A Gestão Flexível do Currículo – Fernando Paulouro Neves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Cristiana Vanessa Amaral
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9704
Resumo: formação de leitores é um conceito/percurso que, ainda que já muito trabalhado, continua a ser importante de estudar, pois os níveis de leitores em Portugal continuam a não ser satisfatórios. O contexto escolar é um dos mais importantes para proporcionar essa mesma formação. Sendo a leitura vista em sala de aula como algo obrigatório, é importante que exista outro contexto que permita aos alunos olhar para a leitura como algo prazeroso. Assim, o Clube de Leitura torna-se um espaço importante para proporcionar aos alunos formas de aprender a gostar da leitura, formando assim os leitores. Aproveitar este espaço para introduzir leituras de escritores da região é uma mais-valia tanto para a expansão das literaturas de margem como para o Clube de Leitura. Assim, no primeiro capítulo procederemos ao enquadramento teórico da gestão flexível do currículo e das escritas de margem, aprofundando também temas como a formação de leitores e o papel da Biblioteca Escolar, temas considerados fundamentais para o estudo do Clube de Leitura e das Literaturas de Margem. No segundo capítulo, procederemos à descrição de todas as componentes constituintes do estágio pedagógico: a escola, o núcleo de estágio, as turmas atribuídas, o trabalho realizado em sala de aula e as atividades fora da sala de aula. No terceiro capítulo, apresentaremos uma proposta pedagógica da obra Fellini na Praça Velha, de Fernando Paulouro Neves no contexto do Clube de Leitura. Por último, no quarto capítulo, analisaremos a aplicação da proposta pedagógica no Clube de Leitura na ESQP.
id RCAP_6d4d79c6b9b5a75202b31caebd83b0e7
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9704
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Gestão Flexível do Currículo – Fernando Paulouro NevesContributo Para o Clube de LeituraClube de LeituraFormação de LeitoresGestão Flexível do CurrículoLiteraturas de MargemDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturasformação de leitores é um conceito/percurso que, ainda que já muito trabalhado, continua a ser importante de estudar, pois os níveis de leitores em Portugal continuam a não ser satisfatórios. O contexto escolar é um dos mais importantes para proporcionar essa mesma formação. Sendo a leitura vista em sala de aula como algo obrigatório, é importante que exista outro contexto que permita aos alunos olhar para a leitura como algo prazeroso. Assim, o Clube de Leitura torna-se um espaço importante para proporcionar aos alunos formas de aprender a gostar da leitura, formando assim os leitores. Aproveitar este espaço para introduzir leituras de escritores da região é uma mais-valia tanto para a expansão das literaturas de margem como para o Clube de Leitura. Assim, no primeiro capítulo procederemos ao enquadramento teórico da gestão flexível do currículo e das escritas de margem, aprofundando também temas como a formação de leitores e o papel da Biblioteca Escolar, temas considerados fundamentais para o estudo do Clube de Leitura e das Literaturas de Margem. No segundo capítulo, procederemos à descrição de todas as componentes constituintes do estágio pedagógico: a escola, o núcleo de estágio, as turmas atribuídas, o trabalho realizado em sala de aula e as atividades fora da sala de aula. No terceiro capítulo, apresentaremos uma proposta pedagógica da obra Fellini na Praça Velha, de Fernando Paulouro Neves no contexto do Clube de Leitura. Por último, no quarto capítulo, analisaremos a aplicação da proposta pedagógica no Clube de Leitura na ESQP.La formación de lectores es un concepto/camino que, aunque sea ya muy trabajado, sigue siendo importante para estudiar, ya que los niveles de lectores en Portugal siguen siendo poco satisfactorios. El contexto escolar es uno de los más importantes para proporcionar esa misma formación. Siendo la lectura vista en el aula como algo obligatorio, es importante que exista otro contexto que permita a los alumnos mirar a la lectura como algo placentero. Por lo tanto, el Club del Libro se convierte en un espacio importante proporcionar a los estudiantes maneras de aprender a disfrutar la lectura, formando así los lectores. Aprovechar este espacio para introducir lecturas de escritores de la región es una plusvalía tanto para la expansión de las literaturas de margen como para el Club de Lectura. Así, en el primer capítulo procederemos al encuadramiento teórico de la gestión flexible del currículo y de las escritas de margen, profundizando también temas como la formación de lectores y el papel de la Biblioteca Escolar, temas considerados fundamentales para el estudio del Club de Lectura y de las Literaturas de Margen. En el segundo capítulo, procederemos a la descripción de todas las componentes constituyentes de la práctica pedagógica: la escuela, el núcleo de prácticas, los grupos atribuidos, el trabajo realizado en aula y las actividades fuera del aula. En el tercero capítulo, presentaremos una propuesta pedagógica de la obra Fellini na Praça Velha, de Fernando Paulouro Neves en el contexto del Club de Lectura. Por último, en el cuarto capítulo, analizaremos la aplicación de la propuesta pedagógica en el Club de Lectura en la ESQP.The development of readers is a concept that, although already much worked, continues to be important to study, because the levels of readers in Portugal are still not satisfactory. The school context is one of the most important to provide this development. With reading seen in the classroom as something obligatory, it is important that there is another context that allows students to look at reading as something pleasurable. Thus, the Reading Club becomes an important space to provide students with ways to learn to enjoy reading, therefore forming readers. Taking benefit of this space to introduce readings of writers of the region is an added value both for the expansion of margin literatures and for the Reading Club. Thus, in the first chapter we will proceed to the theoretical framework of the flexible management of the curriculum and margin writing, also deepening topics such as the formation of readers and the role of the School Library, fundamental themes for the study of Reading Club and Margin Literatures. In the second chapter, we will describe all the constituent components of the pedagogic internship: the school, the internship core, the assigned classes, the work done in the classroom and the activities outside the classroom. In the third chapter, we will present a pedagogical proposal of the book Fellini na Praça Velha, by Fernando Paulouro Neves in the context of the Reading Club. Finally, in the fourth chapter, we will analyse the application of the pedagogical proposal in the Reading Club in ESQP.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumMorgado, Cristiana Vanessa Amaral2021-06-02T00:30:12Z2018-07-162018-06-12018-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9704TID:202356205porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:56Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:48.227989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Gestão Flexível do Currículo – Fernando Paulouro Neves
Contributo Para o Clube de Leitura
title A Gestão Flexível do Currículo – Fernando Paulouro Neves
spellingShingle A Gestão Flexível do Currículo – Fernando Paulouro Neves
Morgado, Cristiana Vanessa Amaral
Clube de Leitura
Formação de Leitores
Gestão Flexível do Currículo
Literaturas de Margem
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A Gestão Flexível do Currículo – Fernando Paulouro Neves
title_full A Gestão Flexível do Currículo – Fernando Paulouro Neves
title_fullStr A Gestão Flexível do Currículo – Fernando Paulouro Neves
title_full_unstemmed A Gestão Flexível do Currículo – Fernando Paulouro Neves
title_sort A Gestão Flexível do Currículo – Fernando Paulouro Neves
author Morgado, Cristiana Vanessa Amaral
author_facet Morgado, Cristiana Vanessa Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, Cristiana Vanessa Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Clube de Leitura
Formação de Leitores
Gestão Flexível do Currículo
Literaturas de Margem
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Clube de Leitura
Formação de Leitores
Gestão Flexível do Currículo
Literaturas de Margem
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description formação de leitores é um conceito/percurso que, ainda que já muito trabalhado, continua a ser importante de estudar, pois os níveis de leitores em Portugal continuam a não ser satisfatórios. O contexto escolar é um dos mais importantes para proporcionar essa mesma formação. Sendo a leitura vista em sala de aula como algo obrigatório, é importante que exista outro contexto que permita aos alunos olhar para a leitura como algo prazeroso. Assim, o Clube de Leitura torna-se um espaço importante para proporcionar aos alunos formas de aprender a gostar da leitura, formando assim os leitores. Aproveitar este espaço para introduzir leituras de escritores da região é uma mais-valia tanto para a expansão das literaturas de margem como para o Clube de Leitura. Assim, no primeiro capítulo procederemos ao enquadramento teórico da gestão flexível do currículo e das escritas de margem, aprofundando também temas como a formação de leitores e o papel da Biblioteca Escolar, temas considerados fundamentais para o estudo do Clube de Leitura e das Literaturas de Margem. No segundo capítulo, procederemos à descrição de todas as componentes constituintes do estágio pedagógico: a escola, o núcleo de estágio, as turmas atribuídas, o trabalho realizado em sala de aula e as atividades fora da sala de aula. No terceiro capítulo, apresentaremos uma proposta pedagógica da obra Fellini na Praça Velha, de Fernando Paulouro Neves no contexto do Clube de Leitura. Por último, no quarto capítulo, analisaremos a aplicação da proposta pedagógica no Clube de Leitura na ESQP.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-16
2018-06-1
2018-07-16T00:00:00Z
2021-06-02T00:30:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9704
TID:202356205
url http://hdl.handle.net/10400.6/9704
identifier_str_mv TID:202356205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136389532483584