Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1136 |
Resumo: | Com o objectivo de verificar se os Projectos de Acção Tutorial respondem aos problemas de abandono, absentismo e indisciplina escolar, procedemos a uma análise comparativa entre duas escolas do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e outra do 3º Ciclo e do Ensino Secundário com diferentes Projectos de Acção Tutorial. No estudo, adoptamos uma metodologia de investigação qualitativa; usamos como instrumento metodológico de recolha de informação, a entrevista semi-estruturada aplicada aos professores coordenadores da Acção Tutorial e ao director das escolas; no tratamento dos dados recolhidos, aplicamos a técnica de análise de conteúdo, bem como à transcrição das entrevistas e aos projectos de acção tutorial – no sentido da elaboração de um estudo comparativo entre as duas escolas. Como principais conclusões deste trabalho emergem as diferentes formas de enquadrar o Projecto de Acção Tutorial: uma escola enquadra-o num projecto mais global (GAAF), em que o aluno desenvolve competências cognitivas, sociais e afectivas; a outra, que realiza um trabalho individual com vista ao sucesso educativo, desenvolve um trabalho centrado na problemática do aluno. Outra conclusão é que a escola cujo projecto de acção tutorial está enquadrado num projecto mais amplo tem obtido melhores resultados no que diz respeito ao abandono, absentismo e indisciplina escolar, que constituem indicadores de eficácia do referido projecto. |
id |
RCAP_6e30612b06f0e5b32fe22864dbc3811c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1136 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolarSupervisão pedagógicaIndisciplinaAbandono escolarInsucesso escolarProjecto de Acção TutorialCom o objectivo de verificar se os Projectos de Acção Tutorial respondem aos problemas de abandono, absentismo e indisciplina escolar, procedemos a uma análise comparativa entre duas escolas do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e outra do 3º Ciclo e do Ensino Secundário com diferentes Projectos de Acção Tutorial. No estudo, adoptamos uma metodologia de investigação qualitativa; usamos como instrumento metodológico de recolha de informação, a entrevista semi-estruturada aplicada aos professores coordenadores da Acção Tutorial e ao director das escolas; no tratamento dos dados recolhidos, aplicamos a técnica de análise de conteúdo, bem como à transcrição das entrevistas e aos projectos de acção tutorial – no sentido da elaboração de um estudo comparativo entre as duas escolas. Como principais conclusões deste trabalho emergem as diferentes formas de enquadrar o Projecto de Acção Tutorial: uma escola enquadra-o num projecto mais global (GAAF), em que o aluno desenvolve competências cognitivas, sociais e afectivas; a outra, que realiza um trabalho individual com vista ao sucesso educativo, desenvolve um trabalho centrado na problemática do aluno. Outra conclusão é que a escola cujo projecto de acção tutorial está enquadrado num projecto mais amplo tem obtido melhores resultados no que diz respeito ao abandono, absentismo e indisciplina escolar, que constituem indicadores de eficácia do referido projecto.2012-04-12T12:02:45Z2013-05-20T14:05:28Z2011-09-01T00:00:00Z2011-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1136porRibeiro, Maria de Fátima da Costa Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:38Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:39.295391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar |
title |
Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar |
spellingShingle |
Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar Ribeiro, Maria de Fátima da Costa Guimarães Supervisão pedagógica Indisciplina Abandono escolar Insucesso escolar Projecto de Acção Tutorial |
title_short |
Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar |
title_full |
Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar |
title_fullStr |
Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar |
title_full_unstemmed |
Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar |
title_sort |
Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar |
author |
Ribeiro, Maria de Fátima da Costa Guimarães |
author_facet |
Ribeiro, Maria de Fátima da Costa Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria de Fátima da Costa Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica Indisciplina Abandono escolar Insucesso escolar Projecto de Acção Tutorial |
topic |
Supervisão pedagógica Indisciplina Abandono escolar Insucesso escolar Projecto de Acção Tutorial |
description |
Com o objectivo de verificar se os Projectos de Acção Tutorial respondem aos problemas de abandono, absentismo e indisciplina escolar, procedemos a uma análise comparativa entre duas escolas do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e outra do 3º Ciclo e do Ensino Secundário com diferentes Projectos de Acção Tutorial. No estudo, adoptamos uma metodologia de investigação qualitativa; usamos como instrumento metodológico de recolha de informação, a entrevista semi-estruturada aplicada aos professores coordenadores da Acção Tutorial e ao director das escolas; no tratamento dos dados recolhidos, aplicamos a técnica de análise de conteúdo, bem como à transcrição das entrevistas e aos projectos de acção tutorial – no sentido da elaboração de um estudo comparativo entre as duas escolas. Como principais conclusões deste trabalho emergem as diferentes formas de enquadrar o Projecto de Acção Tutorial: uma escola enquadra-o num projecto mais global (GAAF), em que o aluno desenvolve competências cognitivas, sociais e afectivas; a outra, que realiza um trabalho individual com vista ao sucesso educativo, desenvolve um trabalho centrado na problemática do aluno. Outra conclusão é que a escola cujo projecto de acção tutorial está enquadrado num projecto mais amplo tem obtido melhores resultados no que diz respeito ao abandono, absentismo e indisciplina escolar, que constituem indicadores de eficácia do referido projecto. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01T00:00:00Z 2011-09 2012-04-12T12:02:45Z 2013-05-20T14:05:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1136 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131620003807232 |