O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/3590 |
Resumo: | Esta investigação visa perceber se o trabalho de grupo poderá ser uma estratégia potenciadora de integração curricular o 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Para isso, efetuou-se uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, a uma amostra de 43 professores do 1.º CEB a lecionarem em turmas de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu (Portugal). Os dados revelam que os docentes atribuem grande importância à metodologia de trabalho de grupo, mas utilizam-na com uma frequência variável, na sua prática letiva, em sala de aula. Indicam também o trabalho de grupo como estratégia bastante utilizada para proceder à integração curricular. Todavia, são identificados alguns obstáculos a esta prática, sugerindo mudanças na organização escolar e nas atividades letivas dos professores. |
id |
RCAP_6d67e28fbeef6878a0a3d1d817846add |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3590 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básicoIntegração curricularTrabalho de grupo1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)ProfessoresCurriculum integrationteachersgroup work1st cycle of basic education (1st CBE)Esta investigação visa perceber se o trabalho de grupo poderá ser uma estratégia potenciadora de integração curricular o 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Para isso, efetuou-se uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, a uma amostra de 43 professores do 1.º CEB a lecionarem em turmas de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu (Portugal). Os dados revelam que os docentes atribuem grande importância à metodologia de trabalho de grupo, mas utilizam-na com uma frequência variável, na sua prática letiva, em sala de aula. Indicam também o trabalho de grupo como estratégia bastante utilizada para proceder à integração curricular. Todavia, são identificados alguns obstáculos a esta prática, sugerindo mudanças na organização escolar e nas atividades letivas dos professores.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPereira, CândidaCardoso, Ana PaulaRocha, João2017-01-03T13:33:49Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/3590porPereira, C., Cardoso, A. P., & Rocha, J. (2015). O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico. Saber & Educar (Perspetivas Didáticas e Metodológicas no Ensino Básico), 20, 224-233.1647-2144info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:55Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:38.047242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico |
title |
O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico Pereira, Cândida Integração curricular Trabalho de grupo 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) Professores Curriculum integration teachers group work 1st cycle of basic education (1st CBE) |
title_short |
O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico |
title_full |
O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico |
title_sort |
O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico |
author |
Pereira, Cândida |
author_facet |
Pereira, Cândida Cardoso, Ana Paula Rocha, João |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Ana Paula Rocha, João |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Cândida Cardoso, Ana Paula Rocha, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integração curricular Trabalho de grupo 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) Professores Curriculum integration teachers group work 1st cycle of basic education (1st CBE) |
topic |
Integração curricular Trabalho de grupo 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) Professores Curriculum integration teachers group work 1st cycle of basic education (1st CBE) |
description |
Esta investigação visa perceber se o trabalho de grupo poderá ser uma estratégia potenciadora de integração curricular o 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Para isso, efetuou-se uma investigação de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, a uma amostra de 43 professores do 1.º CEB a lecionarem em turmas de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu (Portugal). Os dados revelam que os docentes atribuem grande importância à metodologia de trabalho de grupo, mas utilizam-na com uma frequência variável, na sua prática letiva, em sala de aula. Indicam também o trabalho de grupo como estratégia bastante utilizada para proceder à integração curricular. Todavia, são identificados alguns obstáculos a esta prática, sugerindo mudanças na organização escolar e nas atividades letivas dos professores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2017-01-03T13:33:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/3590 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/3590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pereira, C., Cardoso, A. P., & Rocha, J. (2015). O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico. Saber & Educar (Perspetivas Didáticas e Metodológicas no Ensino Básico), 20, 224-233. 1647-2144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130894309523456 |