Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/39167 |
Resumo: | As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) trouxeram aos professores novas possibilidades de exploração das temáticas escolares facilitando a construção de experiências de ensino/aprendizagem mais interessantes e motivadores e, principalmente, mais próximas dos interesses dos alunos. A investigação que se apresenta tem como objetivo compreender como a utilização das TIC em sala de aula é uma ferramenta importante no que diz respeito à promoção da aprendizagem dos conteúdos escolares, mas também no contributo importante que dá na formação de cidadãos geograficamente competentes promovendo assim a formação cidadã. A metodologia de investigação ação orientou esta pesquisa que desenvolveu numa escola de Fortaleza (Brasil) envolvendo professores de Geografia, Biologia e Química. |
id |
RCAP_6e2b95cc013c558cdd963b1caf6f609c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/39167 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensinoTICEducação para a cidadaniaEnsinoAprendizagemSala de aulaAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) trouxeram aos professores novas possibilidades de exploração das temáticas escolares facilitando a construção de experiências de ensino/aprendizagem mais interessantes e motivadores e, principalmente, mais próximas dos interesses dos alunos. A investigação que se apresenta tem como objetivo compreender como a utilização das TIC em sala de aula é uma ferramenta importante no que diz respeito à promoção da aprendizagem dos conteúdos escolares, mas também no contributo importante que dá na formação de cidadãos geograficamente competentes promovendo assim a formação cidadã. A metodologia de investigação ação orientou esta pesquisa que desenvolveu numa escola de Fortaleza (Brasil) envolvendo professores de Geografia, Biologia e Química.Information and Communication Technologies (ICT) have brought teachers new possibilities for exploring school subjects, enabling the construction of more interesting and motivating teaching experiences that involve students' interests. The aim of this research is to understand how the use of ICTs in the classroom is promoting a better teaching and learning process in terms of school subjects and is also helping to develop geographical skill and geographically competent citizens. An action research methodology directed this research developed in a school in Fortaleza (Brazil) involving teachers of Geography, Biology and Chemistry.Universidad de Castilla-La Mancha, Escuela Superior de InformáticaRepositório da Universidade de LisboaVieira, EmanuellaEsteves, Maria Helena2019-07-18T10:36:40Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39167porVieira, E., Esteves, H. (2018). Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa, n.º 28, p. 23-29. e-ISSN: 1699-4574.1699-4574info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:37:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:55.135847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino |
title |
Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino |
spellingShingle |
Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino Vieira, Emanuella TIC Educação para a cidadania Ensino Aprendizagem Sala de aula |
title_short |
Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino |
title_full |
Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino |
title_fullStr |
Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino |
title_sort |
Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino |
author |
Vieira, Emanuella |
author_facet |
Vieira, Emanuella Esteves, Maria Helena |
author_role |
author |
author2 |
Esteves, Maria Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Emanuella Esteves, Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC Educação para a cidadania Ensino Aprendizagem Sala de aula |
topic |
TIC Educação para a cidadania Ensino Aprendizagem Sala de aula |
description |
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) trouxeram aos professores novas possibilidades de exploração das temáticas escolares facilitando a construção de experiências de ensino/aprendizagem mais interessantes e motivadores e, principalmente, mais próximas dos interesses dos alunos. A investigação que se apresenta tem como objetivo compreender como a utilização das TIC em sala de aula é uma ferramenta importante no que diz respeito à promoção da aprendizagem dos conteúdos escolares, mas também no contributo importante que dá na formação de cidadãos geograficamente competentes promovendo assim a formação cidadã. A metodologia de investigação ação orientou esta pesquisa que desenvolveu numa escola de Fortaleza (Brasil) envolvendo professores de Geografia, Biologia e Química. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-07-18T10:36:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/39167 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/39167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vieira, E., Esteves, H. (2018). Tecnologias de informação e comunicação: desafios e perspectivas para o ensino. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa, n.º 28, p. 23-29. e-ISSN: 1699-4574. 1699-4574 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de Castilla-La Mancha, Escuela Superior de Informática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de Castilla-La Mancha, Escuela Superior de Informática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134466401107968 |