Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Rita do Nascimento
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/74246
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_6d9490edf8cfabb49a07d54b261ac1b9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74246
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, BrasilSurvey on the educational use of mobile, devices in the context of Children's Education, in an administrative region of the Federal District, BrazilEducação infantilDispositivos móveisTecnologias de informação e comunicaçãoEarly childhood educationInformation and communication technologiesMobile devicesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)O crescimento das áreas de conexão à internet e o seu uso contínuo, têm permitido às pessoas passarem mais tempo conectadas, tornando o uso das tecnologias algo onipresente. Imersas nesta sociedade contemporânea informatizada, encontram-se as crianças pequenas que, cada vez mais digitais, fazem uso dos dispositivos móveis precocemente (Harrison & McTavish,2016; SBP,2019). No entanto, no contexto da Educação Infantil, a utilização de recursos tecnológicos ainda se depara com a discussão sobre o uso de tecnologia pelos pequenos. Diante dessa realidade, das crianças pequenas se encontrarem inseridas em uma sociedade contemporânea digital, surgiu a questão de investigação desta pesquisa: como os dispositivos móveis estão sendo utilizados em contexto educacional da Educação Infantil por crianças pequenas? Para responder a esta questão, foram propostos três objetivos específicos: i) identificar as percepções dos professores sobre aprendizagem com dispositivos móveis; ii) enunciar as condições de trabalho e recursos utilizados pelos professores para inserir dispositivos móveis no contexto educativo; e iii) constatar se os professores incorporam aos seus planejamentos pedagógicos os conhecimentos prévios das crianças pequenas, adquiridos em contexto não escolar, por meio de dispositivos móveis. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o levantamento, por permitir conhecer a prática pedagógica de um determinado grupo de professores, no caso desta pesquisa, um grupo de professores da Educação Infantil, em uma região administrativa do Distrito Federal, no Brasil. O questionário foi o instrumento selecionado para a recolha de dados. A partir dos resultados, concluiu-se que o uso dos dispositivos móveis estava centrado no fazer pedagógico dos professores, em especial, o uso do smartphone; que os docentes consideravam que os dispositivos móveis podem auxiliar na promoção da socialização e do ato do brincar; e o uso dos mesmos, no fazer pedagógico, não se limita apenas à habilidade social que o professor já apresenta.The growth in the areas of internet connection and its continuous use, has allowed people to spend more time connected, making the use of technologies somewhat ubiquitous. Immersed in this contemporary computerized society, we find young children who, increasingly digital, make use of mobile devices early (Harrison & McTavish,2016; SBP,2019). However, in the context of Early Childhood Education, the use of technological resources is still faced with the discussion about the use of technology by the little ones. Faced with this reality, young children find themselves inserted in a contemporary digital society, the question of this research arose: how are mobile devices being used in the educational context of Early Childhood Education by young children? To answer this question, three specific objectives were proposed: i) identify teachers' perceptions about learning with mobile devices; ii) state the working conditions and resources used by teachers to insert mobile devices in the educational context; and iii) verify whether teachers incorporate the prior knowledge of young children into their pedagogical plans, acquired in a non-school context, through mobile devices. The methodology used in this research was the survey, in order to know the pedagogical practice of a certain group of teachers. In this case, a group of teachers of Early Childhood Education in an administrative region of the Federal District, in Brazil. The questionnaire was the instrument selected for data collection. From the results, it was concluded that the use of mobile devices was centered on the teachers' pedagogical practice, in particular, the use of the smartphone; those teachers considered that mobile devices can assist in promoting socialization and the act of playing; and the use of them, in teaching, is not limited only to the social skill that the teacher already has.Osório, António JoséUniversidade do MinhoCunha, Ana Rita do Nascimento20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74246por202720446info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:16.446249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasil
Survey on the educational use of mobile, devices in the context of Children's Education, in an administrative region of the Federal District, Brazil
title Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasil
spellingShingle Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasil
Cunha, Ana Rita do Nascimento
Educação infantil
Dispositivos móveis
Tecnologias de informação e comunicação
Early childhood education
Information and communication technologies
Mobile devices
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasil
title_full Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasil
title_fullStr Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasil
title_full_unstemmed Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasil
title_sort Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasil
author Cunha, Ana Rita do Nascimento
author_facet Cunha, Ana Rita do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osório, António José
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Ana Rita do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Dispositivos móveis
Tecnologias de informação e comunicação
Early childhood education
Information and communication technologies
Mobile devices
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação infantil
Dispositivos móveis
Tecnologias de informação e comunicação
Early childhood education
Information and communication technologies
Mobile devices
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/74246
url http://hdl.handle.net/1822/74246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202720446
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132557615300608