O Trabalho Primeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/4223 |
Resumo: | O manual que aqui se apresenta procura reflectir sobre metodologias de intervenção para a inserção laboral de pessoas que usam drogas, nomeadamente através da educação de pares, e dar pistas concretas para técnicos e organizações que estejam interessadas em avançar com projectos nesta área. Este manual resulta da pesquisa e reflexão desenvolvidas no âmbito do projecto InPAR, levado a cabo pela Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES). O projecto iniciou em Agosto de 2009 e teve a duração de 2 anos, tendo sido co-financiado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), I.P. O principal objectivo traçado para o InPAR foi o de promover a reinserção social de 30 utilizadores de drogas (UD) acompanhados por equipas de rua, através de duas grandes estratégias: i) integração profissional de 8 UD em equipas de rua do norte do país enquanto “educadores de pares”; ii) reinserção socioprofissional de 22 UD utentes da equipa de rua GiruGAIA (APDES), procurando a mediação entre UD e as respostas de integração existentes na rede. Em cada um dos capítulos apresentados procura-se criar um diálogo entre contribuições teóricas e problematizações que nasceram das componentes prática e reflexiva do projecto. As reflexões e propostas que aqui partilhamos integram contribuições oriundas de várias fontes: avaliação das metodologias implementadas, revisão bibliográfica realizada, pesquisa junto de outros projectos de reinserção nacionais e estrangeiros, auscultação dos UD que estiveram envolvidos no projecto e de alguns actores locais que integram o contexto territorial de intervenção. |
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