A experiência do consumidor em lojas de retalho inteligentes: preditores da avaliação e impacto na satisfação e lealdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bruna Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26900
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_134e37567cd91a2cdbd2c90b0a90ae4b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26900
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A experiência do consumidor em lojas de retalho inteligentes: preditores da avaliação e impacto na satisfação e lealdadeRetalho InteligenteTecnologias Integradas em Lojas FísicasExperiência do ConsumidorSatisfaçãoLealdadeSmart RetailingIn-store Integrated TechnologiesConsumer ExperienceSatisfactionLoyaltyMestrado Bolonha em MarketingA evolução das tecnologias de informação e comunicação tem provocado alterações no mercado do retalho alimentar, levando os retalhistas a investir na integração de soluções digitais nas suas lojas físicas, como forma de promover uma experiência de compra mais rápida e conveniente. Tendo em consideração o novo panorama do retalho, o objetivo geral da presente dissertação consiste em identificar e compreender os fatores que influenciam a experiência do consumidor em lojas de retalho inteligentes, e perceber os impactos da qualidade desta experiência na satisfação e lealdade. O estudo adota uma metodologia quantitativa e utiliza um inquérito por questionário online como método de recolha de dados, através do qual se obteve um total de 274 respostas válidas. A análise de dados foi realizada com recurso ao software IBM SPSS Statistics 25. Os resultados indicam que quanto maiores as perceções de utilidade, facilidade de utilização e diversão que o consumidor tem relativamente às tecnologias de Scan and Go e Just Walk Out, melhor a avaliação da sua experiência em loja e, consequentemente, maior é a sua satisfação e lealdade com a mesma. A nível académico, a investigação permite ampliar o conhecimento sobre a experiência de compra com tecnologias inteligentes. A nível empresarial, alerta as empresas para a relevância da transformação digital no retalho como forma de melhorar o seu posicionamento e ganhar vantagem competitiva. O estudo fornece ainda insights para os profissionais de marketing repensarem o modelo das suas lojas.The evolution of information and communication technologies has caused changes in the food retail market, leading retailers to invest in the integration of digital solutions in their physical stores, to promote a faster and more convenient shopping experience. Considering the new retail landscape, the goal of this dissertation is to identify and understand the factors that influence the consumer experience in smart retail stores, and to understand the impacts of the quality of this experience on satisfaction and loyalty. The study adopts a quantitative methodology and uses an online questionnaire survey as a method of data collection, obtaining a total of 274 valid responses. Data analysis was performed using IBM SPSS Statistics 25 software. The results indicate that the greater the consumer's perceptions of usefulness, ease of use and enjoyment of the Scan and Go and Just Walk Out technologies, the better the evaluation of their in-store experience and, consequently, the greater their satisfaction and loyalty with it. At the academic level, the research allows to expand the knowledge about the shopping experience with smart technologies. At a business level, it alerts companies to the relevance of digital transformation in retail to improve their positioning and gain competitive advantage. The study also provides insights for marketers to rethink their store models.Instituto Superior de Economia e GestãoAfonso, CarolinaRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Bruna Pereira2023-07-01T00:30:23Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26900porFerreira, Bruna Pereira (2022). “A experiência do consumidor em lojas de retalho inteligentes: preditores da avaliação e impacto na satisfação e lealdade". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-02T01:31:06Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:27.357984Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A experiência do consumidor em lojas de retalho inteligentes: preditores da avaliação e impacto na satisfação e lealdade
title A experiência do consumidor em lojas de retalho inteligentes: preditores da avaliação e impacto na satisfação e lealdade
spellingShingle A experiência do consumidor em lojas de retalho inteligentes: preditores da avaliação e impacto na satisfação e lealdade
Ferreira, Bruna Pereira
Retalho Inteligente
Tecnologias Integradas em Lojas Físicas
Experiência do Consumidor
Satisfação
Lealdade
Smart Retailing
In-store Integrated Technologies
Consumer Experience
Satisfaction
Loyalty
title_short A experiência do consumidor em lojas de retalho inteligentes: preditores da avaliação e impacto na satisfação e lealdade
title_full A experiência do consumidor em lojas de retalho inteligentes: preditores da avaliação e impacto na satisfação e lealdade
title_fullStr A experiência do consumidor em lojas de retalho inteligentes: preditores da avaliação e impacto na satisfação e lealdade
title_full_unstemmed A experiência do consumidor em lojas de retalho inteligentes: preditores da avaliação e impacto na satisfação e lealdade
title_sort A experiência do consumidor em lojas de retalho inteligentes: preditores da avaliação e impacto na satisfação e lealdade
author Ferreira, Bruna Pereira
author_facet Ferreira, Bruna Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Carolina
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Bruna Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Retalho Inteligente
Tecnologias Integradas em Lojas Físicas
Experiência do Consumidor
Satisfação
Lealdade
Smart Retailing
In-store Integrated Technologies
Consumer Experience
Satisfaction
Loyalty
topic Retalho Inteligente
Tecnologias Integradas em Lojas Físicas
Experiência do Consumidor
Satisfação
Lealdade
Smart Retailing
In-store Integrated Technologies
Consumer Experience
Satisfaction
Loyalty
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10
2022-10-01T00:00:00Z
2023-07-01T00:30:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26900
url http://hdl.handle.net/10400.5/26900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, Bruna Pereira (2022). “A experiência do consumidor em lojas de retalho inteligentes: preditores da avaliação e impacto na satisfação e lealdade". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131202193457152