A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2153 |
Resumo: | Resumo Em idade pré escolar as crianças encontram na actividade motora e no jogo os principais aliados na descoberta do mundo e da realidade em que estão inseridas. É através do conhecimento do corpo, enquanto fonte de sensações, de possibilidades de movimento e de exploração, que a criança constrói o seu pensamento e a sua forma de estar e se relacionar com o mundo. O jogo é nesta idade a forma mais natural de comunicar e aprender. Pretendemos com o nosso estudo, através da ―escuta‖ da criança, entender em que medida as actividades de expressão motora, principalmente quando aliadas ao jogo são geradoras de envolvimento, satisfação, bem estar e consequentemente aprendizagens, também noutras áreas curriculares. O nosso estudo baseou-se numa perspectiva de investigação qualitativa em que o investigador acumula as funções de investigador e docente do grupo que constitui a amostra. É por isso um observador participante. Utilizamos como instrumentos de recolha de dados a Escala de envolvimento da criança do projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias, bem como a entrevista semi estruturada com crianças. Para aferir o envolvimento das crianças observámos seis actividades, três tendo como base a expressão motora e o jogo, assumindo um carácter de interdisciplinaridade e três sem recurso à expressão motora. Os resultados da investigação apontam para um acentuado envolvimento das crianças nas actividades de carácter interdisciplinar com recurso à expressão motora e ao jogo, constituindo por isso um ambiente de ―qualidade‖, promotor de aprendizagens. Por fim é de evidenciar o forte envolvimento das crianças nas actividades de expressão motora e do jogo, que devem servir de apanágio para uma mudança de práticas de ensino sustentada onde se respeite a criança como um ser emancipado com direito a respostas que promovam aprendizagens entre pares. |
id |
RCAP_a321954adee906b7f48fa9056df9dc1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2153 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infânciaExpressão motoraJogoEducação pré-escolarCompetênciasEnvolvimentoIntegração curricularResumo Em idade pré escolar as crianças encontram na actividade motora e no jogo os principais aliados na descoberta do mundo e da realidade em que estão inseridas. É através do conhecimento do corpo, enquanto fonte de sensações, de possibilidades de movimento e de exploração, que a criança constrói o seu pensamento e a sua forma de estar e se relacionar com o mundo. O jogo é nesta idade a forma mais natural de comunicar e aprender. Pretendemos com o nosso estudo, através da ―escuta‖ da criança, entender em que medida as actividades de expressão motora, principalmente quando aliadas ao jogo são geradoras de envolvimento, satisfação, bem estar e consequentemente aprendizagens, também noutras áreas curriculares. O nosso estudo baseou-se numa perspectiva de investigação qualitativa em que o investigador acumula as funções de investigador e docente do grupo que constitui a amostra. É por isso um observador participante. Utilizamos como instrumentos de recolha de dados a Escala de envolvimento da criança do projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias, bem como a entrevista semi estruturada com crianças. Para aferir o envolvimento das crianças observámos seis actividades, três tendo como base a expressão motora e o jogo, assumindo um carácter de interdisciplinaridade e três sem recurso à expressão motora. Os resultados da investigação apontam para um acentuado envolvimento das crianças nas actividades de carácter interdisciplinar com recurso à expressão motora e ao jogo, constituindo por isso um ambiente de ―qualidade‖, promotor de aprendizagens. Por fim é de evidenciar o forte envolvimento das crianças nas actividades de expressão motora e do jogo, que devem servir de apanágio para uma mudança de práticas de ensino sustentada onde se respeite a criança como um ser emancipado com direito a respostas que promovam aprendizagens entre pares.Abstract In childhood years, children find the main allies to discovering the world and reality around them with movement and play. It’s through knowing their body - as a source of sensations, motion and exploration possibilities – that child build their thought and their way of being and relating to its world. Play is at childhood years, the most natural way of communicate and learn. With this study, and by listening and observing children, we will evaluate how movement – especially when coupled with play – generate involvement, satisfaction, well-being and thus learning in other curricular areas. We ground this study in a qualitative perspective, in which the investigator accumulates with the function of teacher in the group that constitutes the sample. The investigator is thus, a participant observer. We will collect data using the scale for child involvement from the project ―Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias‖ and semi-structured interviews with children. In order to measure child involvement, we monitoring and observe six activities:, three which are based in movement and play with an interdisciplinary focus, and three without movement. The results indicate a strong involvement of children in the activities involving movement and play with an interdisciplinary focus, suggesting that it constitutes a ―quality‖ environment that fosters learning. This research aims at contributing for a sustained shift to teaching practices where the children are respected as an emancipated entity with rights. Finally it is to highlight the strong involvement of children in the activities of movement and play, which should serve as a prerogative for a change of teaching practices which sustained respects the child as a right to be emancipated with responses that promote learning among peers.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCosta, Cristina Maria Lares daOliveira, Maria Teresa, orient.2014-05-19T13:02:25Z2011-052011-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2153porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:26Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:23.924029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infância |
title |
A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infância |
spellingShingle |
A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infância Costa, Cristina Maria Lares da Expressão motora Jogo Educação pré-escolar Competências Envolvimento Integração curricular |
title_short |
A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infância |
title_full |
A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infância |
title_fullStr |
A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infância |
title_full_unstemmed |
A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infância |
title_sort |
A expressão motora como área integradora e transversal na educação de infância |
author |
Costa, Cristina Maria Lares da |
author_facet |
Costa, Cristina Maria Lares da Oliveira, Maria Teresa, orient. |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Maria Teresa, orient. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Cristina Maria Lares da Oliveira, Maria Teresa, orient. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expressão motora Jogo Educação pré-escolar Competências Envolvimento Integração curricular |
topic |
Expressão motora Jogo Educação pré-escolar Competências Envolvimento Integração curricular |
description |
Resumo Em idade pré escolar as crianças encontram na actividade motora e no jogo os principais aliados na descoberta do mundo e da realidade em que estão inseridas. É através do conhecimento do corpo, enquanto fonte de sensações, de possibilidades de movimento e de exploração, que a criança constrói o seu pensamento e a sua forma de estar e se relacionar com o mundo. O jogo é nesta idade a forma mais natural de comunicar e aprender. Pretendemos com o nosso estudo, através da ―escuta‖ da criança, entender em que medida as actividades de expressão motora, principalmente quando aliadas ao jogo são geradoras de envolvimento, satisfação, bem estar e consequentemente aprendizagens, também noutras áreas curriculares. O nosso estudo baseou-se numa perspectiva de investigação qualitativa em que o investigador acumula as funções de investigador e docente do grupo que constitui a amostra. É por isso um observador participante. Utilizamos como instrumentos de recolha de dados a Escala de envolvimento da criança do projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias, bem como a entrevista semi estruturada com crianças. Para aferir o envolvimento das crianças observámos seis actividades, três tendo como base a expressão motora e o jogo, assumindo um carácter de interdisciplinaridade e três sem recurso à expressão motora. Os resultados da investigação apontam para um acentuado envolvimento das crianças nas actividades de carácter interdisciplinar com recurso à expressão motora e ao jogo, constituindo por isso um ambiente de ―qualidade‖, promotor de aprendizagens. Por fim é de evidenciar o forte envolvimento das crianças nas actividades de expressão motora e do jogo, que devem servir de apanágio para uma mudança de práticas de ensino sustentada onde se respeite a criança como um ser emancipado com direito a respostas que promovam aprendizagens entre pares. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05 2011-05-01T00:00:00Z 2014-05-19T13:02:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2153 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130879561302016 |