Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mouta, Ana Lúcia Caldeira da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/7641
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral conhecer as representações de encarregados de educação e alunos sobre os contributos da avaliação diagnóstica para a implementação de estratégias de diferenciação pedagógica, nas aulas de Inglês das Atividades de Enriquecimento Curricular, as quais contribuíram para compreender a relação existente entre estes dois conceitos e a aquisição de aprendizagens por parte dos alunos Tratou-se de um projeto de investigação-ação que recorreu a uma metodologia de natureza qualitativa em que os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e por entrevista, bem como através de observações realizadas antes e durante a intervenção na turma. O projeto teve como principais referentes teórico-conceptuais a literatura científica, produzida tanto em Portugal como no estrangeiro, que aborda as temáticas em estudo e o quadro legislativo em vigor no sistema educativo português. A componente empírica do estudo desenvolveu-se com uma turma de vinte e três alunos e no contexto específico de ensino e aprendizagem de Inglês precoce, nas Atividades de Enriquecimento Curricular. O presente estudo contribuiu para se perceber a relação existente entre a avaliação diagnóstica e a diferenciação pedagógica, bem como a sua influência positiva no processo de ensino e aprendizagem.
id RCAP_6e1abdca4bf3be7a67b08f6d2e0fdb40
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7641
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagemEvaluationAvaliaçãoDiagnósticoDiferenciaçãoInglês PrecoceEvaluationDiagnosisDifferentiationEarly English learningDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoEste estudo teve como objetivo geral conhecer as representações de encarregados de educação e alunos sobre os contributos da avaliação diagnóstica para a implementação de estratégias de diferenciação pedagógica, nas aulas de Inglês das Atividades de Enriquecimento Curricular, as quais contribuíram para compreender a relação existente entre estes dois conceitos e a aquisição de aprendizagens por parte dos alunos Tratou-se de um projeto de investigação-ação que recorreu a uma metodologia de natureza qualitativa em que os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e por entrevista, bem como através de observações realizadas antes e durante a intervenção na turma. O projeto teve como principais referentes teórico-conceptuais a literatura científica, produzida tanto em Portugal como no estrangeiro, que aborda as temáticas em estudo e o quadro legislativo em vigor no sistema educativo português. A componente empírica do estudo desenvolveu-se com uma turma de vinte e três alunos e no contexto específico de ensino e aprendizagem de Inglês precoce, nas Atividades de Enriquecimento Curricular. O presente estudo contribuiu para se perceber a relação existente entre a avaliação diagnóstica e a diferenciação pedagógica, bem como a sua influência positiva no processo de ensino e aprendizagem.The general aim of this study was to know the pupils’ and their parents’ representations about the contributions of diagnostic evaluation for the implementation of different pedagogical differentiation strategies, in the English classes within Atividades de Enriquecimento Curricular (Enrichment Curricular Activities), which have contributed to understand the existent relationship between these two concepts and the learning of pupils. iv The present action research study was based on a qualitative methodology using questionnaires, interviews and lesson observations before and during didactic intervention as data collection procedures. The conceptual and theoretical background of the project is sustained on the literature produced in Portugal and abroad, as well as on the legal framework in the portuguese educational system, regarding the studied topic. The empirical component was developed with a class of twenty three pupils and in the specific context of early English learning, within Atividades de Enriquecimento Curricular (Enrichment Curricular Activities). This study has contributed to a better understanding of the existent relationship between diagnostic evaluation and pedagogical differentiation, as well as its positive influence on the teaching and learning process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCanha, Manuel Bernardo QueirozRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMouta, Ana Lúcia Caldeira da Silva2016-02-11T12:53:26Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7641TID:201038021porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:48:17Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:04.696141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem
title Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem
spellingShingle Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem
Mouta, Ana Lúcia Caldeira da Silva
Evaluation
Avaliação
Diagnóstico
Diferenciação
Inglês Precoce
Evaluation
Diagnosis
Differentiation
Early English learning
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
title_short Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem
title_full Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem
title_fullStr Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem
title_full_unstemmed Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem
title_sort Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem
author Mouta, Ana Lúcia Caldeira da Silva
author_facet Mouta, Ana Lúcia Caldeira da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canha, Manuel Bernardo Queiroz
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Mouta, Ana Lúcia Caldeira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Evaluation
Avaliação
Diagnóstico
Diferenciação
Inglês Precoce
Evaluation
Diagnosis
Differentiation
Early English learning
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
topic Evaluation
Avaliação
Diagnóstico
Diferenciação
Inglês Precoce
Evaluation
Diagnosis
Differentiation
Early English learning
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
description Este estudo teve como objetivo geral conhecer as representações de encarregados de educação e alunos sobre os contributos da avaliação diagnóstica para a implementação de estratégias de diferenciação pedagógica, nas aulas de Inglês das Atividades de Enriquecimento Curricular, as quais contribuíram para compreender a relação existente entre estes dois conceitos e a aquisição de aprendizagens por parte dos alunos Tratou-se de um projeto de investigação-ação que recorreu a uma metodologia de natureza qualitativa em que os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e por entrevista, bem como através de observações realizadas antes e durante a intervenção na turma. O projeto teve como principais referentes teórico-conceptuais a literatura científica, produzida tanto em Portugal como no estrangeiro, que aborda as temáticas em estudo e o quadro legislativo em vigor no sistema educativo português. A componente empírica do estudo desenvolveu-se com uma turma de vinte e três alunos e no contexto específico de ensino e aprendizagem de Inglês precoce, nas Atividades de Enriquecimento Curricular. O presente estudo contribuiu para se perceber a relação existente entre a avaliação diagnóstica e a diferenciação pedagógica, bem como a sua influência positiva no processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-11T12:53:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/7641
TID:201038021
url http://hdl.handle.net/10400.22/7641
identifier_str_mv TID:201038021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131376491954176