Competências de avaliação, intervenção e investigação em psicologia clínica e da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Renata Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2637
Resumo: Esta dissertação surge no âmbito curricular do ciclo de estudos conducente à obtenção do grau de Mestre em Psicologia, pela Universidade da Beira Interior (Covilhã) no ano lectivo 2007/2008. Assim, com este documento pretende-se apresentar e demonstrar toda a aquisição feita ao longo da formação académica, nomeadamente a comunicação da aprendizagem de competências adquiridas ao nível da investigação, avaliação e intervenção psicológica. De igual modo, estas componentes tiveram a sua aplicabilidade no âmbito do Estágio Curricular 2006/2007 no Serviço de Neuropsicologia do Centro Hospitalar Cova da Beira, sob a orientação directa e no local do Professor Doutor Luis Maia. De seguida são apresentadas as competências relacionadas com a avaliação e intervenção psicológica, desenvolvidas no Relatório de Estágio e Seminário de Intervenção que representam um contributo relevante para a área do conhecimento em que se integram a apresentação teoricamente fundamentada de casos específicos, bem como a exposição da respectiva avaliação e acompanhamento clínico de alguns dos diversos casos clínicos inerentes ao Estágio curricular. Particularmente, as competências de intervenção estão expostas primeiramente com um caso clínico que serviu de suporte ao Seminário de Intervenção em Psicologia Clínica e da Saúde 2006/2007 e, posteriormente, com a apresentação dos respectivos planos terapêuticos desenvolvidos de forma idiossincrática a cada utente em função da avalição clínica realizada previamente. De referir que as competências de investigação envolvem a delimitação do objecto de estudo, a selecção fundamentada das metodologias para a sua abordagem, a recolha de informação e bibliografia pertinente, a concepção de uma hipótese de trabalho, a implementação de um trabalho teórico e/ou empírico, e a análise crítica dos resultados obtidos. Neste sentido, apresenta-se o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito do Seminário de Investigação, subordinado ao tema “Avaliação das Funções Cognitivas, do Humor e da Qualidade de Vida na Epilepsia”, sob a orientação do Professor Doutor Luis Maia. Trata-se de um trabalho de investigação de carácter exploratório e comparativo, que pretende estudar, analisar e comparar os rendimentos neuropsicológicos bem como a qualidade de vida em pacientes diagnosticados com Epilepsia e sujeitos normativos, com idades compreendidas entre os 13 e 60 anos, de diferentes níveis educacionais. Através da administração de instrumentos como as Escalas de Memória e Processos Intelectuais da versão portuguesa experimental da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Luria-Nebraska (Adultos), Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC-III), Questionário de Avaliação da Qualidade de Vida na Epilepsia (QOLIE-31 e QOLIE-AD-48, versão para adultos, crianças e adolescentes, respectivamente), Questionário da Qualidade de Vida em sujeitos normativos (WHOQOL-Abreviado, versão portuguesa), Mini Mental State Examination, Figura Complexa de Rey, Inventário de Avaliação Clínica da Depressão e Inventário de Depressão para Crianças.
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De seguida são apresentadas as competências relacionadas com a avaliação e intervenção psicológica, desenvolvidas no Relatório de Estágio e Seminário de Intervenção que representam um contributo relevante para a área do conhecimento em que se integram a apresentação teoricamente fundamentada de casos específicos, bem como a exposição da respectiva avaliação e acompanhamento clínico de alguns dos diversos casos clínicos inerentes ao Estágio curricular. Particularmente, as competências de intervenção estão expostas primeiramente com um caso clínico que serviu de suporte ao Seminário de Intervenção em Psicologia Clínica e da Saúde 2006/2007 e, posteriormente, com a apresentação dos respectivos planos terapêuticos desenvolvidos de forma idiossincrática a cada utente em função da avalição clínica realizada previamente. De referir que as competências de investigação envolvem a delimitação do objecto de estudo, a selecção fundamentada das metodologias para a sua abordagem, a recolha de informação e bibliografia pertinente, a concepção de uma hipótese de trabalho, a implementação de um trabalho teórico e/ou empírico, e a análise crítica dos resultados obtidos. Neste sentido, apresenta-se o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito do Seminário de Investigação, subordinado ao tema “Avaliação das Funções Cognitivas, do Humor e da Qualidade de Vida na Epilepsia”, sob a orientação do Professor Doutor Luis Maia. Trata-se de um trabalho de investigação de carácter exploratório e comparativo, que pretende estudar, analisar e comparar os rendimentos neuropsicológicos bem como a qualidade de vida em pacientes diagnosticados com Epilepsia e sujeitos normativos, com idades compreendidas entre os 13 e 60 anos, de diferentes níveis educacionais. Através da administração de instrumentos como as Escalas de Memória e Processos Intelectuais da versão portuguesa experimental da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Luria-Nebraska (Adultos), Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC-III), Questionário de Avaliação da Qualidade de Vida na Epilepsia (QOLIE-31 e QOLIE-AD-48, versão para adultos, crianças e adolescentes, respectivamente), Questionário da Qualidade de Vida em sujeitos normativos (WHOQOL-Abreviado, versão portuguesa), Mini Mental State Examination, Figura Complexa de Rey, Inventário de Avaliação Clínica da Depressão e Inventário de Depressão para Crianças.This thesis comes out in the curriculum dominion of the cycle of studies that conduct to the acquisition of the degree of Master in Psychology, by Beira Interior University (Covilhã) in the school year 2007/2008. Thus, this document intends to present and demonstrate all the acquisition made a long the academic graduation, namely the communication of the learning of acquired abilities even with the research, evaluation and psychological mediation. These components were also pertinent in the Curricular Stage Training 2006/2007 in the Neuropsychology Service of Hospital Center Cova da Beira, under the direction and in locus by Professor Doctor Luis Maia. Next they are presented the abilities related to the evaluation and psychological mediation, developed in the Training Report and Mediation Seminary that represent an important fax to the knowledge subject where the presentation of specific cases theoretically based, as well as the exposition of respective evaluation and clinical attendance of some of several clinical cases related to the Curricular Training. Particularly, the abilities of Mediation are exposed first with a clinical case that has served as support to the Mediation Seminary in Clinical Psychology and of Health 2006/2007 and, afterwards, with the presentation of respective therapeutic plans improved in a idiosyncrasy way to each patient in terms of the clinical evaluation previously achieved. In relation the Research Abilities they include the demarcation of the object of study, the based selection of methodology to its approach, the collection of data and relevant bibliography, the conception of one assumption of work, the implement of a theoretical work and/or practical, and the critical analysis of the obtained results. Thus, it is presented the work of the research, improved in the Research Seminary, dependent on the theme “Evaluation of Cognitive Functions, of Humor and of the Quality of Life in Epilepsy”, under the direction of Professor Doctor Luis Maia. It is about a work of research of exploratory and comparative feature that intends to study, analyze and compare the neuropsychological profits as well as the quality of life in patients whose diagnosis is Epilepsy and being normative subjects, between 13 and 60 years old, of different educational levels. Through the administration of tools like Scales of Memory and Intellectual Processes of the Portuguese experimental translation of the Battery of Neuropsychological Evaluation of Luria-Nebraska (Grown-up), Scale of Intelligence of Wechsler for children (WISC-III), Questionnaire of Evaluation of Quality of Life in Epilepsy (QOLIE-31 and QOLIE-AD-48, version for Grown-up, Children and Teenagers, respectively), Questionnaire of Quality of Life in normative subjects (WHOQOL – Abbreviated, Portuguese version), Mini Mental State Examination, Complex Figure of Rey, Inventory of Clinical Evaluation of the Depression and Inventory of Depression for Children.Maia, Luís Alberto Coelho RebelouBibliorumLeite, Renata Santos2014-11-14T15:45:35Z200820082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2637porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:46Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2637Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:15.891933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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