Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria de Fátima da Costa Guimarães
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1136
Resumo: Com o objectivo de verificar se os Projectos de Acção Tutorial respondem aos problemas de abandono, absentismo e indisciplina escolar, procedemos a uma análise comparativa entre duas escolas do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e outra do 3º Ciclo e do Ensino Secundário com diferentes Projectos de Acção Tutorial. No estudo, adoptamos uma metodologia de investigação qualitativa; usamos como instrumento metodológico de recolha de informação, a entrevista semi-estruturada aplicada aos professores coordenadores da Acção Tutorial e ao director das escolas; no tratamento dos dados recolhidos, aplicamos a técnica de análise de conteúdo, bem como à transcrição das entrevistas e aos projectos de acção tutorial – no sentido da elaboração de um estudo comparativo entre as duas escolas. Como principais conclusões deste trabalho emergem as diferentes formas de enquadrar o Projecto de Acção Tutorial: uma escola enquadra-o num projecto mais global (GAAF), em que o aluno desenvolve competências cognitivas, sociais e afectivas; a outra, que realiza um trabalho individual com vista ao sucesso educativo, desenvolve um trabalho centrado na problemática do aluno. Outra conclusão é que a escola cujo projecto de acção tutorial está enquadrado num projecto mais amplo tem obtido melhores resultados no que diz respeito ao abandono, absentismo e indisciplina escolar, que constituem indicadores de eficácia do referido projecto.
id RCAP_6e30612b06f0e5b32fe22864dbc3811c
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1136
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolarSupervisão pedagógicaIndisciplinaAbandono escolarInsucesso escolarProjecto de Acção TutorialCom o objectivo de verificar se os Projectos de Acção Tutorial respondem aos problemas de abandono, absentismo e indisciplina escolar, procedemos a uma análise comparativa entre duas escolas do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e outra do 3º Ciclo e do Ensino Secundário com diferentes Projectos de Acção Tutorial. No estudo, adoptamos uma metodologia de investigação qualitativa; usamos como instrumento metodológico de recolha de informação, a entrevista semi-estruturada aplicada aos professores coordenadores da Acção Tutorial e ao director das escolas; no tratamento dos dados recolhidos, aplicamos a técnica de análise de conteúdo, bem como à transcrição das entrevistas e aos projectos de acção tutorial – no sentido da elaboração de um estudo comparativo entre as duas escolas. Como principais conclusões deste trabalho emergem as diferentes formas de enquadrar o Projecto de Acção Tutorial: uma escola enquadra-o num projecto mais global (GAAF), em que o aluno desenvolve competências cognitivas, sociais e afectivas; a outra, que realiza um trabalho individual com vista ao sucesso educativo, desenvolve um trabalho centrado na problemática do aluno. Outra conclusão é que a escola cujo projecto de acção tutorial está enquadrado num projecto mais amplo tem obtido melhores resultados no que diz respeito ao abandono, absentismo e indisciplina escolar, que constituem indicadores de eficácia do referido projecto.2012-04-12T12:02:45Z2013-05-20T14:05:28Z2011-09-01T00:00:00Z2011-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1136porRibeiro, Maria de Fátima da Costa Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:38Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:39.295391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar
title Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar
spellingShingle Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar
Ribeiro, Maria de Fátima da Costa Guimarães
Supervisão pedagógica
Indisciplina
Abandono escolar
Insucesso escolar
Projecto de Acção Tutorial
title_short Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar
title_full Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar
title_fullStr Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar
title_full_unstemmed Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar
title_sort Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar
author Ribeiro, Maria de Fátima da Costa Guimarães
author_facet Ribeiro, Maria de Fátima da Costa Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria de Fátima da Costa Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Indisciplina
Abandono escolar
Insucesso escolar
Projecto de Acção Tutorial
topic Supervisão pedagógica
Indisciplina
Abandono escolar
Insucesso escolar
Projecto de Acção Tutorial
description Com o objectivo de verificar se os Projectos de Acção Tutorial respondem aos problemas de abandono, absentismo e indisciplina escolar, procedemos a uma análise comparativa entre duas escolas do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e outra do 3º Ciclo e do Ensino Secundário com diferentes Projectos de Acção Tutorial. No estudo, adoptamos uma metodologia de investigação qualitativa; usamos como instrumento metodológico de recolha de informação, a entrevista semi-estruturada aplicada aos professores coordenadores da Acção Tutorial e ao director das escolas; no tratamento dos dados recolhidos, aplicamos a técnica de análise de conteúdo, bem como à transcrição das entrevistas e aos projectos de acção tutorial – no sentido da elaboração de um estudo comparativo entre as duas escolas. Como principais conclusões deste trabalho emergem as diferentes formas de enquadrar o Projecto de Acção Tutorial: uma escola enquadra-o num projecto mais global (GAAF), em que o aluno desenvolve competências cognitivas, sociais e afectivas; a outra, que realiza um trabalho individual com vista ao sucesso educativo, desenvolve um trabalho centrado na problemática do aluno. Outra conclusão é que a escola cujo projecto de acção tutorial está enquadrado num projecto mais amplo tem obtido melhores resultados no que diz respeito ao abandono, absentismo e indisciplina escolar, que constituem indicadores de eficácia do referido projecto.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01T00:00:00Z
2011-09
2012-04-12T12:02:45Z
2013-05-20T14:05:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1136
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620003807232