O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cândida
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cardoso, Ana Paula, Rocha, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/3590
Resumo: Esta investigação visa perceber se o trabalho de grupo poderá ser uma estratégia potenciadora de integração curricular o 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Para isso, efetuou-se uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, a uma amostra de 43 professores do 1.º CEB a lecionarem em turmas de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu (Portugal). Os dados revelam que os docentes atribuem grande importância à metodologia de trabalho de grupo, mas utilizam-na com uma frequência variável, na sua prática letiva, em sala de aula. Indicam também o trabalho de grupo como estratégia bastante utilizada para proceder à integração curricular. Todavia, são identificados alguns obstáculos a esta prática, sugerindo mudanças na organização escolar e nas atividades letivas dos professores.
id RCAP_6d67e28fbeef6878a0a3d1d817846add
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3590
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básicoIntegração curricularTrabalho de grupo1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)ProfessoresCurriculum integrationteachersgroup work1st cycle of basic education (1st CBE)Esta investigação visa perceber se o trabalho de grupo poderá ser uma estratégia potenciadora de integração curricular o 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Para isso, efetuou-se uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, a uma amostra de 43 professores do 1.º CEB a lecionarem em turmas de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu (Portugal). Os dados revelam que os docentes atribuem grande importância à metodologia de trabalho de grupo, mas utilizam-na com uma frequência variável, na sua prática letiva, em sala de aula. Indicam também o trabalho de grupo como estratégia bastante utilizada para proceder à integração curricular. Todavia, são identificados alguns obstáculos a esta prática, sugerindo mudanças na organização escolar e nas atividades letivas dos professores.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPereira, CândidaCardoso, Ana PaulaRocha, João2017-01-03T13:33:49Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/3590porPereira, C., Cardoso, A. P., & Rocha, J. (2015). O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico. Saber & Educar (Perspetivas Didáticas e Metodológicas no Ensino Básico), 20, 224-233.1647-2144info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:55Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:38.047242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico
title O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico
Pereira, Cândida
Integração curricular
Trabalho de grupo
1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)
Professores
Curriculum integration
teachers
group work
1st cycle of basic education (1st CBE)
title_short O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico
title_full O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico
title_sort O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico
author Pereira, Cândida
author_facet Pereira, Cândida
Cardoso, Ana Paula
Rocha, João
author_role author
author2 Cardoso, Ana Paula
Rocha, João
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cândida
Cardoso, Ana Paula
Rocha, João
dc.subject.por.fl_str_mv Integração curricular
Trabalho de grupo
1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)
Professores
Curriculum integration
teachers
group work
1st cycle of basic education (1st CBE)
topic Integração curricular
Trabalho de grupo
1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)
Professores
Curriculum integration
teachers
group work
1st cycle of basic education (1st CBE)
description Esta investigação visa perceber se o trabalho de grupo poderá ser uma estratégia potenciadora de integração curricular o 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Para isso, efetuou-se uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, a uma amostra de 43 professores do 1.º CEB a lecionarem em turmas de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu (Portugal). Os dados revelam que os docentes atribuem grande importância à metodologia de trabalho de grupo, mas utilizam-na com uma frequência variável, na sua prática letiva, em sala de aula. Indicam também o trabalho de grupo como estratégia bastante utilizada para proceder à integração curricular. Todavia, são identificados alguns obstáculos a esta prática, sugerindo mudanças na organização escolar e nas atividades letivas dos professores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-01-03T13:33:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/3590
url http://hdl.handle.net/10400.19/3590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, C., Cardoso, A. P., & Rocha, J. (2015). O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico. Saber & Educar (Perspetivas Didáticas e Metodológicas no Ensino Básico), 20, 224-233.
1647-2144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130894309523456