Mudam-se os tempos? Mudem-se as vontades!: publicidade em dias covidianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, José
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76653
Resumo: A publicidade é uma atividade evidenciadora dos mais relevantes pulsares sociais, mostrando, com bastante fidelidade, as correntes e as pressões que, em determinada situação, perpassam por uma sociedade. Procurando ilustrar esta realidade, este texto tentará demonstrar como a publicidade não só se adaptou mas também aproveitou as novas vivências dos tempos da pandemia. Parte-se da perspetiva de que há, basicamente, neste processo de adaptação, três tipos de produtos que parecem implicar três tipos de estratégias diferentes: novos produtos que a pandemia fez nascer; produtos já existentes a que a pandemia pode potenciar um grande crescimento; produtos existentes que não cresceram com a pandemia, mas que tiveram de se adequar aos novos tempos para continuarem com a mesma importância. Defendendo que é nesta última tipologia de adequação que estão os processos mais criativos, analisaremos, como exemplo da adequação de uma campanha publicitária aos tempos COVID, o anúncio de Natal 2020 da cadeia de hipermercados Continente. Quer as linhas mestras a atingir pela campanha, quer as estratégias comunicativas evidenciam como a publicidade consegue navegar nos mares da pandemia.
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spelling Mudam-se os tempos? Mudem-se as vontades!: publicidade em dias covidianosDo times change? Change wills!: advertising in covidian daysPublicidade e perceções sociaisPublicidade e estratégias comunicativasEstereótiposCOVID-19Humanidades::Línguas e LiteraturasA publicidade é uma atividade evidenciadora dos mais relevantes pulsares sociais, mostrando, com bastante fidelidade, as correntes e as pressões que, em determinada situação, perpassam por uma sociedade. Procurando ilustrar esta realidade, este texto tentará demonstrar como a publicidade não só se adaptou mas também aproveitou as novas vivências dos tempos da pandemia. Parte-se da perspetiva de que há, basicamente, neste processo de adaptação, três tipos de produtos que parecem implicar três tipos de estratégias diferentes: novos produtos que a pandemia fez nascer; produtos já existentes a que a pandemia pode potenciar um grande crescimento; produtos existentes que não cresceram com a pandemia, mas que tiveram de se adequar aos novos tempos para continuarem com a mesma importância. Defendendo que é nesta última tipologia de adequação que estão os processos mais criativos, analisaremos, como exemplo da adequação de uma campanha publicitária aos tempos COVID, o anúncio de Natal 2020 da cadeia de hipermercados Continente. Quer as linhas mestras a atingir pela campanha, quer as estratégias comunicativas evidenciam como a publicidade consegue navegar nos mares da pandemia.Advertising is an activity that allows you to see the most important social changes with great accuracy, showing the ideas and pressures that, in a given situation, go through a society. This text will try to illustrate this reality, showing how advertising took advantage of the new experiences of the pandemic times. We start with the perspective that there are, basically, in this adaptation process, three types of products that seem to imply three different types of strategies: new products that the pandemic gave birth to; existing products that the pandemic can enhance; existing products that did not grow with the pandemic, but that need to adapt to the new times to continue with the same importance. Defending that it is in this last type of adequacy that we can find the most creative processes, we will analyze the Christmas 2020 announcement of the hypermarket company Continente as an example of the adequacy of an advertising campaign to the COVID times. Both the guidelines to be reached by the campaign and the communication strategies show how advertising manages to navigate the seas of the pandemic.Instituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Comunicação SocialUniversidade do MinhoTeixeira, José2021-06-232021-06-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76653porTeixeira, José (2021). Mudam-se os tempos? Mudem-se as vontades!:publicidade em dias covidianos, Comunicação Pública, Vol.16 nº 30 (2021,pp. 1-20, Escola Superior de Comunicação Social1646-14792183-2269https://journals.openedition.org/cp/11694info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:39:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:39:25Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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