Intervenção Psicomotora com crianças do Ensino Pré-escolar e do 1ºCEB no Colégio Pedro Arrupe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Bruno Miguel Mértola
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/24532
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Atividade de Aprofundamento de Competências Profissionais, que integra o segundo ano do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da Faculdade de Motricidade Humana. O relatório descreve o estágio que decorreu no Colégio Pedro Arrupe, estando dividido em duas partes. A primeira parte integra a apresentação da instituição, bem como, uma revisão bibliográfica no âmbito do desenvolvimento global da criança, das perturbações do desenvolvimento, mais especificamente a perturbação do espectro do autismo e as perturbações específicas da aprendizagem, e a aprendizagem socioemocional. Consta ainda nesta parte uma abordagem sobre o enquadramento da psicomotricidade e a atuação do Psicomotricista na instituição, e uma reflexão crítica acerta do projeto educativo da mesma. A segunda parte reflete a componente prática desenvolvida durante o período de trabalho no Colégio Pedro Arrupe ao nível do Ensino Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Esta componente contém também a apresentação e uma análise dos estudos de caso em contexto individual e grupal, integrando o processo de avaliação e de intervenção dos mesmos. Assim sendo, o período de estágio possibilitou a integração numa equipa multidisciplinar e a realização de avaliações e intervenções no âmbito de práticas psicomotoras.
id RCAP_6d4a31c118d49e104f309090628acc13
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/24532
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção Psicomotora com crianças do Ensino Pré-escolar e do 1ºCEB no Colégio Pedro ArrupeColégio Pedro ArrupePsicomotricidadeContexto EscolarAprendizagem SocioemocionalPerturbações Específicas de AprendizagemPerturbação do Espectro do AutismoDesenvolvimento Global da CriançaPedro Arrupe CollegePsychomotricitySchool contextSocio and Emotional LearningSpecific Learning DisabilitiesAutism Spectrum DisorderGlobal Child DevelopmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Atividade de Aprofundamento de Competências Profissionais, que integra o segundo ano do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da Faculdade de Motricidade Humana. O relatório descreve o estágio que decorreu no Colégio Pedro Arrupe, estando dividido em duas partes. A primeira parte integra a apresentação da instituição, bem como, uma revisão bibliográfica no âmbito do desenvolvimento global da criança, das perturbações do desenvolvimento, mais especificamente a perturbação do espectro do autismo e as perturbações específicas da aprendizagem, e a aprendizagem socioemocional. Consta ainda nesta parte uma abordagem sobre o enquadramento da psicomotricidade e a atuação do Psicomotricista na instituição, e uma reflexão crítica acerta do projeto educativo da mesma. A segunda parte reflete a componente prática desenvolvida durante o período de trabalho no Colégio Pedro Arrupe ao nível do Ensino Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Esta componente contém também a apresentação e uma análise dos estudos de caso em contexto individual e grupal, integrando o processo de avaliação e de intervenção dos mesmos. Assim sendo, o período de estágio possibilitou a integração numa equipa multidisciplinar e a realização de avaliações e intervenções no âmbito de práticas psicomotoras.This report was developed within the Curricular Unit for the Professional Skills Activity, of the Master’s in Psycomotor Therapy of the Faculdade de Motricidade Humana. The report describes the internship that took place at Colégio Pedro Arrupe, being divided into two parts. The first part includes the presentation of the establishment as well as a literature review about the child's global development, developmental disorders, more specifically the autism spectrum disorder and specific learning disorders, and socioemotional learning. There is also an approach on the psychomotricity framework and the performance of the Psychomotricist in the institution, and a critical reflection about the educational project of the establishment. The second part reflects the practical component developed during the work period at Colégio Pedro Arrupe at the level of Pre-school Education and the 1st Cycle of Basic Education. This component also includes the presentation and analysis of case studies in an individual and group context, integrating their evaluation and intervention process. Therefore, the internship period made it possible to integrate into a multidisciplinary team and carry out evaluations and interventions within the scope of psychomotor practices.Simões, Maria Celeste RochaRepositório da Universidade de LisboaPeres, Bruno Miguel Mértola2022-06-14T17:46:59Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24532TID:203017676porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:33.254853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção Psicomotora com crianças do Ensino Pré-escolar e do 1ºCEB no Colégio Pedro Arrupe
title Intervenção Psicomotora com crianças do Ensino Pré-escolar e do 1ºCEB no Colégio Pedro Arrupe
spellingShingle Intervenção Psicomotora com crianças do Ensino Pré-escolar e do 1ºCEB no Colégio Pedro Arrupe
Peres, Bruno Miguel Mértola
Colégio Pedro Arrupe
Psicomotricidade
Contexto Escolar
Aprendizagem Socioemocional
Perturbações Específicas de Aprendizagem
Perturbação do Espectro do Autismo
Desenvolvimento Global da Criança
Pedro Arrupe College
Psychomotricity
School context
Socio and Emotional Learning
Specific Learning Disabilities
Autism Spectrum Disorder
Global Child Development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Intervenção Psicomotora com crianças do Ensino Pré-escolar e do 1ºCEB no Colégio Pedro Arrupe
title_full Intervenção Psicomotora com crianças do Ensino Pré-escolar e do 1ºCEB no Colégio Pedro Arrupe
title_fullStr Intervenção Psicomotora com crianças do Ensino Pré-escolar e do 1ºCEB no Colégio Pedro Arrupe
title_full_unstemmed Intervenção Psicomotora com crianças do Ensino Pré-escolar e do 1ºCEB no Colégio Pedro Arrupe
title_sort Intervenção Psicomotora com crianças do Ensino Pré-escolar e do 1ºCEB no Colégio Pedro Arrupe
author Peres, Bruno Miguel Mértola
author_facet Peres, Bruno Miguel Mértola
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Maria Celeste Rocha
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Bruno Miguel Mértola
dc.subject.por.fl_str_mv Colégio Pedro Arrupe
Psicomotricidade
Contexto Escolar
Aprendizagem Socioemocional
Perturbações Específicas de Aprendizagem
Perturbação do Espectro do Autismo
Desenvolvimento Global da Criança
Pedro Arrupe College
Psychomotricity
School context
Socio and Emotional Learning
Specific Learning Disabilities
Autism Spectrum Disorder
Global Child Development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Colégio Pedro Arrupe
Psicomotricidade
Contexto Escolar
Aprendizagem Socioemocional
Perturbações Específicas de Aprendizagem
Perturbação do Espectro do Autismo
Desenvolvimento Global da Criança
Pedro Arrupe College
Psychomotricity
School context
Socio and Emotional Learning
Specific Learning Disabilities
Autism Spectrum Disorder
Global Child Development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Atividade de Aprofundamento de Competências Profissionais, que integra o segundo ano do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da Faculdade de Motricidade Humana. O relatório descreve o estágio que decorreu no Colégio Pedro Arrupe, estando dividido em duas partes. A primeira parte integra a apresentação da instituição, bem como, uma revisão bibliográfica no âmbito do desenvolvimento global da criança, das perturbações do desenvolvimento, mais especificamente a perturbação do espectro do autismo e as perturbações específicas da aprendizagem, e a aprendizagem socioemocional. Consta ainda nesta parte uma abordagem sobre o enquadramento da psicomotricidade e a atuação do Psicomotricista na instituição, e uma reflexão crítica acerta do projeto educativo da mesma. A segunda parte reflete a componente prática desenvolvida durante o período de trabalho no Colégio Pedro Arrupe ao nível do Ensino Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Esta componente contém também a apresentação e uma análise dos estudos de caso em contexto individual e grupal, integrando o processo de avaliação e de intervenção dos mesmos. Assim sendo, o período de estágio possibilitou a integração numa equipa multidisciplinar e a realização de avaliações e intervenções no âmbito de práticas psicomotoras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2022-06-14T17:46:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/24532
TID:203017676
url http://hdl.handle.net/10400.5/24532
identifier_str_mv TID:203017676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131179544215552