Pol?ticas curriculares na rela??o com pol?ticas de forma??o inicial de professores em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Carlinda
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sousa-Pereira, F?tima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3868
Resumo: Reconhecendo que os cursos de forma??o inicial de professores devem assegurar condi??es que preparem os estudantes/futuros professores para serem decisores curriculares, o artigo traz ? reflex?o e ao debate enunciados discursivos de pol?ticas curriculares para os ensinos b?sico e secund?rio, em Portugal, estabelecendo rela??es com pol?ticas e percep??es de estudantes relativas a essa forma??o. O estudo realizado responde ?s perguntas: Para que perfil de professor apontam os enunciados discursivos das pol?ticas curriculares dos ensinos b?sico e secund?rio? Para onde apontam os enunciados discursivos de pol?ticas de organiza??o dos curr?culos de forma??o inicial de professores? Que percep??es t?m estudantes/futuros professores da forma??o que est?o a vivenciar? E da sua a??o como agentes de decis?o curricular? A recolha de dados foi feita por an?lise de discursos pol?ticos e por inqu?ritos, por question?rio, a estudantes finalistas de mestrados que habilitam para a doc?ncia. Os resultados mostraram que os enunciados discursivos das pol?ticas curriculares apontam para que os professores sejam agentes de decis?o curricular e que a forma??o os capacite para o uso do poder de ag?ncia. Em conson?ncia com discursos acad?micos, ? enunciada uma conce??o de educa??o alicer?ada em princ?pios de responsabilidade social. Apesar desta orienta??o discursiva, a forma??o inicial de professores privilegia quest?es de ordem did?tica, oferecendo poucas condi??es para a valoriza??o de aspetos relacionados com a fun??o social da educa??o. Neste sentido, o estudo permite interrogar condi??es existentes para uma socializa??o ampla com as fun??es inerentes ao exerc?cio da profiss?o docente e para uma forma??o em linha com uma educa??o transformadora. ABSTRACT: Recognizing that initial teacher training courses must ensure conditions that prepare students/future teachers to be curriculum decision-makers, the article brings to reflection and debate discursive statements of curricular policies for primary and secondary education in Portugal, establishing relationships with policies and student perceptions regarding this training. The study answers the following questions: What teacher profile do the discursive statements of primary and secondary school curriculum policies point towards? Where do the discursive statements of policies for organizing initial teacher training curricula point? What perceptions do students/future teachers have of the training they are experiencing? And of their actions as curriculum decision-makers? Data was collected by analyzing political speeches and questionnaire surveys of final-year students with master's degrees that qualify them to teach. The results showed that the discursive statements of curricular policies point to teachers being agents of curricular decision-making and that training enables them to use the power of agency. In line with academic discourses, a concept of education based on principles of social responsibility is enunciated. Despite this discursive orientation, initial teacher training favors didactic issues and offers few conditions for valuing aspects related to the social function of education. In this sense, the study makes it possible to question the existing conditions for broad socialization with the functions inherent in the teaching profession and for training in line with transformative education.
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