Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/74246 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
id |
RCAP_6d9490edf8cfabb49a07d54b261ac1b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74246 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, BrasilSurvey on the educational use of mobile, devices in the context of Children's Education, in an administrative region of the Federal District, BrazilEducação infantilDispositivos móveisTecnologias de informação e comunicaçãoEarly childhood educationInformation and communication technologiesMobile devicesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)O crescimento das áreas de conexão à internet e o seu uso contínuo, têm permitido às pessoas passarem mais tempo conectadas, tornando o uso das tecnologias algo onipresente. Imersas nesta sociedade contemporânea informatizada, encontram-se as crianças pequenas que, cada vez mais digitais, fazem uso dos dispositivos móveis precocemente (Harrison & McTavish,2016; SBP,2019). No entanto, no contexto da Educação Infantil, a utilização de recursos tecnológicos ainda se depara com a discussão sobre o uso de tecnologia pelos pequenos. Diante dessa realidade, das crianças pequenas se encontrarem inseridas em uma sociedade contemporânea digital, surgiu a questão de investigação desta pesquisa: como os dispositivos móveis estão sendo utilizados em contexto educacional da Educação Infantil por crianças pequenas? Para responder a esta questão, foram propostos três objetivos específicos: i) identificar as percepções dos professores sobre aprendizagem com dispositivos móveis; ii) enunciar as condições de trabalho e recursos utilizados pelos professores para inserir dispositivos móveis no contexto educativo; e iii) constatar se os professores incorporam aos seus planejamentos pedagógicos os conhecimentos prévios das crianças pequenas, adquiridos em contexto não escolar, por meio de dispositivos móveis. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o levantamento, por permitir conhecer a prática pedagógica de um determinado grupo de professores, no caso desta pesquisa, um grupo de professores da Educação Infantil, em uma região administrativa do Distrito Federal, no Brasil. O questionário foi o instrumento selecionado para a recolha de dados. A partir dos resultados, concluiu-se que o uso dos dispositivos móveis estava centrado no fazer pedagógico dos professores, em especial, o uso do smartphone; que os docentes consideravam que os dispositivos móveis podem auxiliar na promoção da socialização e do ato do brincar; e o uso dos mesmos, no fazer pedagógico, não se limita apenas à habilidade social que o professor já apresenta.The growth in the areas of internet connection and its continuous use, has allowed people to spend more time connected, making the use of technologies somewhat ubiquitous. Immersed in this contemporary computerized society, we find young children who, increasingly digital, make use of mobile devices early (Harrison & McTavish,2016; SBP,2019). However, in the context of Early Childhood Education, the use of technological resources is still faced with the discussion about the use of technology by the little ones. Faced with this reality, young children find themselves inserted in a contemporary digital society, the question of this research arose: how are mobile devices being used in the educational context of Early Childhood Education by young children? To answer this question, three specific objectives were proposed: i) identify teachers' perceptions about learning with mobile devices; ii) state the working conditions and resources used by teachers to insert mobile devices in the educational context; and iii) verify whether teachers incorporate the prior knowledge of young children into their pedagogical plans, acquired in a non-school context, through mobile devices. The methodology used in this research was the survey, in order to know the pedagogical practice of a certain group of teachers. In this case, a group of teachers of Early Childhood Education in an administrative region of the Federal District, in Brazil. The questionnaire was the instrument selected for data collection. From the results, it was concluded that the use of mobile devices was centered on the teachers' pedagogical practice, in particular, the use of the smartphone; those teachers considered that mobile devices can assist in promoting socialization and the act of playing; and the use of them, in teaching, is not limited only to the social skill that the teacher already has.Osório, António JoséUniversidade do MinhoCunha, Ana Rita do Nascimento20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74246por202720446info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:16.446249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasil Survey on the educational use of mobile, devices in the context of Children's Education, in an administrative region of the Federal District, Brazil |
title |
Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasil |
spellingShingle |
Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasil Cunha, Ana Rita do Nascimento Educação infantil Dispositivos móveis Tecnologias de informação e comunicação Early childhood education Information and communication technologies Mobile devices Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasil |
title_full |
Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasil |
title_fullStr |
Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasil |
title_full_unstemmed |
Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasil |
title_sort |
Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasil |
author |
Cunha, Ana Rita do Nascimento |
author_facet |
Cunha, Ana Rita do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Osório, António José Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Ana Rita do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Dispositivos móveis Tecnologias de informação e comunicação Early childhood education Information and communication technologies Mobile devices Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação infantil Dispositivos móveis Tecnologias de informação e comunicação Early childhood education Information and communication technologies Mobile devices Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/74246 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/74246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202720446 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132557615300608 |