Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Emanuella
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Esteves, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39167
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) trouxeram aos professores novas possibilidades de exploração das temáticas escolares facilitando a construção de experiências de ensino/aprendizagem mais interessantes e motivadores e, principalmente, mais próximas dos interesses dos alunos. A investigação que se apresenta tem como objetivo compreender como a utilização das TIC em sala de aula é uma ferramenta importante no que diz respeito à promoção da aprendizagem dos conteúdos escolares, mas também no contributo importante que dá na formação de cidadãos geograficamente competentes promovendo assim a formação cidadã. A metodologia de investigação ação orientou esta pesquisa que desenvolveu numa escola de Fortaleza (Brasil) envolvendo professores de Geografia, Biologia e Química.
id RCAP_6e2b95cc013c558cdd963b1caf6f609c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/39167
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensinoTICEducação para a cidadaniaEnsinoAprendizagemSala de aulaAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) trouxeram aos professores novas possibilidades de exploração das temáticas escolares facilitando a construção de experiências de ensino/aprendizagem mais interessantes e motivadores e, principalmente, mais próximas dos interesses dos alunos. A investigação que se apresenta tem como objetivo compreender como a utilização das TIC em sala de aula é uma ferramenta importante no que diz respeito à promoção da aprendizagem dos conteúdos escolares, mas também no contributo importante que dá na formação de cidadãos geograficamente competentes promovendo assim a formação cidadã. A metodologia de investigação ação orientou esta pesquisa que desenvolveu numa escola de Fortaleza (Brasil) envolvendo professores de Geografia, Biologia e Química.Information and Communication Technologies (ICT) have brought teachers new possibilities for exploring school subjects, enabling the construction of more interesting and motivating teaching experiences that involve students' interests. The aim of this research is to understand how the use of ICTs in the classroom is promoting a better teaching and learning process in terms of school subjects and is also helping to develop geographical skill and geographically competent citizens. An action research methodology directed this research developed in a school in Fortaleza (Brazil) involving teachers of Geography, Biology and Chemistry.Universidad de Castilla-La Mancha, Escuela Superior de InformáticaRepositório da Universidade de LisboaVieira, EmanuellaEsteves, Maria Helena2019-07-18T10:36:40Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39167porVieira, E., Esteves, H. (2018). Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa, n.º 28, p. 23-29. e-ISSN: 1699-4574.1699-4574info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:37:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:55.135847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino
title Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino
spellingShingle Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino
Vieira, Emanuella
TIC
Educação para a cidadania
Ensino
Aprendizagem
Sala de aula
title_short Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino
title_full Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino
title_fullStr Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino
title_full_unstemmed Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino
title_sort Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino
author Vieira, Emanuella
author_facet Vieira, Emanuella
Esteves, Maria Helena
author_role author
author2 Esteves, Maria Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Emanuella
Esteves, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Educação para a cidadania
Ensino
Aprendizagem
Sala de aula
topic TIC
Educação para a cidadania
Ensino
Aprendizagem
Sala de aula
description As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) trouxeram aos professores novas possibilidades de exploração das temáticas escolares facilitando a construção de experiências de ensino/aprendizagem mais interessantes e motivadores e, principalmente, mais próximas dos interesses dos alunos. A investigação que se apresenta tem como objetivo compreender como a utilização das TIC em sala de aula é uma ferramenta importante no que diz respeito à promoção da aprendizagem dos conteúdos escolares, mas também no contributo importante que dá na formação de cidadãos geograficamente competentes promovendo assim a formação cidadã. A metodologia de investigação ação orientou esta pesquisa que desenvolveu numa escola de Fortaleza (Brasil) envolvendo professores de Geografia, Biologia e Química.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-07-18T10:36:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/39167
url http://hdl.handle.net/10451/39167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, E., Esteves, H. (2018). Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa, n.º 28, p. 23-29. e-ISSN: 1699-4574.
1699-4574
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de Castilla-La Mancha, Escuela Superior de Informática
publisher.none.fl_str_mv Universidad de Castilla-La Mancha, Escuela Superior de Informática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134466401107968