Comunicação da aprendizagem das competências adquiridas ao nível da investigação, avaliação e intervenção psicológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Jaclin’ Elaine Semedo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2638
Resumo: O documento seguinte surge no âmbito curricular do ciclo de estudos conducente à obtenção do título de Mestre em Psicologia, na Universidade da Beira Interior (Covilhã) no ano lectivo 2007/2008. De acordo com o Ponto 2 do Artigo 3º do Regulamento do Grau de Mestre da Universidade da Beira Interior, a título excepcional, e durante o período de transição, os titulares de uma Licenciatura em Psicologia de 5 (cinco) anos da Universidade da Beira Interior beneficiaram, a seu pedido, de um bónus qualitativo que lhes permitiu aceder à equivalência das disciplinas de 1º ano, sendo, então, possível inscrever-se no 2º ano do 2º Ciclo, em conformidade com os princípios do Acordo de Bolonha, que regem o Ensino Superior actual em Portugal, dandolhes então, posteriormente, o estatuto de Mestre. Neste sentido, este documento tem como principal objectivo permitir ao aluno Licenciado apresentar e demonstrar toda a aquisição feita ao longo dos anos de formação académica, sendo este a comunicação da aprendizagem das competências adquiridas ao nível da investigação, avaliação e intervenção psicológicas. De referir que os componentes que constituem este trabalho final foram desenvolvidos no âmbito do 5º ano curricular da Licenciatura em Psicologia Clínica e da Saúde. Em primeiro lugar, as competências de investigação envolvem uma delimitação do objecto de estudo, a selecção fundamentada das metodologias para a sua abordagem, a recolha de informação e bibliografia pertinentes, a concepção de uma hipótese de trabalho, a implementação de um trabalho teórico e/ou empírico, e a análise crítica dos resultados obtidos. Apresenta-se, então, o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito do Seminário de Investigação, subordinado ao tema “Burnout, Depressão e Expectativas de Controlo: Estudo Comparativo entre os Profissionais de Saúde do Serviço de Consulta Externa e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) ”, que pretende avaliar os níveis de burnout, depressão e expectativas e estabelecer uma comparação entre duas populações/amostras diferentes. De seguida apresentam-se as competências relacionadas com a actuação aos níveis da avaliação e intervenção psicológica, expostas no Relatório de Estágio e Seminário de Intervenção que representam em primeiro lugar um contributo relevante para a área do conhecimento em que se integram e que abrangem a apresentação de casos específicos, bem como a exposição dos resultados da prática clínica alcançados ao longo do Estágio Curricular, desempenhado no 5º ano curricular da Licenciatura em Psicologia Clínica e da Saúde. Neste sentido a componente de avaliação tem como principal objectivo apresentar, todas as actividades desempenhadas ao longo do Estágio Curricular e Profissional, representando todo o percurso curricular e profissional que decorreu no Serviço de Nutrição e Actividade Física (SNAF), do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), Covilhã, sob a orientação directa do Professor Doutor Luís Maia. Finalmente, apresentam-se as competências de intervenção que visam, principalmente, enfatizar o aprofundamento dos conhecimentos teóricos numa das especialidades das áreas científicas da Psicologia e o desenvolvimento de competências inerentes à prática clínica da Psicologia.
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