A socializa??o com a profiss?o na forma??o inicial de professores em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa-Pereira, F?tima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Leite, Carlinda, Marinho, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3870
Resumo: Na forma??o inicial de professores (FIP) ? importante existirem condi??es para uma socializa??o forte com a doc?ncia e com a amplitude das fun??es exigidas no exerc?cio da profiss?o. Tendo por base esta perspetiva, o artigo apresenta um estudo que teve por objetivo conhecer condi??es que a FIP em Portugal oferece para a socializa??o com a profiss?o docente. Foram entrevistados coordenadores de 21 cursos, dos 148 que em Portugal habilitam para a doc?ncia nos doze anos de escolaridade obrigat?ria, e 16 professores cooperantes das escolas onde ? realizada a inicia??o ? pr?tica profissional. Os discursos dos entrevistados, interpretadas pela t?cnica de an?lise de conte?do, permitem apontar a: necessidade de trazer ao debate acad?mico uma reflex?o sobre condi??es de prepara??o dos futuros professores para lidarem com a complexidade inerente ao exerc?cio da profiss?o docente, nomeadamente no tempo de contacto com as escolas e com a pr?tica profissional; import?ncia de reconhecer o papel dos professores cooperantes e dos supervisores que acompanham os estudantes nos processos de socializa??o profissional para que tenham condi??es para se envolverem em investiga??o did?tica e da pr?tica profissional; necessidade de fortalecer pol?ticas e programas de FIP que potenciem a socializa??o com a profiss?o orientada para a cont?nua melhoria da qualidade de forma??o de professores. ABSTRACT: In initial teacher education (ITE) it is important to have conditions for strong socialization with teaching and with the breadth of functions required in the exercise of the profession. Based on this reference, the study aimed to know the conditions of the Portuguese model of ITE for socialization with the profession. In the methodological procedure, coordinators of 21 courses were interviewed, out of the 148 existing in Portugal, which enables teaching in the twelve years of compulsory education, and 16 cooperating teachers at the schools where the professional practice is carried out. The interviewees? speeches, interpreted by the content analysis technique, allow pointing out the: need to bring to the academic debate a reflection on the conditions of preparation of future teachers to deal with the inherent complexity of the teaching profession, namely in the time of contact with schools and with professional practice; the importance of recognizing the role of cooperating teachers and supervisors who accompany students in the processes of professional socialization so that they are able to engage in didactic research and professional practice; need to strengthen ITE policies and programs that encourage socialization with the profession-oriented towards the continuous improvement of quality of teacher education.
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