A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola Secundária de Valbom.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/652 |
Resumo: | O presente artigo é parte integrante da investigação “Retractar o contexto Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Secundário - Um estudo sobre a utilização, formação e equipamentos existentes numa escola do Ensino Secundário”. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) levaram ao progresso e a inovação da sociedade, alterando de forma evidente o quotidiano de cada indivíduo. O estudo das temáticas Educação, Sociedade da Informação e Sociedade do Conhecimento é complexo e criador de grande controvérsia. Tal como noutras áreas, a introdução das TIC, em contextos escolares, tem vindo a ser alvo de reflexão e análise. O uso das TIC constitui uma mais-valia no processo de ensino-aprendizagem, no entanto, é necessário que o professor domine estas tecnologias, e as consiga transpor para a sala de aula, tornando a sua prática pedagógica mais diversificada e cativante. |
id |
RCAP_ac1af34a3981871ebea8f28beefd3548 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/652 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola Secundária de Valbom.Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Ensino SecundárioEnsino-aprendizagemSala de aulaO presente artigo é parte integrante da investigação “Retractar o contexto Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Secundário - Um estudo sobre a utilização, formação e equipamentos existentes numa escola do Ensino Secundário”. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) levaram ao progresso e a inovação da sociedade, alterando de forma evidente o quotidiano de cada indivíduo. O estudo das temáticas Educação, Sociedade da Informação e Sociedade do Conhecimento é complexo e criador de grande controvérsia. Tal como noutras áreas, a introdução das TIC, em contextos escolares, tem vindo a ser alvo de reflexão e análise. O uso das TIC constitui uma mais-valia no processo de ensino-aprendizagem, no entanto, é necessário que o professor domine estas tecnologias, e as consiga transpor para a sala de aula, tornando a sua prática pedagógica mais diversificada e cativante.Universidade Portucalense2014-02-25T15:39:29Z2014-02-252013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/652http://hdl.handle.net/11328/652porPinto, T., & Sobral, S.R. (2013). A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola Secundária de Valbom. Revista do DICT, 4, 67-74.1647-4023Pinto, Teresa Margarida Lima VieiraSobral, Sónia Rollandinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:12:45Zoai:repositorio.upt.pt:11328/652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:27.937502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola Secundária de Valbom. |
title |
A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola Secundária de Valbom. |
spellingShingle |
A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola Secundária de Valbom. Pinto, Teresa Margarida Lima Vieira Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Ensino Secundário Ensino-aprendizagem Sala de aula |
title_short |
A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola Secundária de Valbom. |
title_full |
A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola Secundária de Valbom. |
title_fullStr |
A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola Secundária de Valbom. |
title_full_unstemmed |
A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola Secundária de Valbom. |
title_sort |
A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola Secundária de Valbom. |
author |
Pinto, Teresa Margarida Lima Vieira |
author_facet |
Pinto, Teresa Margarida Lima Vieira Sobral, Sónia Rolland |
author_role |
author |
author2 |
Sobral, Sónia Rolland |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Teresa Margarida Lima Vieira Sobral, Sónia Rolland |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Ensino Secundário Ensino-aprendizagem Sala de aula |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Ensino Secundário Ensino-aprendizagem Sala de aula |
description |
O presente artigo é parte integrante da investigação “Retractar o contexto Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Secundário - Um estudo sobre a utilização, formação e equipamentos existentes numa escola do Ensino Secundário”. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) levaram ao progresso e a inovação da sociedade, alterando de forma evidente o quotidiano de cada indivíduo. O estudo das temáticas Educação, Sociedade da Informação e Sociedade do Conhecimento é complexo e criador de grande controvérsia. Tal como noutras áreas, a introdução das TIC, em contextos escolares, tem vindo a ser alvo de reflexão e análise. O uso das TIC constitui uma mais-valia no processo de ensino-aprendizagem, no entanto, é necessário que o professor domine estas tecnologias, e as consiga transpor para a sala de aula, tornando a sua prática pedagógica mais diversificada e cativante. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-02-25T15:39:29Z 2014-02-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/652 http://hdl.handle.net/11328/652 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pinto, T., & Sobral, S.R. (2013). A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola Secundária de Valbom. Revista do DICT, 4, 67-74. 1647-4023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134978883190784 |