A utilização de ArcGis StoryMaps no Ensino da Geografia de 9º Ano do 3º Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Alexandre Miguel Matos Capela Campos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/153408
Resumo: Este relatório resulta da prática de ensino supervisionada (PES) integrada no Mestrado em Ensino de Geografia, no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, sobre a utilização dos StoryMaps em sala de aula. O trabalho desenvolvido promoveu a utilização da aplicação StoryMaps da Esri na construção de materiais pelo docente e pelos alunos para promover o desenvolvimento de competências e conhecimento geográfico em sala de aula. O principal objetivo do trabalho desenvolvido é demonstrar a utilidade deste tipo de aplicações na promoção da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das Tecnologias de Informação Geográfica (TIG) no desenvolvimento de competências nos alunos, sob a orientação do docente, de modo que estes desenvolvam conhecimento e realizem aprendizagens significativas. A prática de ensino supervisionada decorreu na Escola dos Salesianos do Estoril, no Concelho de Cascais numa turma de 9º ano e numa turma de 10º ano, tendo a utilização destas ferramentas sido apenas aplicada na turma de 9º ano. Neste relatório é apresentado um enquadramento teórico baseado na importância das TIC e das TIG, e de como os StoryMaps são uma ferramenta que realiza uma utilização conjunta destas duas tecnologias. Apresenta-se também a aplicação dos StoryMaps em sala de aula, além da forma como os discentes foram orientados na sua utilização e os resultados obtidos.
id RCAP_6dbad14c7337b47aed469368d2d6e4b5
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/153408
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de ArcGis StoryMaps no Ensino da Geografia de 9º Ano do 3º CicloStoryMapsTICTIGGeografiaMapasConhecimentoAprendizagens essenciaisGeographyMapsKnowledgeEssential LearningsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e SocialDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório resulta da prática de ensino supervisionada (PES) integrada no Mestrado em Ensino de Geografia, no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, sobre a utilização dos StoryMaps em sala de aula. O trabalho desenvolvido promoveu a utilização da aplicação StoryMaps da Esri na construção de materiais pelo docente e pelos alunos para promover o desenvolvimento de competências e conhecimento geográfico em sala de aula. O principal objetivo do trabalho desenvolvido é demonstrar a utilidade deste tipo de aplicações na promoção da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das Tecnologias de Informação Geográfica (TIG) no desenvolvimento de competências nos alunos, sob a orientação do docente, de modo que estes desenvolvam conhecimento e realizem aprendizagens significativas. A prática de ensino supervisionada decorreu na Escola dos Salesianos do Estoril, no Concelho de Cascais numa turma de 9º ano e numa turma de 10º ano, tendo a utilização destas ferramentas sido apenas aplicada na turma de 9º ano. Neste relatório é apresentado um enquadramento teórico baseado na importância das TIC e das TIG, e de como os StoryMaps são uma ferramenta que realiza uma utilização conjunta destas duas tecnologias. Apresenta-se também a aplicação dos StoryMaps em sala de aula, além da forma como os discentes foram orientados na sua utilização e os resultados obtidos.The report results from the supervised teaching practice (STP) integrated in the Master in Geography Teaching, in the Lower Secondary Education and in Upper Secondary Education, on the use of StoryMaps in the classroom. The work developed promoted the use of Esri's StoryMaps application in the construction of materials by the teacher and students to promote the development of skills and geographic knowledge in the classroom. The main objective of the work developed is to demonstrate the usefulness of this type of applications in promoting the use of Information and Communication Technologies (ICT) and Geographic Information Technologies (GIT) in the development of skills in students, under the guidance of the teacher, in so that they develop knowledge and carry out significant learning. The supervised teaching practice took place at Salesianos do Estoril - Escola, in the Municipality of Cascais, in a 9th grade class and a 10th grade class, and the use of these tools was only applied in the 9th grade class. This report presents a theoretical framework based on the importance of ICT and GIT, and how StoryMaps are a tool that makes a joint use of these two technologies. The application of StoryMaps in the classroom is also presented, as well as the way in which the students were guided in their use and the results obtained.Fiel, Elisabete Maria Bailadeira AmiguinhoJulião, Rui Pedro de Sousa Pereira MonteiroRUNLeandro, Alexandre Miguel Matos Capela Campos2023-06-01T17:28:14Z2022-11-142022-09-302022-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/153408TID:203105990porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:35:57Zoai:run.unl.pt:10362/153408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:16.827941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de ArcGis StoryMaps no Ensino da Geografia de 9º Ano do 3º Ciclo
title A utilização de ArcGis StoryMaps no Ensino da Geografia de 9º Ano do 3º Ciclo
spellingShingle A utilização de ArcGis StoryMaps no Ensino da Geografia de 9º Ano do 3º Ciclo
Leandro, Alexandre Miguel Matos Capela Campos
StoryMaps
TIC
TIG
Geografia
Mapas
Conhecimento
Aprendizagens essenciais
Geography
Maps
Knowledge
Essential Learnings
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A utilização de ArcGis StoryMaps no Ensino da Geografia de 9º Ano do 3º Ciclo
title_full A utilização de ArcGis StoryMaps no Ensino da Geografia de 9º Ano do 3º Ciclo
title_fullStr A utilização de ArcGis StoryMaps no Ensino da Geografia de 9º Ano do 3º Ciclo
title_full_unstemmed A utilização de ArcGis StoryMaps no Ensino da Geografia de 9º Ano do 3º Ciclo
title_sort A utilização de ArcGis StoryMaps no Ensino da Geografia de 9º Ano do 3º Ciclo
author Leandro, Alexandre Miguel Matos Capela Campos
author_facet Leandro, Alexandre Miguel Matos Capela Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiel, Elisabete Maria Bailadeira Amiguinho
Julião, Rui Pedro de Sousa Pereira Monteiro
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro, Alexandre Miguel Matos Capela Campos
dc.subject.por.fl_str_mv StoryMaps
TIC
TIG
Geografia
Mapas
Conhecimento
Aprendizagens essenciais
Geography
Maps
Knowledge
Essential Learnings
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic StoryMaps
TIC
TIG
Geografia
Mapas
Conhecimento
Aprendizagens essenciais
Geography
Maps
Knowledge
Essential Learnings
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório resulta da prática de ensino supervisionada (PES) integrada no Mestrado em Ensino de Geografia, no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, sobre a utilização dos StoryMaps em sala de aula. O trabalho desenvolvido promoveu a utilização da aplicação StoryMaps da Esri na construção de materiais pelo docente e pelos alunos para promover o desenvolvimento de competências e conhecimento geográfico em sala de aula. O principal objetivo do trabalho desenvolvido é demonstrar a utilidade deste tipo de aplicações na promoção da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das Tecnologias de Informação Geográfica (TIG) no desenvolvimento de competências nos alunos, sob a orientação do docente, de modo que estes desenvolvam conhecimento e realizem aprendizagens significativas. A prática de ensino supervisionada decorreu na Escola dos Salesianos do Estoril, no Concelho de Cascais numa turma de 9º ano e numa turma de 10º ano, tendo a utilização destas ferramentas sido apenas aplicada na turma de 9º ano. Neste relatório é apresentado um enquadramento teórico baseado na importância das TIC e das TIG, e de como os StoryMaps são uma ferramenta que realiza uma utilização conjunta destas duas tecnologias. Apresenta-se também a aplicação dos StoryMaps em sala de aula, além da forma como os discentes foram orientados na sua utilização e os resultados obtidos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-14
2022-09-30
2022-11-14T00:00:00Z
2023-06-01T17:28:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/153408
TID:203105990
url http://hdl.handle.net/10362/153408
identifier_str_mv TID:203105990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138140161572864