Utilização de canções tradicionais portuguesas em aulas de formação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ausenda Simões
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17923
Resumo: A Prática de Ensino Supervisionada (PES) aqui relatada foi realizada ao longo do ano letivo de 2015/2016, no âmbito do mestrado em Ensino de Música na variante de Formação Musical. Nela foram envolvidas duas turmas de 4º grau e duas turmas de 1º grau de Formação Musical pertencentes ao Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian (CMACG). Esta dissertação consiste na seleção e utilização de canções de música tradicional portuguesa em contexto de aula, ou seja, enquanto ferramenta destinada à promoção da aprendizagem musical no âmbito da disciplina de Formação Musical. Paralelamente à grande finalidade do trabalho empreendido, que consiste no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem da música no contexto curricular existente através de reportório do cancioneiro tradicional português, houve uma vontade em suscitar o interesse e curiosidade dos alunos pelo património cultural e musical português, conectando-os quer com alguns exemplos de recolhas documentadas, quer com projetos e práticas existentes. Tendo em conta a investigação que nos é solicitada no âmbito de P.E.S, o presente trabalho enquadra-se num modelo de ação e intervenção educativa tendo em vista sobretudo a construção e a aplicação de materiais e ferramentas didáticas em sala de aula. A pesquisa, fundamentação e sistematização do tema no contexto de algumas problemáticas de natureza etnomusicológica e pedagógica constituem o respetivo enquadramento teórico. Além das aulas lecionadas, o estágio envolveu a organização e produção de várias atividades extracurriculares de natureza informativa e performativa tais como workshops e uma exposição realizada em conjunto com os alunos de 4º grau de Formação Musical, atividades estas, relacionadas com a minha componente de investigação.
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spelling Utilização de canções tradicionais portuguesas em aulas de formação musicalEducação musicalCançõesEstratégias de ensino - MúsicaA Prática de Ensino Supervisionada (PES) aqui relatada foi realizada ao longo do ano letivo de 2015/2016, no âmbito do mestrado em Ensino de Música na variante de Formação Musical. Nela foram envolvidas duas turmas de 4º grau e duas turmas de 1º grau de Formação Musical pertencentes ao Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian (CMACG). Esta dissertação consiste na seleção e utilização de canções de música tradicional portuguesa em contexto de aula, ou seja, enquanto ferramenta destinada à promoção da aprendizagem musical no âmbito da disciplina de Formação Musical. Paralelamente à grande finalidade do trabalho empreendido, que consiste no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem da música no contexto curricular existente através de reportório do cancioneiro tradicional português, houve uma vontade em suscitar o interesse e curiosidade dos alunos pelo património cultural e musical português, conectando-os quer com alguns exemplos de recolhas documentadas, quer com projetos e práticas existentes. Tendo em conta a investigação que nos é solicitada no âmbito de P.E.S, o presente trabalho enquadra-se num modelo de ação e intervenção educativa tendo em vista sobretudo a construção e a aplicação de materiais e ferramentas didáticas em sala de aula. A pesquisa, fundamentação e sistematização do tema no contexto de algumas problemáticas de natureza etnomusicológica e pedagógica constituem o respetivo enquadramento teórico. Além das aulas lecionadas, o estágio envolveu a organização e produção de várias atividades extracurriculares de natureza informativa e performativa tais como workshops e uma exposição realizada em conjunto com os alunos de 4º grau de Formação Musical, atividades estas, relacionadas com a minha componente de investigação.The Practice of Supervised Teaching (PST) related here was conducted throughout the 2015/2016 academic year, as part of the masters’ programme in Music Education, namely the strand of Music Theory, comprising two 4th grade classes and two 1st grade classes in Music Theory, at the Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian (CMACG). This dissertation consists of the selection and use of traditional Portuguese songs in a classroom context, as a tool for promoting music learning within the discipline of Music Theory. In parallel with the overall aim of this research, which comprises the development of processes of teaching and learning music in a curricular context based on a traditional Portuguese song repertoire, was the desire to promote the students’ interest and curiosity about cultural patrimony and Portuguese music, connecting them through examples of documented collections or with projects and existing practices. Taking into account the research to be undertaken during PST, this research lies within a model of educational action and intervention, particularly focusing on the construction and the application of teaching tools and materials for the classroom. The research, the rationale and the systematization of the theme in the context of questions relating to ethnomusicology and pedagogy constitute the respective theoretical framework. Apart from the taught classes, the PST involved the organization and the realization of various performative and informative extra-curricular activities - such as workshops and an exhibition produced in conjunction with 4th grade music theory students – which are related to my research component.Universidade de Aveiro2017-06-22T12:34:00Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17923TID:201933748porDias, Ausenda Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:06Zoai:ria.ua.pt:10773/17923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:50.260111Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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