Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/7641 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo geral conhecer as representações de encarregados de educação e alunos sobre os contributos da avaliação diagnóstica para a implementação de estratégias de diferenciação pedagógica, nas aulas de Inglês das Atividades de Enriquecimento Curricular, as quais contribuíram para compreender a relação existente entre estes dois conceitos e a aquisição de aprendizagens por parte dos alunos Tratou-se de um projeto de investigação-ação que recorreu a uma metodologia de natureza qualitativa em que os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e por entrevista, bem como através de observações realizadas antes e durante a intervenção na turma. O projeto teve como principais referentes teórico-conceptuais a literatura científica, produzida tanto em Portugal como no estrangeiro, que aborda as temáticas em estudo e o quadro legislativo em vigor no sistema educativo português. A componente empírica do estudo desenvolveu-se com uma turma de vinte e três alunos e no contexto específico de ensino e aprendizagem de Inglês precoce, nas Atividades de Enriquecimento Curricular. O presente estudo contribuiu para se perceber a relação existente entre a avaliação diagnóstica e a diferenciação pedagógica, bem como a sua influência positiva no processo de ensino e aprendizagem. |
id |
RCAP_6e1abdca4bf3be7a67b08f6d2e0fdb40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7641 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagemEvaluationAvaliaçãoDiagnósticoDiferenciaçãoInglês PrecoceEvaluationDiagnosisDifferentiationEarly English learningDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoEste estudo teve como objetivo geral conhecer as representações de encarregados de educação e alunos sobre os contributos da avaliação diagnóstica para a implementação de estratégias de diferenciação pedagógica, nas aulas de Inglês das Atividades de Enriquecimento Curricular, as quais contribuíram para compreender a relação existente entre estes dois conceitos e a aquisição de aprendizagens por parte dos alunos Tratou-se de um projeto de investigação-ação que recorreu a uma metodologia de natureza qualitativa em que os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e por entrevista, bem como através de observações realizadas antes e durante a intervenção na turma. O projeto teve como principais referentes teórico-conceptuais a literatura científica, produzida tanto em Portugal como no estrangeiro, que aborda as temáticas em estudo e o quadro legislativo em vigor no sistema educativo português. A componente empírica do estudo desenvolveu-se com uma turma de vinte e três alunos e no contexto específico de ensino e aprendizagem de Inglês precoce, nas Atividades de Enriquecimento Curricular. O presente estudo contribuiu para se perceber a relação existente entre a avaliação diagnóstica e a diferenciação pedagógica, bem como a sua influência positiva no processo de ensino e aprendizagem.The general aim of this study was to know the pupils’ and their parents’ representations about the contributions of diagnostic evaluation for the implementation of different pedagogical differentiation strategies, in the English classes within Atividades de Enriquecimento Curricular (Enrichment Curricular Activities), which have contributed to understand the existent relationship between these two concepts and the learning of pupils. iv The present action research study was based on a qualitative methodology using questionnaires, interviews and lesson observations before and during didactic intervention as data collection procedures. The conceptual and theoretical background of the project is sustained on the literature produced in Portugal and abroad, as well as on the legal framework in the portuguese educational system, regarding the studied topic. The empirical component was developed with a class of twenty three pupils and in the specific context of early English learning, within Atividades de Enriquecimento Curricular (Enrichment Curricular Activities). This study has contributed to a better understanding of the existent relationship between diagnostic evaluation and pedagogical differentiation, as well as its positive influence on the teaching and learning process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCanha, Manuel Bernardo QueirozRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMouta, Ana Lúcia Caldeira da Silva2016-02-11T12:53:26Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7641TID:201038021porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:48:17Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:04.696141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem |
title |
Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem |
spellingShingle |
Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem Mouta, Ana Lúcia Caldeira da Silva Evaluation Avaliação Diagnóstico Diferenciação Inglês Precoce Evaluation Diagnosis Differentiation Early English learning Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação |
title_short |
Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem |
title_full |
Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem |
title_fullStr |
Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem |
title_sort |
Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem |
author |
Mouta, Ana Lúcia Caldeira da Silva |
author_facet |
Mouta, Ana Lúcia Caldeira da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Canha, Manuel Bernardo Queiroz Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mouta, Ana Lúcia Caldeira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evaluation Avaliação Diagnóstico Diferenciação Inglês Precoce Evaluation Diagnosis Differentiation Early English learning Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação |
topic |
Evaluation Avaliação Diagnóstico Diferenciação Inglês Precoce Evaluation Diagnosis Differentiation Early English learning Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação |
description |
Este estudo teve como objetivo geral conhecer as representações de encarregados de educação e alunos sobre os contributos da avaliação diagnóstica para a implementação de estratégias de diferenciação pedagógica, nas aulas de Inglês das Atividades de Enriquecimento Curricular, as quais contribuíram para compreender a relação existente entre estes dois conceitos e a aquisição de aprendizagens por parte dos alunos Tratou-se de um projeto de investigação-ação que recorreu a uma metodologia de natureza qualitativa em que os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e por entrevista, bem como através de observações realizadas antes e durante a intervenção na turma. O projeto teve como principais referentes teórico-conceptuais a literatura científica, produzida tanto em Portugal como no estrangeiro, que aborda as temáticas em estudo e o quadro legislativo em vigor no sistema educativo português. A componente empírica do estudo desenvolveu-se com uma turma de vinte e três alunos e no contexto específico de ensino e aprendizagem de Inglês precoce, nas Atividades de Enriquecimento Curricular. O presente estudo contribuiu para se perceber a relação existente entre a avaliação diagnóstica e a diferenciação pedagógica, bem como a sua influência positiva no processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-02-11T12:53:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/7641 TID:201038021 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/7641 |
identifier_str_mv |
TID:201038021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131376491954176 |