A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cristina Maria Lares da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira, Maria Teresa, orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2153
Resumo: Resumo Em idade pré escolar as crianças encontram na actividade motora e no jogo os principais aliados na descoberta do mundo e da realidade em que estão inseridas. É através do conhecimento do corpo, enquanto fonte de sensações, de possibilidades de movimento e de exploração, que a criança constrói o seu pensamento e a sua forma de estar e se relacionar com o mundo. O jogo é nesta idade a forma mais natural de comunicar e aprender. Pretendemos com o nosso estudo, através da ―escuta‖ da criança, entender em que medida as actividades de expressão motora, principalmente quando aliadas ao jogo são geradoras de envolvimento, satisfação, bem estar e consequentemente aprendizagens, também noutras áreas curriculares. O nosso estudo baseou-se numa perspectiva de investigação qualitativa em que o investigador acumula as funções de investigador e docente do grupo que constitui a amostra. É por isso um observador participante. Utilizamos como instrumentos de recolha de dados a Escala de envolvimento da criança do projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias, bem como a entrevista semi estruturada com crianças. Para aferir o envolvimento das crianças observámos seis actividades, três tendo como base a expressão motora e o jogo, assumindo um carácter de interdisciplinaridade e três sem recurso à expressão motora. Os resultados da investigação apontam para um acentuado envolvimento das crianças nas actividades de carácter interdisciplinar com recurso à expressão motora e ao jogo, constituindo por isso um ambiente de ―qualidade‖, promotor de aprendizagens. Por fim é de evidenciar o forte envolvimento das crianças nas actividades de expressão motora e do jogo, que devem servir de apanágio para uma mudança de práticas de ensino sustentada onde se respeite a criança como um ser emancipado com direito a respostas que promovam aprendizagens entre pares.
id RCAP_a321954adee906b7f48fa9056df9dc1f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2153
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infânciaExpressão motoraJogoEducação pré-escolarCompetênciasEnvolvimentoIntegração curricularResumo Em idade pré escolar as crianças encontram na actividade motora e no jogo os principais aliados na descoberta do mundo e da realidade em que estão inseridas. É através do conhecimento do corpo, enquanto fonte de sensações, de possibilidades de movimento e de exploração, que a criança constrói o seu pensamento e a sua forma de estar e se relacionar com o mundo. O jogo é nesta idade a forma mais natural de comunicar e aprender. Pretendemos com o nosso estudo, através da ―escuta‖ da criança, entender em que medida as actividades de expressão motora, principalmente quando aliadas ao jogo são geradoras de envolvimento, satisfação, bem estar e consequentemente aprendizagens, também noutras áreas curriculares. O nosso estudo baseou-se numa perspectiva de investigação qualitativa em que o investigador acumula as funções de investigador e docente do grupo que constitui a amostra. É por isso um observador participante. Utilizamos como instrumentos de recolha de dados a Escala de envolvimento da criança do projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias, bem como a entrevista semi estruturada com crianças. Para aferir o envolvimento das crianças observámos seis actividades, três tendo como base a expressão motora e o jogo, assumindo um carácter de interdisciplinaridade e três sem recurso à expressão motora. Os resultados da investigação apontam para um acentuado envolvimento das crianças nas actividades de carácter interdisciplinar com recurso à expressão motora e ao jogo, constituindo por isso um ambiente de ―qualidade‖, promotor de aprendizagens. Por fim é de evidenciar o forte envolvimento das crianças nas actividades de expressão motora e do jogo, que devem servir de apanágio para uma mudança de práticas de ensino sustentada onde se respeite a criança como um ser emancipado com direito a respostas que promovam aprendizagens entre pares.Abstract In childhood years, children find the main allies to discovering the world and reality around them with movement and play. It’s through knowing their body - as a source of sensations, motion and exploration possibilities – that child build their thought and their way of being and relating to its world. Play is at childhood years, the most natural way of communicate and learn. With this study, and by listening and observing children, we will evaluate how movement – especially when coupled with play – generate involvement, satisfaction, well-being and thus learning in other curricular areas. We ground this study in a qualitative perspective, in which the investigator accumulates with the function of teacher in the group that constitutes the sample. The investigator is thus, a participant observer. We will collect data using the scale for child involvement from the project ―Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias‖ and semi-structured interviews with children. In order to measure child involvement, we monitoring and observe six activities:, three which are based in movement and play with an interdisciplinary focus, and three without movement. The results indicate a strong involvement of children in the activities involving movement and play with an interdisciplinary focus, suggesting that it constitutes a ―quality‖ environment that fosters learning. This research aims at contributing for a sustained shift to teaching practices where the children are respected as an emancipated entity with rights. Finally it is to highlight the strong involvement of children in the activities of movement and play, which should serve as a prerogative for a change of teaching practices which sustained respects the child as a right to be emancipated with responses that promote learning among peers.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCosta, Cristina Maria Lares daOliveira, Maria Teresa, orient.2014-05-19T13:02:25Z2011-052011-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2153porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:26Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:23.924029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infância
title A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infância
spellingShingle A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infância
Costa, Cristina Maria Lares da
Expressão motora
Jogo
Educação pré-escolar
Competências
Envolvimento
Integração curricular
title_short A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infância
title_full A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infância
title_fullStr A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infância
title_full_unstemmed A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infância
title_sort A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infância
author Costa, Cristina Maria Lares da
author_facet Costa, Cristina Maria Lares da
Oliveira, Maria Teresa, orient.
author_role author
author2 Oliveira, Maria Teresa, orient.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cristina Maria Lares da
Oliveira, Maria Teresa, orient.
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão motora
Jogo
Educação pré-escolar
Competências
Envolvimento
Integração curricular
topic Expressão motora
Jogo
Educação pré-escolar
Competências
Envolvimento
Integração curricular
description Resumo Em idade pré escolar as crianças encontram na actividade motora e no jogo os principais aliados na descoberta do mundo e da realidade em que estão inseridas. É através do conhecimento do corpo, enquanto fonte de sensações, de possibilidades de movimento e de exploração, que a criança constrói o seu pensamento e a sua forma de estar e se relacionar com o mundo. O jogo é nesta idade a forma mais natural de comunicar e aprender. Pretendemos com o nosso estudo, através da ―escuta‖ da criança, entender em que medida as actividades de expressão motora, principalmente quando aliadas ao jogo são geradoras de envolvimento, satisfação, bem estar e consequentemente aprendizagens, também noutras áreas curriculares. O nosso estudo baseou-se numa perspectiva de investigação qualitativa em que o investigador acumula as funções de investigador e docente do grupo que constitui a amostra. É por isso um observador participante. Utilizamos como instrumentos de recolha de dados a Escala de envolvimento da criança do projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias, bem como a entrevista semi estruturada com crianças. Para aferir o envolvimento das crianças observámos seis actividades, três tendo como base a expressão motora e o jogo, assumindo um carácter de interdisciplinaridade e três sem recurso à expressão motora. Os resultados da investigação apontam para um acentuado envolvimento das crianças nas actividades de carácter interdisciplinar com recurso à expressão motora e ao jogo, constituindo por isso um ambiente de ―qualidade‖, promotor de aprendizagens. Por fim é de evidenciar o forte envolvimento das crianças nas actividades de expressão motora e do jogo, que devem servir de apanágio para uma mudança de práticas de ensino sustentada onde se respeite a criança como um ser emancipado com direito a respostas que promovam aprendizagens entre pares.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05
2011-05-01T00:00:00Z
2014-05-19T13:02:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2153
url http://hdl.handle.net/10400.19/2153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130879561302016