Pragmática intercultural 2.0: abordagens didáticas na aula de línguas estrangeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fábio Amadeu Queirós de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/85767
Resumo: A aprendizagem de línguas coloca os alunos em diálogo com culturas, crenças e normas diferentes. Quem ensina línguas estrangeiras deve, portanto, ensinar a interpretar e produzir mensagens linguísticas tendo em conta a complexidade do contexto cultural em que elas ocorrem. Para isso, é fundamental que os alunos desenvolvam a atenção à dimensão pragmática da comunicação intercultural. Este relatório sugere que os projetos de intercâmbio intercultural on-line (O’Dowd, 2007) podem constituir uma abordagem pedagógica privilegiada para o desenvolvimento da consciência pragmática, como parte da competência comunicativa intercultural (Byram, 1997). Em primeiro lugar, oferece-se uma visão global de algumas questões relacionadas com a competência pragmática, a pragmática interlinguística e a presença da pragmática intercultural no ensino de línguas estrangeiras, e discutem-se as relações entre o desenvolvimento de competências pragmáticas e os novos desafios e oportunidades apresentados pela comunicação através da web. Depois, apresentam-se as características e os resultados de dois projetos programados e levados a cabo no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Colégio Marista de Carcavelos, sobre a qual também se oferecem algumas informações e reflexões. Este relatório sugere que é possível e vantajoso integrar no ensino de línguas estrangeiras atividades dirigidas diretamente ao desenvolvimento de competências pragmáticas.
id RCAP_6dd58f0c6e48be5434213a85f7dd6ae4
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/85767
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pragmática intercultural 2.0: abordagens didáticas na aula de línguas estrangeirasCompetência comunicativa intercultural,Competência pragmáticaEnsino de línguas estrangeirasIntercâmbio intercultural on-linePragmática interculturalPragmática interlinguísticaweb 2.0.Foreign language teachingIntercultural communicative competence,Intercultural pragmaticsInterlanguage pragmaticsOnline intercultural exchangePragmatic competenceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA aprendizagem de línguas coloca os alunos em diálogo com culturas, crenças e normas diferentes. Quem ensina línguas estrangeiras deve, portanto, ensinar a interpretar e produzir mensagens linguísticas tendo em conta a complexidade do contexto cultural em que elas ocorrem. Para isso, é fundamental que os alunos desenvolvam a atenção à dimensão pragmática da comunicação intercultural. Este relatório sugere que os projetos de intercâmbio intercultural on-line (O’Dowd, 2007) podem constituir uma abordagem pedagógica privilegiada para o desenvolvimento da consciência pragmática, como parte da competência comunicativa intercultural (Byram, 1997). Em primeiro lugar, oferece-se uma visão global de algumas questões relacionadas com a competência pragmática, a pragmática interlinguística e a presença da pragmática intercultural no ensino de línguas estrangeiras, e discutem-se as relações entre o desenvolvimento de competências pragmáticas e os novos desafios e oportunidades apresentados pela comunicação através da web. Depois, apresentam-se as características e os resultados de dois projetos programados e levados a cabo no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Colégio Marista de Carcavelos, sobre a qual também se oferecem algumas informações e reflexões. Este relatório sugere que é possível e vantajoso integrar no ensino de línguas estrangeiras atividades dirigidas diretamente ao desenvolvimento de competências pragmáticas.Learning languages constitutes an opportunity for students to engage in dialogue with different cultures, beliefs and norms. Those who teach foreign languages must thus teach how to interpret and produce linguistic messages taking into account the complexity of the cultural context in which they occur. In this regard, it it crucial that students develop an awareness of the pragmatic dimension of intercultural communication. This report suggests that online intercultural exchanges (O’Dowd, 2007) can be an ideal opportunity for the development of pragmatic awareness, as part of the intercultural communicative competence (Byram, 1997). First, this paper offers an overview of some issues related to the pragmatic competence, interlanguage pragmatics and the presence of intercultural pragmatics in the teaching of foreign languages. The connections between the development of pragmatic competences and the new challenges and opportunity posed by internet mediated communication are also discussed. Then, the features and results of two projects designed and carried out as part of the practicum are presented and discussed, as well as some some details and reflections about the practicum itself. Overall, this report suggests that the inclusion of activities directly aimed at the development of pragmatic competences in the teaching of foreign languages is possible and advantageous.Matos, AnaMoriano, BeatrizRUNOliveira, Fábio Amadeu Queirós de2019-10-29T15:50:14Z2019-09-062019-10-292019-09-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/85767TID:202287491porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:38:36Zoai:run.unl.pt:10362/85767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:36:38.541169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pragmática intercultural 2.0: abordagens didáticas na aula de línguas estrangeiras
title Pragmática intercultural 2.0: abordagens didáticas na aula de línguas estrangeiras
spellingShingle Pragmática intercultural 2.0: abordagens didáticas na aula de línguas estrangeiras
Oliveira, Fábio Amadeu Queirós de
Competência comunicativa intercultural,
Competência pragmática
Ensino de línguas estrangeiras
Intercâmbio intercultural on-line
Pragmática intercultural
Pragmática interlinguística
web 2.0.
Foreign language teaching
Intercultural communicative competence,
Intercultural pragmatics
Interlanguage pragmatics
Online intercultural exchange
Pragmatic competence
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Pragmática intercultural 2.0: abordagens didáticas na aula de línguas estrangeiras
title_full Pragmática intercultural 2.0: abordagens didáticas na aula de línguas estrangeiras
title_fullStr Pragmática intercultural 2.0: abordagens didáticas na aula de línguas estrangeiras
title_full_unstemmed Pragmática intercultural 2.0: abordagens didáticas na aula de línguas estrangeiras
title_sort Pragmática intercultural 2.0: abordagens didáticas na aula de línguas estrangeiras
author Oliveira, Fábio Amadeu Queirós de
author_facet Oliveira, Fábio Amadeu Queirós de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Ana
Moriano, Beatriz
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fábio Amadeu Queirós de
dc.subject.por.fl_str_mv Competência comunicativa intercultural,
Competência pragmática
Ensino de línguas estrangeiras
Intercâmbio intercultural on-line
Pragmática intercultural
Pragmática interlinguística
web 2.0.
Foreign language teaching
Intercultural communicative competence,
Intercultural pragmatics
Interlanguage pragmatics
Online intercultural exchange
Pragmatic competence
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Competência comunicativa intercultural,
Competência pragmática
Ensino de línguas estrangeiras
Intercâmbio intercultural on-line
Pragmática intercultural
Pragmática interlinguística
web 2.0.
Foreign language teaching
Intercultural communicative competence,
Intercultural pragmatics
Interlanguage pragmatics
Online intercultural exchange
Pragmatic competence
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description A aprendizagem de línguas coloca os alunos em diálogo com culturas, crenças e normas diferentes. Quem ensina línguas estrangeiras deve, portanto, ensinar a interpretar e produzir mensagens linguísticas tendo em conta a complexidade do contexto cultural em que elas ocorrem. Para isso, é fundamental que os alunos desenvolvam a atenção à dimensão pragmática da comunicação intercultural. Este relatório sugere que os projetos de intercâmbio intercultural on-line (O’Dowd, 2007) podem constituir uma abordagem pedagógica privilegiada para o desenvolvimento da consciência pragmática, como parte da competência comunicativa intercultural (Byram, 1997). Em primeiro lugar, oferece-se uma visão global de algumas questões relacionadas com a competência pragmática, a pragmática interlinguística e a presença da pragmática intercultural no ensino de línguas estrangeiras, e discutem-se as relações entre o desenvolvimento de competências pragmáticas e os novos desafios e oportunidades apresentados pela comunicação através da web. Depois, apresentam-se as características e os resultados de dois projetos programados e levados a cabo no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Colégio Marista de Carcavelos, sobre a qual também se oferecem algumas informações e reflexões. Este relatório sugere que é possível e vantajoso integrar no ensino de línguas estrangeiras atividades dirigidas diretamente ao desenvolvimento de competências pragmáticas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29T15:50:14Z
2019-09-06
2019-10-29
2019-09-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/85767
TID:202287491
url http://hdl.handle.net/10362/85767
identifier_str_mv TID:202287491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137984387219456