A voz dos/as alunos/as de um Agrupamento de Escolas do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Bianor
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gama, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16259
Resumo: Este estudo procurou dar voz aos/às alunos/as de um agrupamento de escolas abrangidas pelo Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) sobre os processos de participação vivenciados e sobre os fatores que dificultam ou promovem as suas aprendizagens. Através desta participação, os/as alunos/as têm a possibilidade de exprimirem as suas opiniões, processo fundamental para a melhoria do processo pedagógico. Seguindo uma metodologia de caráter misto, este trabalho visou a aplicação de um questionário por turma (33 turmas) e a realização de 5 focus group em que participaram 34 delegados/as de turma. A participação dos/as alunos/as na vida escolar parece ser, maioritariamente, de nível simples, uma vez que os/as alunos/as apenas seguem indicações e respondem a estímulos. Já as dificuldades sentidas no processo de aprendizagem parecem resultar de caraterísticas internas ao/à próprio/a aluno/a e ao seu ambiente familiar, mas também a fatores externos, relativos aos processos de ensino e à gestão do currículo.
id RCAP_6d4de87c3e4ae0df3f36f4943988c171
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16259
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A voz dos/as alunos/as de um Agrupamento de Escolas do programa Territórios Educativos de Intervenção PrioritáriaPrograma Territórios Educativos de Intervenção PrioritáriaParticipação das criançasEnsinoAprendizagemEducation action zoneChildren’s participationTeachingLearningEste estudo procurou dar voz aos/às alunos/as de um agrupamento de escolas abrangidas pelo Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) sobre os processos de participação vivenciados e sobre os fatores que dificultam ou promovem as suas aprendizagens. Através desta participação, os/as alunos/as têm a possibilidade de exprimirem as suas opiniões, processo fundamental para a melhoria do processo pedagógico. Seguindo uma metodologia de caráter misto, este trabalho visou a aplicação de um questionário por turma (33 turmas) e a realização de 5 focus group em que participaram 34 delegados/as de turma. A participação dos/as alunos/as na vida escolar parece ser, maioritariamente, de nível simples, uma vez que os/as alunos/as apenas seguem indicações e respondem a estímulos. Já as dificuldades sentidas no processo de aprendizagem parecem resultar de caraterísticas internas ao/à próprio/a aluno/a e ao seu ambiente familiar, mas também a fatores externos, relativos aos processos de ensino e à gestão do currículo.ABSTRACT This study sought to give voice to the students of a Education Action Zone (EAZ) school about the processes of participation and the factors that hinder or promote their learning. Through this participation, students have the opportunity to express their opinions, a fundamental process for improving the pedagogical process. Following a mixed methodology, this work aimed at applying a questionnaire per class (33 classes) and carrying out 5 focus groups in which 34 class delegates participated. The participation of students in school life seems to be, mostly, at a simple level, since students only follow indications and respond to stimuli. The difficulties felt in the learning process, on the other hand, seem to result from internal characteristics of the student and his/her family environment, but also from external factors, related to the teaching processes and curriculum management.RCIPLValente, BianorGama, Ana2023-07-03T07:30:51Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16259porValente, B., & Gama, A.. (2023). A Voz dos/as Alunos/as de um Agrupamento de Escolas do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Educação & Realidade, 48, e12456310.1590/2175-6236124563vs01info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:43Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:49.617995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A voz dos/as alunos/as de um Agrupamento de Escolas do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
title A voz dos/as alunos/as de um Agrupamento de Escolas do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
spellingShingle A voz dos/as alunos/as de um Agrupamento de Escolas do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
Valente, Bianor
Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
Participação das crianças
Ensino
Aprendizagem
Education action zone
Children’s participation
Teaching
Learning
title_short A voz dos/as alunos/as de um Agrupamento de Escolas do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
title_full A voz dos/as alunos/as de um Agrupamento de Escolas do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
title_fullStr A voz dos/as alunos/as de um Agrupamento de Escolas do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
title_full_unstemmed A voz dos/as alunos/as de um Agrupamento de Escolas do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
title_sort A voz dos/as alunos/as de um Agrupamento de Escolas do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
author Valente, Bianor
author_facet Valente, Bianor
Gama, Ana
author_role author
author2 Gama, Ana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Bianor
Gama, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
Participação das crianças
Ensino
Aprendizagem
Education action zone
Children’s participation
Teaching
Learning
topic Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
Participação das crianças
Ensino
Aprendizagem
Education action zone
Children’s participation
Teaching
Learning
description Este estudo procurou dar voz aos/às alunos/as de um agrupamento de escolas abrangidas pelo Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) sobre os processos de participação vivenciados e sobre os fatores que dificultam ou promovem as suas aprendizagens. Através desta participação, os/as alunos/as têm a possibilidade de exprimirem as suas opiniões, processo fundamental para a melhoria do processo pedagógico. Seguindo uma metodologia de caráter misto, este trabalho visou a aplicação de um questionário por turma (33 turmas) e a realização de 5 focus group em que participaram 34 delegados/as de turma. A participação dos/as alunos/as na vida escolar parece ser, maioritariamente, de nível simples, uma vez que os/as alunos/as apenas seguem indicações e respondem a estímulos. Já as dificuldades sentidas no processo de aprendizagem parecem resultar de caraterísticas internas ao/à próprio/a aluno/a e ao seu ambiente familiar, mas também a fatores externos, relativos aos processos de ensino e à gestão do currículo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-03T07:30:51Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16259
url http://hdl.handle.net/10400.21/16259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Valente, B., & Gama, A.. (2023). A Voz dos/as Alunos/as de um Agrupamento de Escolas do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Educação & Realidade, 48, e124563
10.1590/2175-6236124563vs01
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133510563266560