A aprendizagem em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: a visão dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, José Matias
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Palmeirão, Cristina, Trigo, Luísa Ribeiro, Cabral, Ilídia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17191
Resumo: O que faz aprender mais os alunos com perfis de desempenho diferenciado? O que prejudica a sua aprendizagem? Que efeitos tem a variável género e estatuto socioeconómico no desempenho dos alunos? Estas foram as questões-chave de partida de um estudo exploratório realizado em vinte e um Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) na região Norte. Foi aplicado um questionário aberto constituído por sete questões de natureza sociodemográfi ca (ano de escolaridade, turma, idade, sexo, habilitações do pai e da mãe e pessoas com quem vive) e duas questões de investigação “abertas” que pretendiam que o aluno respondente elaborasse uma frase ou um pequeno texto com cerca de 100 palavras onde referisse (1) Na sala de aula as situações onde aprendo mais são; (2) Na sala de aula as situações onde aprendo menos são. Responderam 695 alunos do 5.º e do 7.º anos de escolaridade, durante o ano letivo 2012-2013. Os principais resultados revelam que há uma desigualdade de género no sucesso escolar (os rapazes têm piores desempenhos), que o capital social e cultural tem impacto expressivo no sucesso dos alunos, que os modos de ensinar dos professores têm uma vital importância na perceção de aprendizagem dos alunos, que os modos de estar na sala de aula tem um impacto expressivo nas difi culdades de aprendizagem e que as características e comportamentos dos alunos desempenham também um papel signifi cativo na (não) aprendizagem, sobretudo no caso dos alunos com perfi s de desempenho mais baixos.
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