Bem-vinda, Geração Z! : tecnologias digitais e novas estratégias de branding perante a evolução da consumer decision journey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Inês Amaral
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28269
Resumo: As tecnologias digitais estão intrínsecas ao dia-a-dia da maioria da população e são, ao mesmo tempo, uma das principais características da sociedade contemporânea na qual nos inserimos. Estas tecnologias fazem hoje parte de atividades que desempenhamos no decorrer dos nossos dias e, muitas vezes, já nem nos apercebemos da profunda utilização que lhes damos e da influência que têm se olharmos para cada um de nós enquanto consumidores. Neste trabalho, pretendeu-se, num primeiro momento, olhar para o papel que as tecnologias digitais ocupam no quotidiano dos jovens pertencences à geração Z, nascidos a partir de 1998 e, posteriormente procurou-se relacionar este enraizamento das tecnologias no seu dia-a-dia com as mudanças e alterações que ocorreram na sua consumer decision journey. Paralelamente, propuseram-se um conjunto de estratégias consideradas as mais adequadas e eficazes para impactar esta geração, direcionadas às marcas que procuram comunicar e impactar estes jovens. Através de uma metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas a dez jovens da geração Z, a dois consultores de comunicação digital de duas agências, bem como a uma psicóloga, que tiveram como objetivo responder ao desafio, acima descrito, que esta investigação se propõe. A apresentação, análise e dicussão dos resultados obtidos foi feita de forma simultânea, ao estilo interpretativista, através de um conjunto de grelhas de análise temática que relacionaram as informações obtidas das entrevistas realizadas com as ideias apresentadas ao longo do enquadramento teórico. Validou-se assim a existência de uma utilização frequente e diária das tecnologias digitais no dia-a-dia dos jovens da geração Z, clarificando-se, ao mesmo tempo, que o enraizamento das mesmas no contexto do seu quotidiano não pode ser dissociado dos seus comportamentos e decisões de compra.
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