A interdisciplinaridade e um Projeto de acantonamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Joana Carvalho Lopes Osório
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15777
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_bef6390e2e6eb8529f4cc0eade9b34bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15777
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A interdisciplinaridade e um Projeto de acantonamentoInterdisciplinaridadeIntegração curricularTrabalho por Projetos1.º CEBTrabalho de campo.InterdisciplinaryCurriculum integrationProject work1st cycle of basic educationField workRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo, integra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), no mestrado de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa e está dividido em duas partes. A primeira corresponde à descrição sintética das práticas pedagógicas desenvolvidas na intervenção do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e do 2.º CEB, respetivamente; e uma comparação crítica entre ambas. A segunda parte destina-se à apresentação de um estudo que tem como tema: A interdisciplinaridade e um projeto de acantonamento. O estudo visa analisar a interdisciplinaridade através do Trabalho por Projetos e para tal, pretende: i) refletir sobre a interdisciplinaridade no Trabalho por Projeto; ii) reconhecer a presença e a pertinência das competências das diferentes áreas curriculares integradas no Trabalho por Projeto e iii) compreender a importância das saídas escolares (trabalho de campo) no Trabalho por Projetos interdisciplinares. Para o concretizar foi realizada uma investigação-ação no contexto educativo em que decorreu a PES II. Com o recurso a técnicas como as notas de campo, a entrevista Focus Group e uma grelha de competências recolheram-se os dados que, posteriormente, foram analisados através das técnicas de análise de conteúdo e de análise documental. Os resultados do estudo refletem as perceções dos alunos em relação aos objetivos suprarreferidos e, neste sentido, pode afirmar-se que todos os grupos identificaram vantagens em trabalhar as diferentes áreas curriculares de forma integrada, ainda que, nos diferentes projetos o contributo das mesmas não tenha sido igual, visto que os temas eram diferentes. As competências de cada disciplina também tiveram graus de pertinência diferente entre os Projetos. Como as tarefas foram distribuídas dentro de cada grupo de trabalho, o desenvolvimento de competências dentro de cada área foi realizado de modo distinto, o que se refletiu no grau de pertinência referido pelos alunos, no final do projeto. Em suma, a integração curricular é uma prática a privilegiar, caso seja feita com significado e intencionalidade, uma vez que esta se caracteriza por ser um “meio” de trabalho e não um “fim”.ABSTRACT The present study is part of the curricular unit Supervised Teaching Practice II, in the Master's of Education of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, at Escola Superior de Educação in Lisbon and is divided into two parts. The first corresponds to the synthetic description of the pedagogical practices developed in the intervention of the 1st CEB and the 2nd CEB, respectively; and a critical comparison between them. The second part is intended to present a study that has as its theme “Interdisciplinary and a Cantonment Project”. The study aims to analyze interdisciplinary through work-project and, to this end, intends to: i) reflect on interdisciplinary in each project work; ii) recognize the presence and relevance of the competences of the different curricular areas integrated in each work-project and iii) understand the importance of school outputs (field work) in interdisciplinary work-project. In order to achieve this, an action-research was carried out in the educational context in which the PES II took place and, through techniques such as direct participant observation, field notes and focus group interviews, data were collected that were later analyzed through document analysis and content analysis techniques. The results of the study reflect the students' perceptions about the relation to the aforementioned objectives and, in this sense, it can be said that all groups identified an advantage in working the different curricular areas in an integrated way, although, in the different projects, their contribution did not was the same, since the themes were different. The competences of each discipline also had different degrees of relevance between projects, and even within the same working group. As the tasks were distributed within each work group, the development of competences within each area were carried out differently, which was reflected in the degree of relevance reported by the students at the end of the project. In short, curricular integration is a practice to be privileged, if it is done with meaning and intentionality, since it is characterized by being a “means” of work and not an “end”.Mestre, LuísRCIPLNunes, Joana Carvalho Lopes Osório2023-03-09T09:37:17Z2022-07-192022-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15777TID:203194543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:23.515488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade e um Projeto de acantonamento
title A interdisciplinaridade e um Projeto de acantonamento
spellingShingle A interdisciplinaridade e um Projeto de acantonamento
Nunes, Joana Carvalho Lopes Osório
Interdisciplinaridade
Integração curricular
Trabalho por Projetos
1.º CEB
Trabalho de campo.
Interdisciplinary
Curriculum integration
Project work
1st cycle of basic education
Field work
title_short A interdisciplinaridade e um Projeto de acantonamento
title_full A interdisciplinaridade e um Projeto de acantonamento
title_fullStr A interdisciplinaridade e um Projeto de acantonamento
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade e um Projeto de acantonamento
title_sort A interdisciplinaridade e um Projeto de acantonamento
author Nunes, Joana Carvalho Lopes Osório
author_facet Nunes, Joana Carvalho Lopes Osório
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mestre, Luís
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Joana Carvalho Lopes Osório
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Integração curricular
Trabalho por Projetos
1.º CEB
Trabalho de campo.
Interdisciplinary
Curriculum integration
Project work
1st cycle of basic education
Field work
topic Interdisciplinaridade
Integração curricular
Trabalho por Projetos
1.º CEB
Trabalho de campo.
Interdisciplinary
Curriculum integration
Project work
1st cycle of basic education
Field work
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-19
2022-07-19T00:00:00Z
2023-03-09T09:37:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15777
TID:203194543
url http://hdl.handle.net/10400.21/15777
identifier_str_mv TID:203194543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506721284096