O impacto da inteligência artificial no customer journey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Simone Pinto Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21763
Resumo: A presente dissertação visa analisar a utilização da Inteligência Artificial no Customer Journey, no sentido de potencializar a Customer Experience e a satisfação do consumidor. Este estudo visa contribuir para a análise do impacto das novas tecnologias de Inteligência Artificial como meio para alcançar a satisfação das necessidades dos clientes, otimização dos processos e rentabilidade das empresas. Em primeiro lugar, foi elaborada uma revisão de literatura sobre o impacto da Inteligência Artificial no Customer Journey, especificando as vantagens que esta tecnologia traz para potencialização do Customer Experience. De seguida, foi realizado um estudo de caso sobre a Zara, analisando e expondo as funcionalidades de Inteligência Artificial que a empresa implementou, que influenciam o Customer Journey, como análise preditiva, o sistema de informação integrado, robots, pesquisa por imagem e sistemas de recomendações. Foi possível concluir que a Inteligência Artificial melhora o Customer Experience, através da personalização do serviço, otimização dos processos como gestão de stocks e venda, apoio ao cliente, previsão de gostos e comportamentos, e, ainda através da integração e sincronização do sistema de informação durante a cadeia de valor.
id RCAP_353c38b8dd8cb4b915767b8e01b971e3
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21763
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da inteligência artificial no customer journeyInteligência artificialCustomer journeyCustomer experiencePersonalizaçãoArtificial IntelligenceCustomer JourneyCustomer experiencePersonalizationGestãoA presente dissertação visa analisar a utilização da Inteligência Artificial no Customer Journey, no sentido de potencializar a Customer Experience e a satisfação do consumidor. Este estudo visa contribuir para a análise do impacto das novas tecnologias de Inteligência Artificial como meio para alcançar a satisfação das necessidades dos clientes, otimização dos processos e rentabilidade das empresas. Em primeiro lugar, foi elaborada uma revisão de literatura sobre o impacto da Inteligência Artificial no Customer Journey, especificando as vantagens que esta tecnologia traz para potencialização do Customer Experience. De seguida, foi realizado um estudo de caso sobre a Zara, analisando e expondo as funcionalidades de Inteligência Artificial que a empresa implementou, que influenciam o Customer Journey, como análise preditiva, o sistema de informação integrado, robots, pesquisa por imagem e sistemas de recomendações. Foi possível concluir que a Inteligência Artificial melhora o Customer Experience, através da personalização do serviço, otimização dos processos como gestão de stocks e venda, apoio ao cliente, previsão de gostos e comportamentos, e, ainda através da integração e sincronização do sistema de informação durante a cadeia de valor.This dissertation aims to analyse the use of Artificial Intelligence in Customer Journey, in order to enhance the Customer Experience and consumer satisfaction. This study aims to contribute to the analysis of the impact of new Artificial Intelligence technologies as a means to achieve customer needs satisfaction, process optimization and corporate profitability. First, a literature review was prepared on the impact of Artificial Intelligence on Customer Journey, specifying the advantages that this technology brings to enhance the Customer Experience. Then, a case study about Zara was prepared, analyzing and exposing the Artificial Intelligence features that the company has implemented that influence the Customer Journey, such as predictive analysis, the integrated information system, robots, image search and recommendation systems. . It was possible to conclude that Artificial Intelligence improves the Customer Experience, through the personalization of the service, optimization of processes such as stock and sales management, customer support, prediction of tastes and behaviors, and also through the integration and synchronization of the information system during the value chain.Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoura, Simone Pinto Marques2023-01-23T11:28:46Z2022-11-242022-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21763TID:203185668porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:18:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:51.714706Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da inteligência artificial no customer journey
title O impacto da inteligência artificial no customer journey
spellingShingle O impacto da inteligência artificial no customer journey
Moura, Simone Pinto Marques
Inteligência artificial
Customer journey
Customer experience
Personalização
Artificial Intelligence
Customer Journey
Customer experience
Personalization
Gestão
title_short O impacto da inteligência artificial no customer journey
title_full O impacto da inteligência artificial no customer journey
title_fullStr O impacto da inteligência artificial no customer journey
title_full_unstemmed O impacto da inteligência artificial no customer journey
title_sort O impacto da inteligência artificial no customer journey
author Moura, Simone Pinto Marques
author_facet Moura, Simone Pinto Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Simone Pinto Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência artificial
Customer journey
Customer experience
Personalização
Artificial Intelligence
Customer Journey
Customer experience
Personalization
Gestão
topic Inteligência artificial
Customer journey
Customer experience
Personalização
Artificial Intelligence
Customer Journey
Customer experience
Personalization
Gestão
description A presente dissertação visa analisar a utilização da Inteligência Artificial no Customer Journey, no sentido de potencializar a Customer Experience e a satisfação do consumidor. Este estudo visa contribuir para a análise do impacto das novas tecnologias de Inteligência Artificial como meio para alcançar a satisfação das necessidades dos clientes, otimização dos processos e rentabilidade das empresas. Em primeiro lugar, foi elaborada uma revisão de literatura sobre o impacto da Inteligência Artificial no Customer Journey, especificando as vantagens que esta tecnologia traz para potencialização do Customer Experience. De seguida, foi realizado um estudo de caso sobre a Zara, analisando e expondo as funcionalidades de Inteligência Artificial que a empresa implementou, que influenciam o Customer Journey, como análise preditiva, o sistema de informação integrado, robots, pesquisa por imagem e sistemas de recomendações. Foi possível concluir que a Inteligência Artificial melhora o Customer Experience, através da personalização do serviço, otimização dos processos como gestão de stocks e venda, apoio ao cliente, previsão de gostos e comportamentos, e, ainda através da integração e sincronização do sistema de informação durante a cadeia de valor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-24
2022-11-24T00:00:00Z
2023-01-23T11:28:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/21763
TID:203185668
url http://hdl.handle.net/10400.22/21763
identifier_str_mv TID:203185668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131505428004864