Maria Madalena e o feminino na construção da igreja católica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/6967 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Estudos Sobre Mulheres. As Mulheres na Sociedade e na Cultura |
id |
RCAP_6dd9f0d5dc9e38b570e201f131fb3408 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/6967 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Maria Madalena e o feminino na construção da igreja católicaRepresentaçõesReligiãoMaria MadalenaGéneroDesigualdadesDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Estudos Sobre Mulheres. As Mulheres na Sociedade e na CulturaNa presente dissertação, analisa-se a história de Maria Madalena e a sua importância para a Igreja Católica, bem como a alteração da influência da sua imagem, depois do discurso feito pelo Papa Gregório I, em 599 d.C. no qual considerou Maria Madalena pecadora adúltera e possessa, porque Jesus lhe teria expulsado do corpo sete demónios. Os sete demónios, símbolos dos sete pecados mortais - que Maria Madalena nunca cometeu - não passam de uma confusão entre os chamados “Sacerdotes dos Sete Demónios”, a quem competia controlar os casamentos dinásticos, preparando as almah, as raparigas jovens, para o casamento sagrado, costume ainda em vigor nos tempos de Jesus.O casamento de Jesus com Maria Madalena vinha repor a polaridade feminina que faltava ao Deus patriarcal judaico, de que Jesus tanto falava. Deste modo, esse casamento concretizaria as profecias do Sacerdotes de Qumram, registadas no Manuscrito de Cobre sobre a vinda de dois Messias. Maria Madalena seria o Messias feminino esperado, “o Messias das Virtudes” da linhagem dos Macabeus, Sacerdotes Angelicais de Qumram. Jesus, o outro Messias esperado, descendia da linhagem guerreira de David. Estes factos talvez causassem temor à Igreja de Gregório I, levando-o a afastar a imagem benéfica de Maria Madalena e o seu culto substituindo-a com uma nova versão de Madalena, evitando assim perguntas sobre a sua verdadeira história, que era também a história dos primórdios do Cristianismo. Maria Madalena, considerada por Jesus sua companheira e sua igual, era constantemente contestada pelos outros apóstolos. Com efeito, a sua condição feminina e de mulher culta suscitava nos apóstolos um sentimento de grande rivalidade, por se considerarem superiores enquanto homens, de acordo com a mentalidade da época. Depois da crucificação, Maria Madalena reuniu os discípulos, transmitindo-lhes força através das palavras do Mestre, assim nos mostra o seu Evangelho cuja autoria lhe é atribuída, bem como o Evangelho de Filipe. Mais tarde, parte para Sul de França, buscando refúgio, acompanhada por alguns apóstolos. Durante séculos a sua história influencia toda a região da Aquitânia e nessa região nasce uma cultura original, a do povo cátaro, “ou puro”, baseada nos valores igualitários do Cristianismo primitivo, transmitidos pela sua Igreja do Amor ou a Igreja Invisível, como também era conhecida, por se manter independente da Igreja de Roma. No âmbito da cultura cátara, na região rica de Provença, surge o movimento da poesia trovadoresca, o “Amor Cortês”, cujos valores de respeito pela dama se inspiravam “para muitos”, em Maria Madalena considerada a Dompna cantada pelos trovadores. O modelo do amor cavalheiresco foi surpreendentemente aceite. Os valores de igualdade entre homens e mulheres começaram a ser cantados e divulgados, numa tentativa, embora não muito consciente, que iria contribuir para o renascimento da ideia de igualdade de géneros, nos séculos XII e XIII, na Europa.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaLisboa, ManuelRUNPereira, Maria Fernanda Birrento2012-02-08T15:32:31Z2011-032011-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/6967porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:38:27Zoai:run.unl.pt:10362/6967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:07.503908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Maria Madalena e o feminino na construção da igreja católica |
title |
Maria Madalena e o feminino na construção da igreja católica |
spellingShingle |
Maria Madalena e o feminino na construção da igreja católica Pereira, Maria Fernanda Birrento Representações Religião Maria Madalena Género Desigualdades |
title_short |
Maria Madalena e o feminino na construção da igreja católica |
title_full |
Maria Madalena e o feminino na construção da igreja católica |
title_fullStr |
Maria Madalena e o feminino na construção da igreja católica |
title_full_unstemmed |
Maria Madalena e o feminino na construção da igreja católica |
title_sort |
Maria Madalena e o feminino na construção da igreja católica |
author |
Pereira, Maria Fernanda Birrento |
author_facet |
Pereira, Maria Fernanda Birrento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lisboa, Manuel RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Maria Fernanda Birrento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Religião Maria Madalena Género Desigualdades |
topic |
Representações Religião Maria Madalena Género Desigualdades |
description |
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Estudos Sobre Mulheres. As Mulheres na Sociedade e na Cultura |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03 2011-03-01T00:00:00Z 2012-02-08T15:32:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/6967 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/6967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137819773370368 |