: (i) to analyze the existing resources in the area of the library, to the level of the literature and the dynamic of use of these resources; (ii) to identify to the literature workmanships chores, in group or individually, in the contexts familiar and of education of infancy, having in account predominant the literal tipologias; (iii) to reflect on the importance of literature for infancy, while instrument of learning and development of the child; (iv) to value literature for infancy in the promotion of a literary education of quality. Problematizando the literary corpus that preferential is destined to the children, is presented and analyzed teach-learning experiences that aim at the development of the child, for the reflection concerning the values and to know that these texts promote. Also they are analyzed given referring to the practical ones of reading of literary compositions in familiar context, recognizing that the literary education has of being joint concern of the diverse educators of the child. Thus being, after one soon revisitação of the teorizações that if have raised regarding the concept and of the corpus of literature for infancy, the contexts are caraterizados where practical ours elapsed and are argued given referring the activities carried through during the period of period of training (nominated those that more directly are referred to the problematic one of the literary education). Salient that this reflection if establishes in data collected through notes of field, target log book and photographic register, whose retraction happened throughout the practical ones, in a perspetiva of participant comment and participant investigator. Analyzing given collected by means of an inquiry - that they are crossed with data of the practical one, problematiza, finally, the possibility of good elaboration of a profile of practical of literary reading in familiar context.Sanches, AngelinaTeixeira, CarlosBiblioteca Digital do IPBJarnalo, Patrícia2017-09-11T11:15:42Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14464TID:201721589porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:58Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:18.453645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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