O trabalho como instrumento para a ressocialização do preso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Roberta Kelly Maia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6925
Resumo: A presente pesquisa visou analisar um tema que há muito tempo tem sido enfrentado e nunca deixou de ser atual. O presente trabalho desenvolveu um estudo sobre as oportunidades de trabalho para os presos, buscando rever seus direitos. Abordou os aspectos das unidades prisionais do sistema brasileiro e buscou discorrer sobre os aspectos relativos à pena. Avaliou o papel do Estado e analisou a necessidade de mais infraestrutura nos estabelecimentos prisionais para remição do apenado. Apresentou, ainda, os benefícios do trabalho, tanto para o preso, quanto para as empresas em dispor de mão de obra carcerária. A metodologia de abordagem utilizada nesta monografia foi o pensamento dedutivo, advindo do geral para a especificidade. De natureza qualitativa, e com procedimento monográfico, as técnicas de pesquisas foram bibliográficas, doutrinárias, averiguando sempre a legislação e assuntos que apontem diretrizes norteadoras que possibilitem o conhecimento do tema. Demonstrou a contradição da realidade carcerária, atribuindo ao Estado a responsabilidade de criar mais oportunidade de trabalho aos presidiários. Para sociedade, buscou demonstrar que deve compreender que se vive em um Estado Democrático de Direito que acredita na ressocialização.
id Ânima_8f60b15616df652a759a715017ca27b3
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6925
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O trabalho como instrumento para a ressocialização do presoPresoTrabalhoReinserçãoA presente pesquisa visou analisar um tema que há muito tempo tem sido enfrentado e nunca deixou de ser atual. O presente trabalho desenvolveu um estudo sobre as oportunidades de trabalho para os presos, buscando rever seus direitos. Abordou os aspectos das unidades prisionais do sistema brasileiro e buscou discorrer sobre os aspectos relativos à pena. Avaliou o papel do Estado e analisou a necessidade de mais infraestrutura nos estabelecimentos prisionais para remição do apenado. Apresentou, ainda, os benefícios do trabalho, tanto para o preso, quanto para as empresas em dispor de mão de obra carcerária. A metodologia de abordagem utilizada nesta monografia foi o pensamento dedutivo, advindo do geral para a especificidade. De natureza qualitativa, e com procedimento monográfico, as técnicas de pesquisas foram bibliográficas, doutrinárias, averiguando sempre a legislação e assuntos que apontem diretrizes norteadoras que possibilitem o conhecimento do tema. Demonstrou a contradição da realidade carcerária, atribuindo ao Estado a responsabilidade de criar mais oportunidade de trabalho aos presidiários. Para sociedade, buscou demonstrar que deve compreender que se vive em um Estado Democrático de Direito que acredita na ressocialização.Mombach, Patrícia RibeiroMarinho, Roberta Kelly Maia2017-12-12T11:18:45Z2020-11-27T05:19:24Z2017-12-12T11:18:45Z2020-11-27T05:19:24Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6925Direito - FlorianópolisFlorianópolisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T22:05:54Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6925Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T22:05:54Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho como instrumento para a ressocialização do preso
title O trabalho como instrumento para a ressocialização do preso
spellingShingle O trabalho como instrumento para a ressocialização do preso
Marinho, Roberta Kelly Maia
Preso
Trabalho
Reinserção
title_short O trabalho como instrumento para a ressocialização do preso
title_full O trabalho como instrumento para a ressocialização do preso
title_fullStr O trabalho como instrumento para a ressocialização do preso
title_full_unstemmed O trabalho como instrumento para a ressocialização do preso
title_sort O trabalho como instrumento para a ressocialização do preso
author Marinho, Roberta Kelly Maia
author_facet Marinho, Roberta Kelly Maia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mombach, Patrícia Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Roberta Kelly Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Preso
Trabalho
Reinserção
topic Preso
Trabalho
Reinserção
description A presente pesquisa visou analisar um tema que há muito tempo tem sido enfrentado e nunca deixou de ser atual. O presente trabalho desenvolveu um estudo sobre as oportunidades de trabalho para os presos, buscando rever seus direitos. Abordou os aspectos das unidades prisionais do sistema brasileiro e buscou discorrer sobre os aspectos relativos à pena. Avaliou o papel do Estado e analisou a necessidade de mais infraestrutura nos estabelecimentos prisionais para remição do apenado. Apresentou, ainda, os benefícios do trabalho, tanto para o preso, quanto para as empresas em dispor de mão de obra carcerária. A metodologia de abordagem utilizada nesta monografia foi o pensamento dedutivo, advindo do geral para a especificidade. De natureza qualitativa, e com procedimento monográfico, as técnicas de pesquisas foram bibliográficas, doutrinárias, averiguando sempre a legislação e assuntos que apontem diretrizes norteadoras que possibilitem o conhecimento do tema. Demonstrou a contradição da realidade carcerária, atribuindo ao Estado a responsabilidade de criar mais oportunidade de trabalho aos presidiários. Para sociedade, buscou demonstrar que deve compreender que se vive em um Estado Democrático de Direito que acredita na ressocialização.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T11:18:45Z
2017-12-12T11:18:45Z
2017
2020-11-27T05:19:24Z
2020-11-27T05:19:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6925
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 66 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415820422479872