As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagote

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Cláudia Filipa Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17221
Resumo: O presente projecto educativo tem como objectivo a concepção de uma ferramenta pedagógica a ser utilizada no início do estudo do fagote. Após recolha e selecção de canções tradicionalmente reconhecidas pelas crianças, sejam elas parte integrante do património musical nacional ou internacional, criou-se um livro com vinte peças. Esta colectânea encontra-se organizada por tessitura e complexidade, sendo que as tonalidades foram escolhidas com o intuito de proporcionar uma melhor aprendizagem de diversas dedilhações do fagote. De forma a encorajar e estimular o estudo deste instrumento, quer na sala de aula quer em casa, foram concebidos acompanhamentos de piano e um CD com play-along tornando este projecto ainda mais enriquecedor.
id RCAP_fb33b694cdf7fef47fcf3724e3f6e859
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17221
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagoteEnsino de músicaFagote - EnsinoCanções para criançasO presente projecto educativo tem como objectivo a concepção de uma ferramenta pedagógica a ser utilizada no início do estudo do fagote. Após recolha e selecção de canções tradicionalmente reconhecidas pelas crianças, sejam elas parte integrante do património musical nacional ou internacional, criou-se um livro com vinte peças. Esta colectânea encontra-se organizada por tessitura e complexidade, sendo que as tonalidades foram escolhidas com o intuito de proporcionar uma melhor aprendizagem de diversas dedilhações do fagote. De forma a encorajar e estimular o estudo deste instrumento, quer na sala de aula quer em casa, foram concebidos acompanhamentos de piano e um CD com play-along tornando este projecto ainda mais enriquecedor.The aim of this educational project is the building of a pedagogical tool to be used in the beginning of the learning of the musical instrument bassoon. This book with twenty plays was created after a selection and a collection of songs in which children are traditionally familiar with, whether being from national or international heritage. This collection is organized according to tessitura and levels of complexity, and the objective of these musical tonalities’ choice is to provide a better learning system of the various bassoon struts. In order to encourage and to stimulate the learning of this instrument either in the classroom or at home, some piano accompaniments have been designed, as well as a play-along CD that is part of this book, which enriches this project.Universidade de Aveiro2017-04-07T13:33:32Z2016-10-27T00:00:00Z2016-10-272018-10-21T13:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17221porTorres, Cláudia Filipa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:57Zoai:ria.ua.pt:10773/17221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:26.130169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagote
title As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagote
spellingShingle As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagote
Torres, Cláudia Filipa Pereira
Ensino de música
Fagote - Ensino
Canções para crianças
title_short As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagote
title_full As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagote
title_fullStr As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagote
title_full_unstemmed As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagote
title_sort As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagote
author Torres, Cláudia Filipa Pereira
author_facet Torres, Cláudia Filipa Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Cláudia Filipa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Fagote - Ensino
Canções para crianças
topic Ensino de música
Fagote - Ensino
Canções para crianças
description O presente projecto educativo tem como objectivo a concepção de uma ferramenta pedagógica a ser utilizada no início do estudo do fagote. Após recolha e selecção de canções tradicionalmente reconhecidas pelas crianças, sejam elas parte integrante do património musical nacional ou internacional, criou-se um livro com vinte peças. Esta colectânea encontra-se organizada por tessitura e complexidade, sendo que as tonalidades foram escolhidas com o intuito de proporcionar uma melhor aprendizagem de diversas dedilhações do fagote. De forma a encorajar e estimular o estudo deste instrumento, quer na sala de aula quer em casa, foram concebidos acompanhamentos de piano e um CD com play-along tornando este projecto ainda mais enriquecedor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-27T00:00:00Z
2016-10-27
2017-04-07T13:33:32Z
2018-10-21T13:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17221
url http://hdl.handle.net/10773/17221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137574511443968