Interação terapêutica em contexto de meio aquático e contexto de sala em crianças com perturbação do espetro do autismo em idade escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/23058 |
Resumo: | Objetivo. Observar e analisar a influência de dois contextos (piscina e sala terapêutica) na interação social entre o terapeuta e crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Métodos. Participaram seis crianças do sexo masculino com PEA em idade escolar (9,3 ± 1,9 anos). Utilizou-se uma metodologia observacional para a recolha de dados, tendo sido filmadas duas sessões em cada contexto para cada criança. As sessões individuais adotaram uma abordagem livre e lúdica entre a criança e o terapeuta. As variáveis atenção conjunta, envolvimento na tarefa, expressividade facial e tipo de toque, foram analisadas com base num sistema de observação sistemática, criado no âmbito deste estudo. Os vídeos foram codificados num software de observação, designado Observideo. Resultados. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas em duas variáveis observadas, com resultados favoráveis para o contexto piscina, designadamente na expressividade positiva da criança em momento de atenção conjunta (p=0.05) e no toque funcional aceite pela criança (p=0.05). Conclusão. De um modo geral, a piscina parece ser o contexto mais favorável à ocorrência de momentos de expressividade positiva e aceitação do toque funcional durante a interação social criança-terapeuta. Sugere-se a realização de mais estudos que aprofundem a influência dos contextos diferenciados de intervenção nas crianças com PEA; Therapeutic interaction in both aquatic and therapy room environment in school-age children with autism spectrum disorders Abstract: Objective: Observation and analysis of the influence on different environments (swimming pool and therapeutic room) in social interaction between the therapist and the child with Autism Spectrum Disorder (ASD). Methods: Six male school-age children with ASD (9,3 years old ± 1,9) participated in the presente study. Two sessions were videorecorded in each environment per child, using, this way, an observational methodology to collect the data. The sessions were established individually between the child and the therapist. Sessions followed a spontaneous and playful approach. Joint attention, engagement states, facial expression and type of touch were analysed accordingly to a pre-set categories system. Video recordings were coded by “Observídeo”, an observational system software. SPSS was used as data treatment for the study between environments. Results: Results showed differences between contexts in terms of positive expression during joint attention (p=0.05) and of functional touch accepted by the child (p=0.05). These behaviors were more frequently observed at the swimming pool, as compared to the therapeutic room. Conclusions: Compared to the therapeutic room, the swimming pool was the most beneficial environment to positive expression and functional touch between the therapist and ASD child. These findings suggest future investigations about the influence of several intervention environments in ASD children. |
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