A nova realidade tecnológica da Internet of Things e cenários futuros da experiência do consumidor nas lojas físicas de retalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Marina Alexandra Lourenço
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/29537
Resumo: presente dissertação pretende aprofundar o conhecimento sobre o emergente paradigma tecnológico da Internet of Things (IoT) e explorar os seus possíveis impactos na experiência do consumidor nas lojas físicas de retalho. Com base neste objetivo, conceptualizámos a nova estrutura tecnológica IoT, as suas características e aplicações, estudámos a evolução das práticas do marketing, a inovação na área do retalho e identificámos as mais recentes tendências na experiência do consumidor dentro da loja física. Considerando a novidade do objeto de estudo nas ciências da comunicação e na disciplina do marketing optámos por realizar um estudo de previsões, um método crescentemente utilizado para estudar fenómenos tecnológicos emergentes. O estudo de previsões é composto por quatro fases: mapeamento de tendências, análise de tendências, entrevistas e construção de cenários. O mapeamento de tendências teve por base 37 artigos que serviram de alicerce teórico à segunda fase do estudo, a análise de conteúdo, onde identificámos cinco fatores tecnológicos influenciadores da experiência do consumidor com o surgimento da IoT. As entrevistas acrescentaram novas perspetivas sobre as práticas atuais da aplicação da IoT no retalho e contribuíram para o processo de identificação de fatores tecnológicos diferenciadores na experiência nas lojas de retalho. Na fase final deste método apresentámos quatro cenários futuros da experiência do consumidor na loja física de retalho através da exploração das variações dos cinco fatores tecnológicos ao longo de uma matriz bidimensional com um horizonte temporal de dez anos. Concluímos, que a loja física tornar-se-á um espaço cada vez mais digitalizado com o crescimento das tecnologias IoT, criando a convergência entre as práticas digitais e as práticas características do ambiente físico de retalho. A convergência dos dois planos aumenta o grau de personalização da experiência do consumidor e gera um maior nível de interatividade e comunicação bidirecional ao longo da experiência na loja, características que oscilam em termos de intensidade de acordo com cada um dos quatro cenários apresentados.
id RCAP_6dea80a32b19911cbef975a6c59c3186
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29537
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A nova realidade tecnológica da Internet of Things e cenários futuros da experiência do consumidor nas lojas físicas de retalhoInternet of thingsTecnologias inteligentesLojas inteligentesExperiência do consumidorRetalho inteligenteSmart technologiesSmart storesSmart customer experienceSmart RetailDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopresente dissertação pretende aprofundar o conhecimento sobre o emergente paradigma tecnológico da Internet of Things (IoT) e explorar os seus possíveis impactos na experiência do consumidor nas lojas físicas de retalho. Com base neste objetivo, conceptualizámos a nova estrutura tecnológica IoT, as suas características e aplicações, estudámos a evolução das práticas do marketing, a inovação na área do retalho e identificámos as mais recentes tendências na experiência do consumidor dentro da loja física. Considerando a novidade do objeto de estudo nas ciências da comunicação e na disciplina do marketing optámos por realizar um estudo de previsões, um método crescentemente utilizado para estudar fenómenos tecnológicos emergentes. O estudo de previsões é composto por quatro fases: mapeamento de tendências, análise de tendências, entrevistas e construção de cenários. O mapeamento de tendências teve por base 37 artigos que serviram de alicerce teórico à segunda fase do estudo, a análise de conteúdo, onde identificámos cinco fatores tecnológicos influenciadores da experiência do consumidor com o surgimento da IoT. As entrevistas acrescentaram novas perspetivas sobre as práticas atuais da aplicação da IoT no retalho e contribuíram para o processo de identificação de fatores tecnológicos diferenciadores na experiência nas lojas de retalho. Na fase final deste método apresentámos quatro cenários futuros da experiência do consumidor na loja física de retalho através da exploração das variações dos cinco fatores tecnológicos ao longo de uma matriz bidimensional com um horizonte temporal de dez anos. Concluímos, que a loja física tornar-se-á um espaço cada vez mais digitalizado com o crescimento das tecnologias IoT, criando a convergência entre as práticas digitais e as práticas características do ambiente físico de retalho. A convergência dos dois planos aumenta o grau de personalização da experiência do consumidor e gera um maior nível de interatividade e comunicação bidirecional ao longo da experiência na loja, características que oscilam em termos de intensidade de acordo com cada um dos quatro cenários apresentados.The present dissertation aims to deepen the knowledge about the emerging technological paradigm of IoT and explore its possible impacts on the customer experience in physical retail stores. For this purpose, we conceptualized the new IoT technological structure, its capabilities and applications, we studied the evolution of marketing practices and the innovation in retail area and we identified the trends over the last few years in the customer experience within the physical store. Considering the novelty of the subject in the Communication Sciences and in the marketing field, we decided to conduct a foresight study, a method increasingly used to study emerging technological phenomena. The foresight exercise consists of four phases: trend mapping, trend analysis, interviews with experts, and scenario building. We developed the trend mapping based on 37 articles and analyzed its content through a content analysis that allowed us to identify five main technological factors that influence the customer experience with the emergence of IoT. The interviews enriched the knowledge about the application of IoT in the retail and they have contributed to the process of identifying technological factors for the retail stores experience change. The final phase of this method allows us to present four different scenarios of future customer experience based on the variations of the five technological factors along a two-dimensional matrix with a time horizon of ten years. We conclude that the physical store will become an increasingly digitalized space with the growth of IoT technologies, creating the convergence of digital practices and retail physical environment. This trend leads to an increased customer experience personalization and generate a greater level of interactivity and bidirectional communication throughout the store, characteristics that fluctuate in terms of intensity according to each of the four scenarios that we designed for 2028.Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, Marina Alexandra Lourenço2020-02-13T10:28:20Z2019-12-1220192019-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/29537TID:202384209porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:05Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:43.322600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A nova realidade tecnológica da Internet of Things e cenários futuros da experiência do consumidor nas lojas físicas de retalho
title A nova realidade tecnológica da Internet of Things e cenários futuros da experiência do consumidor nas lojas físicas de retalho
spellingShingle A nova realidade tecnológica da Internet of Things e cenários futuros da experiência do consumidor nas lojas físicas de retalho
Gonçalves, Marina Alexandra Lourenço
Internet of things
Tecnologias inteligentes
Lojas inteligentes
Experiência do consumidor
Retalho inteligente
Smart technologies
Smart stores
Smart customer experience
Smart Retail
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A nova realidade tecnológica da Internet of Things e cenários futuros da experiência do consumidor nas lojas físicas de retalho
title_full A nova realidade tecnológica da Internet of Things e cenários futuros da experiência do consumidor nas lojas físicas de retalho
title_fullStr A nova realidade tecnológica da Internet of Things e cenários futuros da experiência do consumidor nas lojas físicas de retalho
title_full_unstemmed A nova realidade tecnológica da Internet of Things e cenários futuros da experiência do consumidor nas lojas físicas de retalho
title_sort A nova realidade tecnológica da Internet of Things e cenários futuros da experiência do consumidor nas lojas físicas de retalho
author Gonçalves, Marina Alexandra Lourenço
author_facet Gonçalves, Marina Alexandra Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Marina Alexandra Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Internet of things
Tecnologias inteligentes
Lojas inteligentes
Experiência do consumidor
Retalho inteligente
Smart technologies
Smart stores
Smart customer experience
Smart Retail
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Internet of things
Tecnologias inteligentes
Lojas inteligentes
Experiência do consumidor
Retalho inteligente
Smart technologies
Smart stores
Smart customer experience
Smart Retail
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description presente dissertação pretende aprofundar o conhecimento sobre o emergente paradigma tecnológico da Internet of Things (IoT) e explorar os seus possíveis impactos na experiência do consumidor nas lojas físicas de retalho. Com base neste objetivo, conceptualizámos a nova estrutura tecnológica IoT, as suas características e aplicações, estudámos a evolução das práticas do marketing, a inovação na área do retalho e identificámos as mais recentes tendências na experiência do consumidor dentro da loja física. Considerando a novidade do objeto de estudo nas ciências da comunicação e na disciplina do marketing optámos por realizar um estudo de previsões, um método crescentemente utilizado para estudar fenómenos tecnológicos emergentes. O estudo de previsões é composto por quatro fases: mapeamento de tendências, análise de tendências, entrevistas e construção de cenários. O mapeamento de tendências teve por base 37 artigos que serviram de alicerce teórico à segunda fase do estudo, a análise de conteúdo, onde identificámos cinco fatores tecnológicos influenciadores da experiência do consumidor com o surgimento da IoT. As entrevistas acrescentaram novas perspetivas sobre as práticas atuais da aplicação da IoT no retalho e contribuíram para o processo de identificação de fatores tecnológicos diferenciadores na experiência nas lojas de retalho. Na fase final deste método apresentámos quatro cenários futuros da experiência do consumidor na loja física de retalho através da exploração das variações dos cinco fatores tecnológicos ao longo de uma matriz bidimensional com um horizonte temporal de dez anos. Concluímos, que a loja física tornar-se-á um espaço cada vez mais digitalizado com o crescimento das tecnologias IoT, criando a convergência entre as práticas digitais e as práticas características do ambiente físico de retalho. A convergência dos dois planos aumenta o grau de personalização da experiência do consumidor e gera um maior nível de interatividade e comunicação bidirecional ao longo da experiência na loja, características que oscilam em termos de intensidade de acordo com cada um dos quatro cenários apresentados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12
2019
2019-12-12T00:00:00Z
2020-02-13T10:28:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/29537
TID:202384209
url http://hdl.handle.net/10400.14/29537
identifier_str_mv TID:202384209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131945891790848