Crowdfunding: Fatores de Sucesso na Plataforma IndieGoGo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Silvie Tavares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16048
Resumo: As plataformas de crowdfunding são cada vez mais populares em todo o mundo, sendo um instrumento de apoio financeiro ao lançamento de novos projetos empreendedores. O objetivo deste trabalho passa por analisar o conceito do crowdfunding, de forma a compreender a sua importância e os diferentes modelos que podem ser usados para a obtenção de fundos. Este estudo tem também como objetivo identificar os fatores de sucesso numa campanha lançada na plataforma IndieGoGo, permitindo a futuros empreendedores que pretendam angariar fundos numa plataforma eletrónica conhecer os fatores que podem gerar uma maior ou menor adesão ao projeto. Para atingir o objetivo acima enunciado foi desenvolvida uma revisão de literatura que permitiu avançar com as hipóteses relativamente a cada um dos fatores que potencialmente poderiam influenciar no sucesso de uma campanha de crowdfunding. Para a realização do estudo empírico, partiu-se de uma amostra aleatória de 250 projetos existentes na plataforma IndieGoGo e procedeu-se a uma análise de conteúdo aos fatores associados a cada um dos projetos. A base de dados construída foi depois objeto de tratamento estatístico para validação das hipóteses (estatística descritiva, correlações e análise de regressão). Os resultados do estudo mostram que a existência do protótipo de um produto, a apresentação visual e curricular dos promotores, a frequência de atualizações (updates), o número de apoiantes (backers) e a natureza tecnológica do projeto são fatores críticos de sucesso. Pelo contrário, a elevada duração, em minutos, de um vídeo associado ao projeto pode afetar negativamente o sucesso da campanha. Quanto às variáveis associadas ao montante solicitado, comentários na plataforma e likes no Facebook associado ao projeto, os resultados mostraram-se inconclusivos. Finalmente, a experiência anterior do promotor na plataforma mostrou ser um fator de atração de investidores, enquanto o género e a natureza do promotor (individual/equipa) se revelaram insignificantes.
id RCAP_6e031ade7ad451c0d7d02fcbd5dd969d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16048
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crowdfunding: Fatores de Sucesso na Plataforma IndieGoGoCrowdfundingPlataformas de crowdfundingFatores de sucessoAnálise de conteúdoCrowdfunding plataformsSucess factorsContent analysisGestãoAs plataformas de crowdfunding são cada vez mais populares em todo o mundo, sendo um instrumento de apoio financeiro ao lançamento de novos projetos empreendedores. O objetivo deste trabalho passa por analisar o conceito do crowdfunding, de forma a compreender a sua importância e os diferentes modelos que podem ser usados para a obtenção de fundos. Este estudo tem também como objetivo identificar os fatores de sucesso numa campanha lançada na plataforma IndieGoGo, permitindo a futuros empreendedores que pretendam angariar fundos numa plataforma eletrónica conhecer os fatores que podem gerar uma maior ou menor adesão ao projeto. Para atingir o objetivo acima enunciado foi desenvolvida uma revisão de literatura que permitiu avançar com as hipóteses relativamente a cada um dos fatores que potencialmente poderiam influenciar no sucesso de uma campanha de crowdfunding. Para a realização do estudo empírico, partiu-se de uma amostra aleatória de 250 projetos existentes na plataforma IndieGoGo e procedeu-se a uma análise de conteúdo aos fatores associados a cada um dos projetos. A base de dados construída foi depois objeto de tratamento estatístico para validação das hipóteses (estatística descritiva, correlações e análise de regressão). Os resultados do estudo mostram que a existência do protótipo de um produto, a apresentação visual e curricular dos promotores, a frequência de atualizações (updates), o número de apoiantes (backers) e a natureza tecnológica do projeto são fatores críticos de sucesso. Pelo contrário, a elevada duração, em minutos, de um vídeo associado ao projeto pode afetar negativamente o sucesso da campanha. Quanto às variáveis associadas ao montante solicitado, comentários na plataforma e likes no Facebook associado ao projeto, os resultados mostraram-se inconclusivos. Finalmente, a experiência anterior do promotor na plataforma mostrou ser um fator de atração de investidores, enquanto o género e a natureza do promotor (individual/equipa) se revelaram insignificantes.Crowdfunding platforms are increasing popularaty worldwide and are a financial support instrument for launching new entrepreneurial projects. The objective of this thesis is to analyze the concept of crowdfunding in order to understand its importance and the different models that can be used to raise funds. This study also aims to identify success factors in a campaign launched on the IndieGoGo plataform, allowing future entrepreneurs that wish to raise funds on an electronic platform, to know the factors that can generate greater or lesser adherence to the project. In order to achieve the above stated objective, a literature review was developed that allowed us to advance the hypotheses regarding each of the factors that could potentially influence the success of a crowdfunding campaign. The empirical study was based on a random sample of 250 projects retrieved from the IndieGoGo platform and a content analysis of the factors associated with each project. The database was then subjected to statistical treatment for hypothesis validation (descriptive statistics, correlations and regression analysis). The results of the study show that the existence of a product prototype, the promoters visual and curriculum presentation, the frequency of updates, the number of backers and the technological nature of the project are critical success factors. In contrast, the long duration, in minutes, of a video associated with the project can negatively affect the campaign success. Regarding the variables associated with the amount requested, platform comments and Facebook likes associated with the project, the results were inconclusive. Finally, the promoters previous experience on the platform has proved to be a factor of attraction for investors, while the promoters gender and nature (individual / team) have revealed to be insignificant.Santos, José de FreitasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Silvie Tavares2020-07-06T08:11:25Z2019-12-042019-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16048TID:202489264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:02:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16048Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:46.706301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crowdfunding: Fatores de Sucesso na Plataforma IndieGoGo
title Crowdfunding: Fatores de Sucesso na Plataforma IndieGoGo
spellingShingle Crowdfunding: Fatores de Sucesso na Plataforma IndieGoGo
Oliveira, Silvie Tavares
Crowdfunding
Plataformas de crowdfunding
Fatores de sucesso
Análise de conteúdo
Crowdfunding plataforms
Sucess factors
Content analysis
Gestão
title_short Crowdfunding: Fatores de Sucesso na Plataforma IndieGoGo
title_full Crowdfunding: Fatores de Sucesso na Plataforma IndieGoGo
title_fullStr Crowdfunding: Fatores de Sucesso na Plataforma IndieGoGo
title_full_unstemmed Crowdfunding: Fatores de Sucesso na Plataforma IndieGoGo
title_sort Crowdfunding: Fatores de Sucesso na Plataforma IndieGoGo
author Oliveira, Silvie Tavares
author_facet Oliveira, Silvie Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, José de Freitas
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Silvie Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Crowdfunding
Plataformas de crowdfunding
Fatores de sucesso
Análise de conteúdo
Crowdfunding plataforms
Sucess factors
Content analysis
Gestão
topic Crowdfunding
Plataformas de crowdfunding
Fatores de sucesso
Análise de conteúdo
Crowdfunding plataforms
Sucess factors
Content analysis
Gestão
description As plataformas de crowdfunding são cada vez mais populares em todo o mundo, sendo um instrumento de apoio financeiro ao lançamento de novos projetos empreendedores. O objetivo deste trabalho passa por analisar o conceito do crowdfunding, de forma a compreender a sua importância e os diferentes modelos que podem ser usados para a obtenção de fundos. Este estudo tem também como objetivo identificar os fatores de sucesso numa campanha lançada na plataforma IndieGoGo, permitindo a futuros empreendedores que pretendam angariar fundos numa plataforma eletrónica conhecer os fatores que podem gerar uma maior ou menor adesão ao projeto. Para atingir o objetivo acima enunciado foi desenvolvida uma revisão de literatura que permitiu avançar com as hipóteses relativamente a cada um dos fatores que potencialmente poderiam influenciar no sucesso de uma campanha de crowdfunding. Para a realização do estudo empírico, partiu-se de uma amostra aleatória de 250 projetos existentes na plataforma IndieGoGo e procedeu-se a uma análise de conteúdo aos fatores associados a cada um dos projetos. A base de dados construída foi depois objeto de tratamento estatístico para validação das hipóteses (estatística descritiva, correlações e análise de regressão). Os resultados do estudo mostram que a existência do protótipo de um produto, a apresentação visual e curricular dos promotores, a frequência de atualizações (updates), o número de apoiantes (backers) e a natureza tecnológica do projeto são fatores críticos de sucesso. Pelo contrário, a elevada duração, em minutos, de um vídeo associado ao projeto pode afetar negativamente o sucesso da campanha. Quanto às variáveis associadas ao montante solicitado, comentários na plataforma e likes no Facebook associado ao projeto, os resultados mostraram-se inconclusivos. Finalmente, a experiência anterior do promotor na plataforma mostrou ser um fator de atração de investidores, enquanto o género e a natureza do promotor (individual/equipa) se revelaram insignificantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04
2019-12-04T00:00:00Z
2020-07-06T08:11:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16048
TID:202489264
url http://hdl.handle.net/10400.22/16048
identifier_str_mv TID:202489264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131448948555776