Contributo para a validação do instrumento de medição documental para verificar o nível de literacia em saúde específica para o COVID-19 para a população portuguesa de diretores e coordenadores de escolas/instituições escolares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RICARDO, Edgar Agostinho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/159137
Resumo: Introdução: A pandemia pelo SARS-CoV-2 trouxe consequências negativas para os diversos sectores da sociedade e a necessidade de adaptação a uma nova realidade. No caso concreto da educação, as escolas foram confrontadas com um regime de aulas presenciais e por via telemática e os responsáveis pela coordenação de atividades e da gestão escolar tiveram de se reinventar. Sabe-se que os diretores das escolas com maiores níveis de literacia em saúde (LS) são os que mais contribuem para a promoção da saúde e prevenção da doença nas organizações escolares. Durante este período da pandemia, surgiram diversos estudos sobre literacia em saúde na área clínica, mas no sector da educação a investigação é escassa, principalmente no que concerne à literacia em saúde relacionada com a COVID-19 dos diretores e coordenadores de escolas/estabelecimento do ensino básico e secundário. Objetivo: este estudo visa contribuir para validação de uma escala sobre a literacia em saúde para a COVID-19 (HLS-COVID-Q22) na população portuguesa de diretores e coordenadores de escolas/ instituições escolares. Método: Estudo observacional, transversal, descritivo, metodológico. O instrumento HLS-COVID-Q22 foi traduzido de inglês para português e posteriormente retrovertido e adaptado à realidade do contexto português. O processo de validação do instrumento HLS-COVID-Q22 teve como base a caracterização psicométrica, onde a fidelidade foi analisada através da onsistência interna com recurso ao coeficiente de Alfa de Cronbach e a validade, através da análise fatorial de acordo com a regra de Kaiser, rotação ortogonal do tipo varimax. Para além da análise das características psicométricas do instrumento, descreveram-se as variáveis nominais através de cálculos de frequências e as variáveis quantitativas com base no cálculo de medidas de tendência central e dispersão. A análise estatística foi feita através do Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 28.0. O estudo teve parecer positivo da Comissão de Ética do IHMT (Parecer do Comité de Ética IHMT ITQB 15.22 15/07/2022). Resultados: Participaram do estudo 106 diretores e coordenadores de escolas/ instituições escolares portuguesas, dos quais apenas 54 responderam à totalidade do questionário, sendo maioritariamente mulheres (n=30, 55,6%). O instrumento foi considerado consistente e com potencialidade de recolher variáveis capazes de contribuir para identificar os níveis de literacia em saúde relacionada com a COVID-19. A consistência interna do instrumento calculada com recurso de alfa de Cronbach foi elevada (α=0,97). A extração de fatores com recurso a análise de componentes principais, rotação varimax, resultou em três dimensões que explicavam uma variabilidade total dos dados originais de 72,7%. Enquanto a extração fixando quatro dimensões explicavam variabilidade total dos dados originais de 77,3%. Discussão: Os resultados da validação das dimensões do presente estudo apontaram para valores satisfatórios, contudo, as estruturas fatoriais não coincidiram com as estruturas do estudo original, apesar da proximidade do significado das dimensões. No que se refere aos itens que saturavam em cada fator, as soluções fatoriais carecem de um estudo amplo para interpretação dos mesmos. Conclusão: Este estudo da validade de um instrumento de literacia em saúde relacionada com a COVID-19 em diretores de agrupamentos, pode potenciar a investigação neste domínio, recorrendo a um instrumento válido. Outros estudos que analisam a validade e fidelidade deste instrumento em diferentes grupos populacionais e locais são necessários. O questionário validado permite medir os níveis de literacia de um grupo com um importante papel na formação de crianças e jovens e, desta forma, melhorar o desenho de programas de intervenção para promover a literacia em saúde quer para os agentes educativos, quer para as crianças e jovens.
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spelling Contributo para a validação do instrumento de medição documental para verificar o nível de literacia em saúde específica para o COVID-19 para a população portuguesa de diretores e coordenadores de escolas/instituições escolares.Saúde públicaPandemia pelo Sars-Co-2COVID-19PsicometriaLiteracia em saúdeDomínio/Área Científica::Ciências MédicasIntrodução: A pandemia pelo SARS-CoV-2 trouxe consequências negativas para os diversos sectores da sociedade e a necessidade de adaptação a uma nova realidade. No caso concreto da educação, as escolas foram confrontadas com um regime de aulas presenciais e por via telemática e os responsáveis pela coordenação de atividades e da gestão escolar tiveram de se reinventar. Sabe-se que os diretores das escolas com maiores níveis de literacia em saúde (LS) são os que mais contribuem para a promoção da saúde e prevenção da doença nas organizações escolares. Durante este período da pandemia, surgiram diversos estudos sobre literacia em saúde na área clínica, mas no sector da educação a investigação é escassa, principalmente no que concerne à literacia em saúde relacionada com a COVID-19 dos diretores e coordenadores de escolas/estabelecimento do ensino básico e secundário. Objetivo: este estudo visa contribuir para validação de uma escala sobre a literacia em saúde para a COVID-19 (HLS-COVID-Q22) na população portuguesa de diretores e coordenadores de escolas/ instituições escolares. Método: Estudo observacional, transversal, descritivo, metodológico. O instrumento HLS-COVID-Q22 foi traduzido de inglês para português e posteriormente retrovertido e adaptado à realidade do contexto português. O processo de validação do instrumento HLS-COVID-Q22 teve como base a caracterização psicométrica, onde a fidelidade foi analisada através da onsistência interna com recurso ao coeficiente de Alfa de Cronbach e a validade, através da análise fatorial de acordo com a regra de Kaiser, rotação ortogonal do tipo varimax. Para além da análise das características psicométricas do instrumento, descreveram-se as variáveis nominais através de cálculos de frequências e as variáveis quantitativas com base no cálculo de medidas de tendência central e dispersão. A análise estatística foi feita através do Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 28.0. O estudo teve parecer positivo da Comissão de Ética do IHMT (Parecer do Comité de Ética IHMT ITQB 15.22 15/07/2022). Resultados: Participaram do estudo 106 diretores e coordenadores de escolas/ instituições escolares portuguesas, dos quais apenas 54 responderam à totalidade do questionário, sendo maioritariamente mulheres (n=30, 55,6%). O instrumento foi considerado consistente e com potencialidade de recolher variáveis capazes de contribuir para identificar os níveis de literacia em saúde relacionada com a COVID-19. A consistência interna do instrumento calculada com recurso de alfa de Cronbach foi elevada (α=0,97). A extração de fatores com recurso a análise de componentes principais, rotação varimax, resultou em três dimensões que explicavam uma variabilidade total dos dados originais de 72,7%. Enquanto a extração fixando quatro dimensões explicavam variabilidade total dos dados originais de 77,3%. Discussão: Os resultados da validação das dimensões do presente estudo apontaram para valores satisfatórios, contudo, as estruturas fatoriais não coincidiram com as estruturas do estudo original, apesar da proximidade do significado das dimensões. No que se refere aos itens que saturavam em cada fator, as soluções fatoriais carecem de um estudo amplo para interpretação dos mesmos. Conclusão: Este estudo da validade de um instrumento de literacia em saúde relacionada com a COVID-19 em diretores de agrupamentos, pode potenciar a investigação neste domínio, recorrendo a um instrumento válido. Outros estudos que analisam a validade e fidelidade deste instrumento em diferentes grupos populacionais e locais são necessários. O questionário validado permite medir os níveis de literacia de um grupo com um importante papel na formação de crianças e jovens e, desta forma, melhorar o desenho de programas de intervenção para promover a literacia em saúde quer para os agentes educativos, quer para as crianças e jovens.ABSTRACT Introduction: The SARS-CoV-2 pandemic has brought negative consequences for the various sectors of society and the need to adapt to a new reality. In the case of education schools were confronted with a regime of face-to-face and telematic classes and those responsible for coordinating activities and school management had to reinvent themselves. It is known that the school principals with higher levels of health literacy (HL) are the ones who make the greatest contributions to health promotion and disease prevention within school organizations. During this period of the pandemic, numerous studies have emerged focusing on clinical health literacy. However, research in the education sector, particularly concerning COVID-19-related health literacy of primary and secondary schools, school principals and coordinators, remains scarce. Objective: this study aims to contribute to the validation of a scale on health literacy about COVID-19 (HLS-COVID-Q22) in the Portuguese population of principals and coordinators of schools/school institutions. Method: This is a cross-sectional observational descriptive methodological study. The study included 106 principals and coordinators of Portuguese schools/educational institutions, of which only 54 answered the entire questionnaire, most of them women (n=30, 55,6%). The questionnaire was translated and later retroverted and adapted to the reality of the Portuguese context. The validation process of the HLS-COVID-Q22 instrument was based on psychometric characterization, where fidelity was performed through internal consistency using Cronbach's alpha coefficient and validity, through factor analysis according to Kaiser's rule, orthogonal rotation of the Varimax type. In addition to this analysis, nominal variables were described through frequency calculations and quantitative variables based on the calculation of measures of central tendency and dispersion. Statistical analysis was performed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) version 28.0. The study was approved by the Ethics Committee of the IHMT (Opinion of the Ethics Committee IHMT-ITQB 15.22 15/07/2022). Results: The instrument is considered consistent and has the potential to collect variables capable of contributing to explain the levels of health literacy specific to COVID-19. The internal consistency of the instrument calculated with the use of Cronbach's alpha "was high" 0,97. The extraction of factors using principal component analysis, varimax rotation, resulted in three dimensions that explained a total variability of the original data of 72,7%. While the extraction fixing four dimensions explained total variability of the original data of 77,3%.Discussion: The results of the validation of the dimensions in that study pointed to satisfactory values, however, the factorial structures did not coincide with the structures of the original study, despite the proximity of the meaning of the dimensions, with regard to the items that saturated in each factor, the factorial solutions lack a broad study for their interpretation. Conclusion: This study of the validity of a health literacy instrument related to COVID 19 in cluster principals school may enhance research in this field using a valid instrument. Further studies examining the validity and reliability of this instrument in different population groups and locations are needed. The validated questionnaire allows measuring the literacy levels of a group with an important role in the education of children and young people and thus improving the design of intervention programs to promote health literacy for both educational agents and children and young people.ROSÁRIO, Helena Rafaela V.FRONTEIRA, InêsRUNRICARDO, Edgar Agostinho2023-10-21T18:46:22Z2023-072023-072023-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/159137TID:203371100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:41:36Zoai:run.unl.pt:10362/159137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:57:25.357872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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