Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calado, Ana Catarina Pinto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/28155
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Atividade de Aprofundamento de Competências Profissionais pertencente ao segundo ano do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da Faculdade de Motricidade Humana. O relatório faz a descrição do estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe, dividindo-se em três partes. A primeira inclui a apresentação da instituição, assim como uma revisão bibliográfica sobre a intervenção psicomotora em contexto escolar, problemas de comportamento, dificuldades de aprendizagem, dificuldades socioemocionais e, ainda, a aprendizagem socioemocional. É feita também uma abordagem sobre a psicomotricidade e a atuação do psicomotricista na instituição. A segunda parte expõe a componente prática desenvolvida durante o período de estágio no Colégio Pedro Arrupe ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesta é possível encontrar a apresentação e análise do estudo de caso individual que integra o processo de avaliação e de intervenção do mesmo, bem como a apresentação de outros casos acompanhados. Numa parte final está presente um projeto de investigação que teve por base um estudo exploratório para a caracterização das competências socioemocionais dos alunos do 3º e 4º de escolaridade no Colégio Pedro Arrupe no ano letivo 2021/2022. O período de estágio possibilitou a integração numa equipa multidisciplinar e a realização de avaliações e intervenções no âmbito de práticas psicomotoras indo ao encontro dos objetivos do estágio de mestrado em Reabilitação Psicomotora.
id RCAP_c9db8e1002039ab3b010c1da6ac3f8a2
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28155
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro ArrupeColégio Pedro ArrupeIntervenção PsicomotoraContexto EscolarProblemas de ComportamentoDificuldades de AprendizagemAprendizagem SocioemocionalPedro Arrupe CollegePsychomotor InterventionSchool ContextBehavioural ProblemsLearning DisabilitiesSocioemocional LearningDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Atividade de Aprofundamento de Competências Profissionais pertencente ao segundo ano do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da Faculdade de Motricidade Humana. O relatório faz a descrição do estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe, dividindo-se em três partes. A primeira inclui a apresentação da instituição, assim como uma revisão bibliográfica sobre a intervenção psicomotora em contexto escolar, problemas de comportamento, dificuldades de aprendizagem, dificuldades socioemocionais e, ainda, a aprendizagem socioemocional. É feita também uma abordagem sobre a psicomotricidade e a atuação do psicomotricista na instituição. A segunda parte expõe a componente prática desenvolvida durante o período de estágio no Colégio Pedro Arrupe ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesta é possível encontrar a apresentação e análise do estudo de caso individual que integra o processo de avaliação e de intervenção do mesmo, bem como a apresentação de outros casos acompanhados. Numa parte final está presente um projeto de investigação que teve por base um estudo exploratório para a caracterização das competências socioemocionais dos alunos do 3º e 4º de escolaridade no Colégio Pedro Arrupe no ano letivo 2021/2022. O período de estágio possibilitou a integração numa equipa multidisciplinar e a realização de avaliações e intervenções no âmbito de práticas psicomotoras indo ao encontro dos objetivos do estágio de mestrado em Reabilitação Psicomotora.This report was written within the scope of the curricular unit of the Professional Skills Development Activity, which belongs to the second year of the Master's Degree in Psychomotor Rehabilitation, of the Faculdade de Motricidade Humana. The report describes the internship carried out at Pedro Arrupe College, and is divided into three parts. The first includes a presentation of the institution, as well as a literature review on psychomotor intervention in school settings, behavior problems, learning disabilities social and emotional difficulties, and social and emotional learning. An approach is also made about psychomotricity and the role of the psychomotrician in the institution. The second part exposes the practical component developed during the internship period at Colégio Pedro Arrupe at the level of the 1st cycle of basic education. Here you can find the presentation and analysis of the individual case study that integrates the evaluation and intervention process, as well as the presentation of other cases that were followed. In a final part, we present a research project based on an exploratory study to characterize the socioemotional skills of 3rd and 4th grade students at Pedro Arrupe College in the 2021/2022 school year. The internship period allowed the integration in a multidisciplinary team and the performance of assessments and interventions in psychomotor practices, meeting the objectives of the master's internship in Psychomotor Rehabilitation.Ferreira, Marco Paulo MaiaRepositório da Universidade de LisboaCalado, Ana Catarina Pinto2023-08-22T14:34:51Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28155TID:203342674porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-27T01:32:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:35.495943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe
title Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe
spellingShingle Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe
Calado, Ana Catarina Pinto
Colégio Pedro Arrupe
Intervenção Psicomotora
Contexto Escolar
Problemas de Comportamento
Dificuldades de Aprendizagem
Aprendizagem Socioemocional
Pedro Arrupe College
Psychomotor Intervention
School Context
Behavioural Problems
Learning Disabilities
Socioemocional Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
title_short Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe
title_full Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe
title_fullStr Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe
title_full_unstemmed Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe
title_sort Intervenção Psicomotora com crianças do 1º ciclo no Colégio Pedro Arrupe
author Calado, Ana Catarina Pinto
author_facet Calado, Ana Catarina Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Marco Paulo Maia
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Calado, Ana Catarina Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Colégio Pedro Arrupe
Intervenção Psicomotora
Contexto Escolar
Problemas de Comportamento
Dificuldades de Aprendizagem
Aprendizagem Socioemocional
Pedro Arrupe College
Psychomotor Intervention
School Context
Behavioural Problems
Learning Disabilities
Socioemocional Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
topic Colégio Pedro Arrupe
Intervenção Psicomotora
Contexto Escolar
Problemas de Comportamento
Dificuldades de Aprendizagem
Aprendizagem Socioemocional
Pedro Arrupe College
Psychomotor Intervention
School Context
Behavioural Problems
Learning Disabilities
Socioemocional Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
description O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Atividade de Aprofundamento de Competências Profissionais pertencente ao segundo ano do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da Faculdade de Motricidade Humana. O relatório faz a descrição do estágio realizado no Colégio Pedro Arrupe, dividindo-se em três partes. A primeira inclui a apresentação da instituição, assim como uma revisão bibliográfica sobre a intervenção psicomotora em contexto escolar, problemas de comportamento, dificuldades de aprendizagem, dificuldades socioemocionais e, ainda, a aprendizagem socioemocional. É feita também uma abordagem sobre a psicomotricidade e a atuação do psicomotricista na instituição. A segunda parte expõe a componente prática desenvolvida durante o período de estágio no Colégio Pedro Arrupe ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesta é possível encontrar a apresentação e análise do estudo de caso individual que integra o processo de avaliação e de intervenção do mesmo, bem como a apresentação de outros casos acompanhados. Numa parte final está presente um projeto de investigação que teve por base um estudo exploratório para a caracterização das competências socioemocionais dos alunos do 3º e 4º de escolaridade no Colégio Pedro Arrupe no ano letivo 2021/2022. O período de estágio possibilitou a integração numa equipa multidisciplinar e a realização de avaliações e intervenções no âmbito de práticas psicomotoras indo ao encontro dos objetivos do estágio de mestrado em Reabilitação Psicomotora.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-22T14:34:51Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/28155
TID:203342674
url http://hdl.handle.net/10400.5/28155
identifier_str_mv TID:203342674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133543507427328