Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/28155 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Atividade de Aprofundamento de Competências Profissionais pertencente ao segundo ano do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da Faculdade de Motricidade Humana. O relatório faz a descrição do estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe, dividindo-se em três partes. A primeira inclui a apresentação da instituição, assim como uma revisão bibliográfica sobre a intervenção psicomotora em contexto escolar, problemas de comportamento, dificuldades de aprendizagem, dificuldades socioemocionais e, ainda, a aprendizagem socioemocional. É feita também uma abordagem sobre a psicomotricidade e a atuação do psicomotricista na instituição. A segunda parte expõe a componente prática desenvolvida durante o período de estágio no Colégio Pedro Arrupe ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesta é possível encontrar a apresentação e análise do estudo de caso individual que integra o processo de avaliação e de intervenção do mesmo, bem como a apresentação de outros casos acompanhados. Numa parte final está presente um projeto de investigação que teve por base um estudo exploratório para a caracterização das competências socioemocionais dos alunos do 3º e 4º de escolaridade no Colégio Pedro Arrupe no ano letivo 2021/2022. O período de estágio possibilitou a integração numa equipa multidisciplinar e a realização de avaliações e intervenções no âmbito de práticas psicomotoras indo ao encontro dos objetivos do estágio de mestrado em Reabilitação Psicomotora. |
id |
RCAP_c9db8e1002039ab3b010c1da6ac3f8a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28155 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro ArrupeColégio Pedro ArrupeIntervenção PsicomotoraContexto EscolarProblemas de ComportamentoDificuldades de AprendizagemAprendizagem SocioemocionalPedro Arrupe CollegePsychomotor InterventionSchool ContextBehavioural ProblemsLearning DisabilitiesSocioemocional LearningDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Atividade de Aprofundamento de Competências Profissionais pertencente ao segundo ano do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da Faculdade de Motricidade Humana. O relatório faz a descrição do estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe, dividindo-se em três partes. A primeira inclui a apresentação da instituição, assim como uma revisão bibliográfica sobre a intervenção psicomotora em contexto escolar, problemas de comportamento, dificuldades de aprendizagem, dificuldades socioemocionais e, ainda, a aprendizagem socioemocional. É feita também uma abordagem sobre a psicomotricidade e a atuação do psicomotricista na instituição. A segunda parte expõe a componente prática desenvolvida durante o período de estágio no Colégio Pedro Arrupe ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesta é possível encontrar a apresentação e análise do estudo de caso individual que integra o processo de avaliação e de intervenção do mesmo, bem como a apresentação de outros casos acompanhados. Numa parte final está presente um projeto de investigação que teve por base um estudo exploratório para a caracterização das competências socioemocionais dos alunos do 3º e 4º de escolaridade no Colégio Pedro Arrupe no ano letivo 2021/2022. O período de estágio possibilitou a integração numa equipa multidisciplinar e a realização de avaliações e intervenções no âmbito de práticas psicomotoras indo ao encontro dos objetivos do estágio de mestrado em Reabilitação Psicomotora.This report was written within the scope of the curricular unit of the Professional Skills Development Activity, which belongs to the second year of the Master's Degree in Psychomotor Rehabilitation, of the Faculdade de Motricidade Humana. The report describes the internship carried out at Pedro Arrupe College, and is divided into three parts. The first includes a presentation of the institution, as well as a literature review on psychomotor intervention in school settings, behavior problems, learning disabilities social and emotional difficulties, and social and emotional learning. An approach is also made about psychomotricity and the role of the psychomotrician in the institution. The second part exposes the practical component developed during the internship period at Colégio Pedro Arrupe at the level of the 1st cycle of basic education. Here you can find the presentation and analysis of the individual case study that integrates the evaluation and intervention process, as well as the presentation of other cases that were followed. In a final part, we present a research project based on an exploratory study to characterize the socioemotional skills of 3rd and 4th grade students at Pedro Arrupe College in the 2021/2022 school year. The internship period allowed the integration in a multidisciplinary team and the performance of assessments and interventions in psychomotor practices, meeting the objectives of the master's internship in Psychomotor Rehabilitation.Ferreira, Marco Paulo MaiaRepositório da Universidade de LisboaCalado, Ana Catarina Pinto2023-08-22T14:34:51Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28155TID:203342674porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-27T01:32:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:35.495943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe |
title |
Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe |
spellingShingle |
Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe Calado, Ana Catarina Pinto Colégio Pedro Arrupe Intervenção Psicomotora Contexto Escolar Problemas de Comportamento Dificuldades de Aprendizagem Aprendizagem Socioemocional Pedro Arrupe College Psychomotor Intervention School Context Behavioural Problems Learning Disabilities Socioemocional Learning Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas |
title_short |
Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe |
title_full |
Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe |
title_fullStr |
Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe |
title_full_unstemmed |
Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe |
title_sort |
Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe |
author |
Calado, Ana Catarina Pinto |
author_facet |
Calado, Ana Catarina Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Marco Paulo Maia Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calado, Ana Catarina Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colégio Pedro Arrupe Intervenção Psicomotora Contexto Escolar Problemas de Comportamento Dificuldades de Aprendizagem Aprendizagem Socioemocional Pedro Arrupe College Psychomotor Intervention School Context Behavioural Problems Learning Disabilities Socioemocional Learning Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas |
topic |
Colégio Pedro Arrupe Intervenção Psicomotora Contexto Escolar Problemas de Comportamento Dificuldades de Aprendizagem Aprendizagem Socioemocional Pedro Arrupe College Psychomotor Intervention School Context Behavioural Problems Learning Disabilities Socioemocional Learning Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Atividade de Aprofundamento de Competências Profissionais pertencente ao segundo ano do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da Faculdade de Motricidade Humana. O relatório faz a descrição do estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe, dividindo-se em três partes. A primeira inclui a apresentação da instituição, assim como uma revisão bibliográfica sobre a intervenção psicomotora em contexto escolar, problemas de comportamento, dificuldades de aprendizagem, dificuldades socioemocionais e, ainda, a aprendizagem socioemocional. É feita também uma abordagem sobre a psicomotricidade e a atuação do psicomotricista na instituição. A segunda parte expõe a componente prática desenvolvida durante o período de estágio no Colégio Pedro Arrupe ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesta é possível encontrar a apresentação e análise do estudo de caso individual que integra o processo de avaliação e de intervenção do mesmo, bem como a apresentação de outros casos acompanhados. Numa parte final está presente um projeto de investigação que teve por base um estudo exploratório para a caracterização das competências socioemocionais dos alunos do 3º e 4º de escolaridade no Colégio Pedro Arrupe no ano letivo 2021/2022. O período de estágio possibilitou a integração numa equipa multidisciplinar e a realização de avaliações e intervenções no âmbito de práticas psicomotoras indo ao encontro dos objetivos do estágio de mestrado em Reabilitação Psicomotora. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-22T14:34:51Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/28155 TID:203342674 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/28155 |
identifier_str_mv |
TID:203342674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133543507427328 |