O impacto da inteligência artificial no customer journey
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21763 |
Resumo: | A presente dissertação visa analisar a utilização da Inteligência Artificial no Customer Journey, no sentido de potencializar a Customer Experience e a satisfação do consumidor. Este estudo visa contribuir para a análise do impacto das novas tecnologias de Inteligência Artificial como meio para alcançar a satisfação das necessidades dos clientes, otimização dos processos e rentabilidade das empresas. Em primeiro lugar, foi elaborada uma revisão de literatura sobre o impacto da Inteligência Artificial no Customer Journey, especificando as vantagens que esta tecnologia traz para potencialização do Customer Experience. De seguida, foi realizado um estudo de caso sobre a Zara, analisando e expondo as funcionalidades de Inteligência Artificial que a empresa implementou, que influenciam o Customer Journey, como análise preditiva, o sistema de informação integrado, robots, pesquisa por imagem e sistemas de recomendações. Foi possível concluir que a Inteligência Artificial melhora o Customer Experience, através da personalização do serviço, otimização dos processos como gestão de stocks e venda, apoio ao cliente, previsão de gostos e comportamentos, e, ainda através da integração e sincronização do sistema de informação durante a cadeia de valor. |
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O impacto da inteligência artificial no customer journeyInteligência artificialCustomer journeyCustomer experiencePersonalizaçãoArtificial IntelligenceCustomer JourneyCustomer experiencePersonalizationGestãoA presente dissertação visa analisar a utilização da Inteligência Artificial no Customer Journey, no sentido de potencializar a Customer Experience e a satisfação do consumidor. Este estudo visa contribuir para a análise do impacto das novas tecnologias de Inteligência Artificial como meio para alcançar a satisfação das necessidades dos clientes, otimização dos processos e rentabilidade das empresas. Em primeiro lugar, foi elaborada uma revisão de literatura sobre o impacto da Inteligência Artificial no Customer Journey, especificando as vantagens que esta tecnologia traz para potencialização do Customer Experience. De seguida, foi realizado um estudo de caso sobre a Zara, analisando e expondo as funcionalidades de Inteligência Artificial que a empresa implementou, que influenciam o Customer Journey, como análise preditiva, o sistema de informação integrado, robots, pesquisa por imagem e sistemas de recomendações. Foi possível concluir que a Inteligência Artificial melhora o Customer Experience, através da personalização do serviço, otimização dos processos como gestão de stocks e venda, apoio ao cliente, previsão de gostos e comportamentos, e, ainda através da integração e sincronização do sistema de informação durante a cadeia de valor.This dissertation aims to analyse the use of Artificial Intelligence in Customer Journey, in order to enhance the Customer Experience and consumer satisfaction. This study aims to contribute to the analysis of the impact of new Artificial Intelligence technologies as a means to achieve customer needs satisfaction, process optimization and corporate profitability. First, a literature review was prepared on the impact of Artificial Intelligence on Customer Journey, specifying the advantages that this technology brings to enhance the Customer Experience. Then, a case study about Zara was prepared, analyzing and exposing the Artificial Intelligence features that the company has implemented that influence the Customer Journey, such as predictive analysis, the integrated information system, robots, image search and recommendation systems. . It was possible to conclude that Artificial Intelligence improves the Customer Experience, through the personalization of the service, optimization of processes such as stock and sales management, customer support, prediction of tastes and behaviors, and also through the integration and synchronization of the information system during the value chain.Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoura, Simone Pinto Marques2023-01-23T11:28:46Z2022-11-242022-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21763TID:203185668porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:18:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:51.714706Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação visa analisar a utilização da Inteligência Artificial no Customer Journey, no sentido de potencializar a Customer Experience e a satisfação do consumidor. Este estudo visa contribuir para a análise do impacto das novas tecnologias de Inteligência Artificial como meio para alcançar a satisfação das necessidades dos clientes, otimização dos processos e rentabilidade das empresas. Em primeiro lugar, foi elaborada uma revisão de literatura sobre o impacto da Inteligência Artificial no Customer Journey, especificando as vantagens que esta tecnologia traz para potencialização do Customer Experience. De seguida, foi realizado um estudo de caso sobre a Zara, analisando e expondo as funcionalidades de Inteligência Artificial que a empresa implementou, que influenciam o Customer Journey, como análise preditiva, o sistema de informação integrado, robots, pesquisa por imagem e sistemas de recomendações. Foi possível concluir que a Inteligência Artificial melhora o Customer Experience, através da personalização do serviço, otimização dos processos como gestão de stocks e venda, apoio ao cliente, previsão de gostos e comportamentos, e, ainda através da integração e sincronização do sistema de informação durante a cadeia de valor. |
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