A Valorização da Expressão Motora nos Educadores de Infância: um estudo nos Jardins de Infância do concelho de Viseu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tânia Daniela Carvalho da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Figueiredo, Abel Aurélio Abreu, orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1945
Resumo: O presente relatório é fruto do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1º CEB, tendo por finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico. O mesmo integra duas partes complementares de componente individual: uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de estágio e uma investigação empírica que pretende apurar a valorização atribuída ao domínio da Expressão Motora por parte dos Educadores de Infância, do concelho de Viseu, assim como, compreender a importância curricular atribuída. Para o efeito, recorreu-se a materiais desenvolvidos em contexto de prática e formação académica, bem como a autores de referência em Educação, para uma melhor reflexão e introspeção das práticas implementadas, das competências e conhecimentos adquiridos. Nesta medida, tendo em consideração que a prática educativa incidiu em dois níveis de ensino com características e especificidades próprias, este documento reporta-se, de uma forma sintetizada, ao trabalho desenvolvido no âmbito destes dois níveis de ensino. Incide numa apreciação reflexiva de todo o percurso, face ao novo modelo de educador e professor, fomentando e contribuindo para o próprio crescimento profissional e para o desenvolvimento ativo dos alvos de um estudo permanente: as crianças. Ser pedagogo, na atualidade, implica lidar com problemas sociais que se manifestam e exigem à escola um desempenho de novas tarefas na socialização das crianças, adolescentes e dos jovens, na promoção do seu desenvolvimento individual e na realização da sua instrução. Estas novas funções inevitavelmente traduziram alterações na docência, nos papéis desempenhados pelo pedagogo, provocando o alargamento e diversificação da função docente.
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