Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Pedro Filipe da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/19314
Resumo: O presente relatório reporta-se à apresentação e discussão crítica da prática pedagógica desenvolvida em contexto de creche, pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1. CEB), no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), e inclui uma dimensão investigativa acerca de uma temática de grande relevância no âmbito da educação e do desenvolvimento das crianças – a leitura. Reconhece-se que é essencial promover ambientes educativos que estimulem o contacto com a escrita e a leitura, integrando no quotidiano das crianças uma grande variedade de textos, e possibilitando, desse modo, não só o desenvolvimento do prazer de ler e da sensibilidade estética como também o reconhecimento das múltiplas funcionalidades do texto escrito, que se institui como potenciador de aprendizagens diversas. Constituíram-se como objetivos de trabalho e estudo: (i) Caracterizar o tipo de literatura colocada à disposição das crianças, nos contextos da intervenção em PES; (ii) Promover atividades pedagógicas que integrem diversidade de leituras, permitindo às crianças refletir acerca de conteúdos veiculados por obras literárias e obras científicas; (iii) Analisar a reação das crianças perante obras literárias e científicas e os processos de construção de sentido que elas elaboram a partir da leitura dessas obras; (iv) Analisar as perceções e as preferências das crianças acerca das suas práticas de leitura. Ao nível do enquadramento teórico, visa-se um aprofundamento da reflexão acerca das seguintes temáticas: (i) literacia e desenvolvimento de competências literárias; (ii) literacia emergente; (iii) relação entre leitura científica e leitura literária: diálogo possível; (iv) literacia científica em educação de infância e no 1º. ciclo de ensino básico; (v) o caso da literacia literária e científica em Portugal e em Trás-os-Montes; (vi) o espaço da biblioteca como promotor de literacia. Neste relatório, procede-se a uma breve, mas clara, revisão do estado da arte sobre estes tópicos. Caraterizam-se os contextos e valoriza-se a observação e a intervenção no sentido da promoção de aprendizagens literácitas e dá-se ênfase a uma dimensão praxiológica, apresentando e analisando dados recolhidos ao longo do período de intervenção em PES. Procedeu-se à recolha de dados através de diário de bordo; registo fotográfico; questionário e análise documental. Os dados recolhidos evidenciam uma presença pouco significativa de obras de leitura científica nos contextos de educação de infância. A nossa intervenção, porém, permite-nos concluir que, ao abordarmos temas relacionando a leitura literária com a científica, esta é simultaneamente significativa e prazerosa para as crianças. O trabalho descrito e analisado revela como é pedagogicamente enriquecedor trabalhar conteúdos fazendo a referida articulação entre leitura literária e científica.
id RCAP_fedc1f7d31b04423729ed17819886a2f
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19314
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoCrecheEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoLeitura literáriaLeitura científicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório reporta-se à apresentação e discussão crítica da prática pedagógica desenvolvida em contexto de creche, pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1. CEB), no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), e inclui uma dimensão investigativa acerca de uma temática de grande relevância no âmbito da educação e do desenvolvimento das crianças – a leitura. Reconhece-se que é essencial promover ambientes educativos que estimulem o contacto com a escrita e a leitura, integrando no quotidiano das crianças uma grande variedade de textos, e possibilitando, desse modo, não só o desenvolvimento do prazer de ler e da sensibilidade estética como também o reconhecimento das múltiplas funcionalidades do texto escrito, que se institui como potenciador de aprendizagens diversas. Constituíram-se como objetivos de trabalho e estudo: (i) Caracterizar o tipo de literatura colocada à disposição das crianças, nos contextos da intervenção em PES; (ii) Promover atividades pedagógicas que integrem diversidade de leituras, permitindo às crianças refletir acerca de conteúdos veiculados por obras literárias e obras científicas; (iii) Analisar a reação das crianças perante obras literárias e científicas e os processos de construção de sentido que elas elaboram a partir da leitura dessas obras; (iv) Analisar as perceções e as preferências das crianças acerca das suas práticas de leitura. Ao nível do enquadramento teórico, visa-se um aprofundamento da reflexão acerca das seguintes temáticas: (i) literacia e desenvolvimento de competências literárias; (ii) literacia emergente; (iii) relação entre leitura científica e leitura literária: diálogo possível; (iv) literacia científica em educação de infância e no 1º. ciclo de ensino básico; (v) o caso da literacia literária e científica em Portugal e em Trás-os-Montes; (vi) o espaço da biblioteca como promotor de literacia. Neste relatório, procede-se a uma breve, mas clara, revisão do estado da arte sobre estes tópicos. Caraterizam-se os contextos e valoriza-se a observação e a intervenção no sentido da promoção de aprendizagens literácitas e dá-se ênfase a uma dimensão praxiológica, apresentando e analisando dados recolhidos ao longo do período de intervenção em PES. Procedeu-se à recolha de dados através de diário de bordo; registo fotográfico; questionário e análise documental. Os dados recolhidos evidenciam uma presença pouco significativa de obras de leitura científica nos contextos de educação de infância. A nossa intervenção, porém, permite-nos concluir que, ao abordarmos temas relacionando a leitura literária com a científica, esta é simultaneamente significativa e prazerosa para as crianças. O trabalho descrito e analisado revela como é pedagogicamente enriquecedor trabalhar conteúdos fazendo a referida articulação entre leitura literária e científica.This document reports on the presentation and critical discussion of the pedagogical practice developed in the context of nursery, preschool and 1st Cycle of Basic Education (1. CEB), within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice (PES), and includes an investigative dimension on a topic of great relevance in the field of education and development of children – reading. It is recognized that it is essential to promote educational environments that stimulate contact with writing and reading, integrating in children's daily life a wide variety of texts, thus enabling not only the development of reading pleasure and aesthetic sensibility but also the recognition of the multiple functionalities of the written text, which is established as an enhancer of diverse learning. The following were established as work and study objectives: (i) To characterize the type of literature available to children, in the contexts of the PES; (ii) To promote pedagogical activities that integrate diversity of reading, allowing children to reflect on content conveyed by literary works and scientific works; (iii) Analyze the children's reaction to literary and scientific works and the processes of meaning construction that they elaborate from the reading of these works; (iv) Analyze children's perceptions and preferences about their reading practices. At the level of the theoretical framework, it is aimed at deepening the reflection on the following themes: (i) Literacy and development of literary competences; (ii) emerging literacy; (iii) relation between scientific reading and literary reading: possible dialogue; (iv) scientific literacy in childhood education and in the 1st. cycle of basic education; (v) the case of literary and scientific literacy in Portugal and in Trás-os-Montes; (vi) the library space as a promoter of literacy. In this report, there is a brief but clear review of the state of the art on these topics. Contexts are characterized and observation and intervention are promoted in the sense of promoting literacy learning with emphasis placed on a praxisological dimension, presenting and analyzing data collected during the period of intervention in PES. Data were collected by logbook; photographic register; questionnaire and documentary analysis. The collected data show a small presence of scientific reading in the contexts of childhood education. Our intervention, however, allows us to conclude that, when we approach themes related to literary and scientific reading, both are significant and enjoyable for children. The work described and analyzed reveals how it is pedagogically enriching to work on content making the said articulation between literary and scientific reading.Sanches, AngelinaTeixeira, CarlosBiblioteca Digital do IPBPires, Pedro Filipe da Silva2019-05-22T10:16:48Z201820172018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19314TID:202247821porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:59Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:45.102818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Pires, Pedro Filipe da Silva
Creche
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Leitura literária
Leitura científica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Pires, Pedro Filipe da Silva
author_facet Pires, Pedro Filipe da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Angelina
Teixeira, Carlos
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Pedro Filipe da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Leitura literária
Leitura científica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Creche
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Leitura literária
Leitura científica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório reporta-se à apresentação e discussão crítica da prática pedagógica desenvolvida em contexto de creche, pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1. CEB), no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), e inclui uma dimensão investigativa acerca de uma temática de grande relevância no âmbito da educação e do desenvolvimento das crianças – a leitura. Reconhece-se que é essencial promover ambientes educativos que estimulem o contacto com a escrita e a leitura, integrando no quotidiano das crianças uma grande variedade de textos, e possibilitando, desse modo, não só o desenvolvimento do prazer de ler e da sensibilidade estética como também o reconhecimento das múltiplas funcionalidades do texto escrito, que se institui como potenciador de aprendizagens diversas. Constituíram-se como objetivos de trabalho e estudo: (i) Caracterizar o tipo de literatura colocada à disposição das crianças, nos contextos da intervenção em PES; (ii) Promover atividades pedagógicas que integrem diversidade de leituras, permitindo às crianças refletir acerca de conteúdos veiculados por obras literárias e obras científicas; (iii) Analisar a reação das crianças perante obras literárias e científicas e os processos de construção de sentido que elas elaboram a partir da leitura dessas obras; (iv) Analisar as perceções e as preferências das crianças acerca das suas práticas de leitura. Ao nível do enquadramento teórico, visa-se um aprofundamento da reflexão acerca das seguintes temáticas: (i) literacia e desenvolvimento de competências literárias; (ii) literacia emergente; (iii) relação entre leitura científica e leitura literária: diálogo possível; (iv) literacia científica em educação de infância e no 1º. ciclo de ensino básico; (v) o caso da literacia literária e científica em Portugal e em Trás-os-Montes; (vi) o espaço da biblioteca como promotor de literacia. Neste relatório, procede-se a uma breve, mas clara, revisão do estado da arte sobre estes tópicos. Caraterizam-se os contextos e valoriza-se a observação e a intervenção no sentido da promoção de aprendizagens literácitas e dá-se ênfase a uma dimensão praxiológica, apresentando e analisando dados recolhidos ao longo do período de intervenção em PES. Procedeu-se à recolha de dados através de diário de bordo; registo fotográfico; questionário e análise documental. Os dados recolhidos evidenciam uma presença pouco significativa de obras de leitura científica nos contextos de educação de infância. A nossa intervenção, porém, permite-nos concluir que, ao abordarmos temas relacionando a leitura literária com a científica, esta é simultaneamente significativa e prazerosa para as crianças. O trabalho descrito e analisado revela como é pedagogicamente enriquecedor trabalhar conteúdos fazendo a referida articulação entre leitura literária e científica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-05-22T10:16:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/19314
TID:202247821
url http://hdl.handle.net/10198/19314
identifier_str_mv TID:202247821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135361052442624